Professores do Câmpus Sede votam a favor do encerramento da greve
Em assembleia realizada nessa quinta-feira (13), a maioria dos professores do Câmpus Sede, em Curitiba, votou contra a manutenção da greve. Durante a assembleia ocorreram três votações que definiram o encerramento da paralisação, a saída unificada da greve e o indicativo de retorno às aulas.
Na primeira votação, 58 professores votaram contra a manutenção da greve, 36 a favor e 11 se abstiveram. Durante a segunda votação, a maioria dos docentes, 83 votos, aprovou a saída unificada, sendo que houve 16 votos contrários e quatro abstenções. Em uma terceira votação, 81 professores votaram a favor do indicativo de retorno às aulas para o dia 24 de setembro, 13 votaram contra e seis se abstiveram.
A oficialização da data de indicativo de retorno às aulas depende agora do posicionamento do Comando Nacional de Greve. Segundo a assessoria de comunicação da Seção Sindical dos Docentes da UTFPR (Sindutf-PR), caso o Comando não aprove a saída unificada de todas as universidades federais, os professores do Câmpus Sede deverão votar, em nova assembleia marcada para 20 de setembro, a possibilidade de encerrar a greve de forma não unificada.
Demais câmpus
Em assembleias realizadas nas duas primeiras semanas de setembro, professores de oito câmpus já haviam decidido interromper o movimento grevista e retornar às atividades referentes ao primeiro semestre.
Nos câmpus Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina e Medianeira, as aulas recomeçaram nessa segunda-feira (10). Já as aulas do Câmpus Dois Vizinhos foram retomadas na quarta-feira (12). Nos câmpus Francisco Beltrão, Pato Branco e Ponta Grossa, o reinício foi marcado para o dia 17 de setembro.
As aulas do primeiro semestre já foram concluídas no Câmpus Guarapuava e as aulas do segundo semestre foram iniciadas em 06 de agosto.
Em assembleias realizadas no início de setembro, os professores dos câmpus Campo Mourão e Toledo decidiram manter a greve. No Câmpus Toledo o encerramento da paralisação está condicionado ao atendimento da pauta local de greve, sendo que os professores aguardam o resultado de uma reunião agendada com a Reitoria para o dia 19 para definir a data de uma nova assembleia. Já o Câmpus Campo Mourão marcou nova assembleia para esta sexta-feira (14) para discussão da continuidade do movimento grevista.
Em função da solicitação dos câmpus que decidiram retomar as aulas do primeiro semestre, o presidente do Conselho Universitário (Couni), o reitor Carlos Eduardo Cantarelli, decidiu aprovar ad referendum do Conselho o reinício das atividades acadêmicas nesses câmpus e nos demais câmpus que aprovarem o retorno em suas assembleias.
Assim que as aulas forem retomadas, o Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) irá discutir o novo calendário acadêmico. As datas para as aulas do segundo semestre e para quem ingressou no Sisu de inverno ainda não foram definidas.
Atualizado em 13/09/2012