Próxima live FALA MULHER

Publicado 8/4/2021, 1:25:52 PM, última modificação 8/4/2021, 1:26:24 PM
Quando
Onde

canal da UTFPR do YouTube

Mulheres e Livros. 09.08.2021 – segunda-feira, 16h. No canal da UTFPR do YouTube

Saiba o que as mulheres da UTFPR estão fazendo. Dicas de saúde no Minuto da Edina e e reflexão no Fala ComPaixão. Os livros da Editora da Universidade estão no Edutf em 30s. Delícia!!!

E conheça o trabalho das convidadas...

Convidadas

Na próxima live, temos a presença de:

Pamela Cichoski - Licenciada em Geografia pela Unioeste, campus de Francisco Beltrão, e mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela mesma Universidade.  Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional pela UTFPR, campus Pato Branco, e bolsista Capes.

Elis Regina Duarte -  Graduação em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau, mestrado em engenharia química,  pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e doutorado em Engenharia Química com ênfase em Controle de Processos e Redes Neurais, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora adjunta do curso de Engenharia Química da UTFPR em Ponta Grossa. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de controle, simulação, redes neurais e design de processos. Coordena projetos de extensão na área de ensino e vivências em engenharia (Forma Engenharia, Novos Talentos, Engemedio). É tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do grupo de Engenharia Química.

Tatiana Gadda -  PhD em Ciências Ambientais Humanas e da Terra pela Universidade de Chiba, no Japão. Durante seu doutorado, na mesma universidade japonesa, foi também pesquisadora de cooperação na Unidade de Desenvolvimento Internacional e Planejamento Regional da Universidade de Tóquio no Japão. Tatiana tem um Mestrado Científico em Planejamento Físico pelo Royal Institute of Technology, na Suécia. Seu primeiro diploma é em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tatiana desenvolveu e conduziu pesquisa em revitalização urbana, sistema de transporte urbano, consumo sustentável, fluxos de materiais, sistema de alimentação urbana e análise de ecossistemas urbanos. Trabalhou no Brasil na Terra Nova Regularizações Fundiárias - elaboração de política habitacional e programa de regularização fundiária para a cidade de Porto Velho em Rondônia. Uniu-se ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, onde fez pós-doutorado no programa urbano, sobre os desafios da agenda verde para centros urbanos através da análise dos padrões de consumo de serviços ecossistêmicos em grandes centros urbanos. Tatiana é  Professora do Departamento de Construção Civil da Universitdade Tecnológica Federal do Paraná.e atua na graduação em Engenharia Civil, e na pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Engenharia Civil (PPGEC). É "expert member" da Plataforma Intergovernamental de Serviços para Biodiversidade e Ecossistema, das Nações Unidas, e da Plataforma Brasileira de Serviços para Biodiversidade e Ecosistema.

Leninha Sausen - Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário- Argentina. Mestre em Promoção da Saúde - Linha Tecnologia para Educação. Especialista em Tradução e Interpretação PORTUGUÊS/LIBRAS, e com PROLIBRAS no Uso e Ensino de LIBRAS nível superior. Graduada em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (1999). Segunda graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade INGÀ (2006). Professora de LIBRAS e Educação Inclusiva da UTFPR  em Santa Helena.

Edina Camargo - Professora de Educação Física com mestrado e doutorado em Educação Física pela UFPR. Linha de pesquisa atividade física e saúde. Pertence à diretoria da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Possui uma página no Instagram @camargoedina, onde divulga evidências científicas, e um canal de podcast, que está em 7 locais: Google podcast, Spotify, Apple podcast, rádio públic, breaker, overcast, pocket casts, onde divulga evidências científicas. O objetivo desses canais é aproximar: ciência, atividade física e população.

Silvia Amélia Bim - É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutora em Ciências - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Desde novembro de 2012 é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. Autora dos livros infantis "A vida de Ada Lovelace" e "Ada Lovelace: a condessa curiosa". Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC) e da Comissão de Educação da SBC. Coordena o projeto de extensão TIChers e compõem a coordenação do LAPIC - Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UTFPR-CT. Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiótica, Avaliação de IHC, Educação em Computação e Mulheres na Computação.

Eunice Liu - é Arquiteta Designer pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Design pela mesma instituição. Professora do Departamento de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenadora do grupo de pesquisa e projeto UTLAB Design. É coordenadora da Editora da UTFPR.