Aluno desenvolve sistema de reutilização de água nos laboratórios do Câmpus Medianeira
O aluno do Câmpus Medianeira, Lucas Bitencourt Vergara, desenvolveu um projeto que ajuda na economia de água potável dentro da UTFPR. O estudante de Tecnologia em Manutenção Industrial implementou um sistema que armazena a água potável desperdiçada no processo de destilação de água dentro do laboratório de microbiologia da universidade.
Esse processo coleta a água descartada pelo destilador em um recipiente de vidro com capacidade para 150 litros. A água é então transferida para um reservatório de 500 litros por dispositivos eletromecânicos e, a partir disso, pode ser reutilizada no processo de destilação e outros fins.
A água destilada é utilizada principalmente para o preparo de soluções em laboratório, no preparo de injetáveis, medicamentos e cosméticos. O processo de destilação se dá através da condensação de vapores de água, pela ebulição ou pela evaporação de água que contém outras substâncias dissolvidas. Isso serve para eliminar substâncias como sais (sólidos dissolvidos) e dióxido de carbono da água. Antes, a cada 10 litros de água destilada, eram desperdiçados 90 litros de água potável que, agora, são armazenados pelo sistema.