Home
/
Comunicação
/
Fala Mulher
/
Lives
/
FALA MULHER: Mulheres e Esperanças

FALA MULHER: Mulheres e Esperanças

Publicado 4/8/2021, 3:50:33 PM, última modificação 2/16/2024, 11:00:19 AM
20 dez 2021 – segunda-feira, 16h. No canal da UTFPR do YouTube

Saiba o que as mulheres da UTFPR estão fazendo. Lançamento da seção Mulheres e seus escritos, com Rosângela Marquezi. Dicas de saúde no Minuto da Edina e e reflexão no Fala ComPaixão. Os livros da Editora da Universidade estão no Edutf em 30s. Delícia!!!

E conheça o trabalho das convidadas...

Convidadas

Na próxima live, temos a presença de

Rosangela Marquezi

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pelo CEFET-PR/UNED-PR (1997) e mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora de ensino superior, classe assistente, na UTFPR Câmpus Pato Branco, estando lotada no Curso de Letras Português/Inglês. Atua principalmente nos seguintes temas: Poesia Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Africana de Língua Portuguesa e Literatura Infantil.

 Elza de Oliveira Filha

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (1976). Como jornalista profissional, atuou em jornais locais, estaduais e nacionais, com destaque para O Globo, onde trabalhou de 1978 a 1998. É autora do livro Olhares sobre uma cobertura: eleições de 2002 para o governo do Paraná em três jornais locais. Curitiba: Pós-Escrito, 2007. No magistério superior tem experiência em Comunicação Organizacional e Jornalismo, com destaque para Redação Jornalística, Jornal Laboratório, Legislação da Comunicação e Teorias da Comunicação. Na vida acadêmica atua desde 1999, tendo trabalhado em diversas universidades públicas e particulares. Foi coordenadora da Divisão Temática Jornalismo Impresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) no período 2009/2012. Foi integrante do Conselho Fiscal da Intercom na gestão 2014/217. Coordena, desde 2010, o Observatório Paranaense de Mídia, registrado no CNPQ, e é professora do bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

Claudia Bordin

Claudia Bordin Rodrigues é professora de design da Universidade Federal de Tecnologia - Paraná (UTFPR) e pesquisadora do grupo  Participação, Interação e Computação XUE. Sua pesquisa discute as áreas de Educação Aberta e Design de Interação. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR), onde cursou a formação brasileira em Design de Interação e Interação Humano-Computador, a partir de uma perspectiva crítica e libertadora. Claudia é uma defensora dos recursos educacionais abertos (REA) que decorrem de projetos coletivos e esperanças individuais, em linha com a pedagogia crítica de Paulo Freire. Suas publicações desenvolvem conceitos humanísticos para estudos orientados a projetos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Cultura (CTS), incluindo o Design e o uso de artefatos de computador digital.

Leninha Sausen  abre o programa com uma apresentação em flauta transversal.

 Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário- Argentina. Mestre em Promoção da Saúde - Linha Tecnologia para Educação. Especialista em Tradução e Interpretação PORTUGUÊS/LIBRAS, e com PROLIBRAS no Uso e Ensino de LIBRAS nível superior. Graduada em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (1999). Segunda graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade INGÀ (2006). Maestrina do coral inclusivo, membro da comissão central de Cultura da UTFPR e presidente da comissão de cultura da UTFPR campus Santa Helena. Professora de LIBRAS e Educação Inclusiva da UTFPR  em Santa Helena.

Edina Camargo apresenta o Minuto da Edina, pra vencer o sedentarismo!

 Professora de Educação Física com mestrado e doutorado em Educação Física pela UFPR. Linha de pesquisa atividade física e saúde. Pertence à diretoria da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Possui uma página no Instagram @camargoedina, onde divulga evidências científicas, e um canal de podcast, que está em 7 locais: Google podcast, Spotify, Apple podcast, rádio públic, breaker, overcast, pocket casts, onde divulga evidências científicas. O objetivo desses canais é aproximar: ciência, atividade física e população.

Silvia Amélia Bim, em Fala ComPaixão, vai mostrar que pode ser melhor

É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutora em Ciências - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Desde novembro de 2012 é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. Autora dos livros infantis "A vida de Ada Lovelace" e "Ada Lovelace: a condessa curiosa". Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC) e da Comissão de Educação da SBC. Coordena o projeto de extensão TIChers e compõem a coordenação do LAPIC - Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UTFPR-CT. Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiótica, Avaliação de IHC, Educação em Computação e Mulheres na Computação.

Eunice Liu é responsável pela seção Edutef em 30's, falando sobre os bastidores da Editora da UTFPR

Eunice Liu é Arquiteta Designer pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Design pela mesma instituição. Professora do Departamento de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenadora do grupo de pesquisa e projeto UTLAB Design. É coordenadora da Editora da UTFPR. 

Reportar erro