Estágio Obrigatório
De acordo com a Lei Nº 11.788 de 25/09/2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes, o estágio tem como objetivo principal proporcionar experiência profissional na área de formação, de modo que o estudante tenha oportunidade de aplicar e desenvolver habilidades e competências adquiridas ao longo da graduação e ainda, incorporar novas habilidades e competências profissionais ampliando seus conhecimentos teóricos e práticos através da vivência da realidade onde atuará futuramente como profissional. O estágio também facilita a inserção do estudante no mundo do trabalho e a adaptação social e psicológica deste à futura atividade profissional. É importante salientar que o estágio também promove a articulação entre professores e empresa.
Considerando o perfil multifacetado do profissional da química, o estágio realizado na indústria pode proporcionar ao estudante de química um amplo campo de atuação desde o estudo e pesquisa, planejamento, desenvolvimento, fabricação e tratamento de produtos químicos, análises químicas e controle de qualidade dentre outros. Da mesma forma, o estágio pode ser realizado em ambiente acadêmico na qualidade de iniciação científica, projetos de extensão e inovação tecnológica e outros afins, desde que sejam condizentes com a área de formação.
Importante:
- O Estágio Obrigatório pode ser realizado pelos estudantes que estejam matriculados, no mínimo, no 5º período!
- O estágio curricular obrigatório é disciplina/unidade curricular, como requisito para obtenção de diploma. Tem a duração de 400 horas para a grade antiga e 360 horas para a grade nova. A matrícula no estágio obrigatório faz-se no momento da entrega do contrato de estágio, firmado entre a unidade concedente de estágio e a universidade após a aprovação do Plano de Estágio (modelo UTFPR) pelo Professor Responsável pelas Atividades de Estágio no Departamento Acadêmico. As atividades de estágio serão acompanhadas, avaliadas e orientadas por um supervisor na empresa ou local de estagio e por um professor da área (orientador). Ao final do estágio, o aluno apresenta relatório escrito e corrigido pelo professor orientador, ficha de avaliação do supervisor e inscrever-se no evento de defesa de estágio, para apresentação oral frente a uma banca examinadora composta pelo professor orientador e mais um professor da área. O aluno estará aprovado na disciplina de estágio obrigatório se cumprir as 400 horas de estágio para a grade antiga (360 horas para a grade nova) e obter nota mínima de seis (6,0), resultante do total final das avaliações citadas.
Existem algumas modalidades de Estágio Obrigatório, sendo que cada uma exige documentos específicos. O Estágio Obrigatório pode ser realizado em empresa ou em outra instituição de ensino ou na UTFPR. Veja qual é a modalidade de estágio na qual você se enquadra e verifique os documentos a serem entregues!
- O estágio curricular obrigatório poderá ser desenvolvido em mais de uma Unidade Concedente de Estágio, sendo que a atuação do estudante em cada uma delas não deverá ser inferior a 150 (cento e cinquenta) horas.
Documentos que devem ser apresentados para ao PRAE (Professor Responsável pela Atividade de Estágio) por e-mail ou via formulário do google forms antes do início do estágio.
A) Se o estágio for externo à universidade (empresa ou outra instituição de ensino)
A Empresa deve estar cadastrada no sistema integrado de estágio da UTFPR. Caso a empresa não esteja cadastrada no Sistema Integrado de Estágio (SIE): primeiro a empresa deve cadastrar-se e enviar um e-mail para o PRAE solicitando homologação e acesso ao sistema.
O aluno também deve estar cadastrada no sistema de estágio da UTFPR. Caso o aluno não esteja cadastrado no sistema integrado de estágio (SIE): primeiro o aluno deve cadastrar-se.
O aluno deve procurar um(a) professor(a) do DAQBI/UTFPR para ser seu(ua) orientador(a). Orientador e supervisor não podem ser a mesma pessoa.
Entregar a confirmação de matrícula - deve constar o período no qual o aluno está matriculado, o coeficiente de rendimento e o horário das aulas;
Entregar o Plano de estágio - assinado por todos no prazo mínimo de 10 (dez) dias antes da data prevista para o início da atividade do Estágio. A assinatura pode ser manual, neste caso será necessário o carimbo da empresa. A assinatura pode ser também de forma digital usando o sistema gov.br ou pelo sistema utilizado por cada empresa.
Entregar o Termo de compromisso - O termo de compromisso deverá ser preenchido pela empresa através do Sistema On-Line do DIEEM ou poderá seguir modelos próprios do CIEE ou do IEL, por exemplo. O termo deve ser assinado por todos os envolvidos. A assinatura pode ser manual, neste caso será necessário o carimbo da empresa. A assinatura pode ser também de forma digital usando o sistema gov.br ou pelo sistema utilizado por cada empresa.
Matrícula do aluno na disciplina de estágio supervisionado obrigatório
Depois que você já tiver regularizado o estágio (estando com o Termo de compromisso e a carteira de trabalho assinados), você deverá entregar ao PRAE (Paulo Roberto de Oliveira), por e-mail ou via formulário do google forms, os documentos acima totalmente preechido e assinado.
Com esses documentos e com o processo tendo o status de "aprovado" no sistema do DIEEM ou no SEI já será possível fazer o registro do aluno na disciplina de Estágio Obrigatório no Sistema Acadêmico.
Acompanhe a sua matricula na disciplina. Qualquer problema ou demora comunique o PRAE.
Documentos que devem ser apresentados a PRAE no decorrer e/ou final do estágio
- Relatório de Visita (preenchido pelo Professor Orientador). Entregue ao PRAE para incluir no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo aluno, Supervisor de Estágio e Professor Orientador). Claro que é desnecessário para estágios na UTFPR.
- Relatório Parcial de Estágio (preenchido pelo aluno). Deve ser entregue a cada 6 meses ao orientador e incluído no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo Professor Orientador e Supervisor).
- Relatório Parcial de Supervisão de Estágio (preenchido pelo supervisor de estágio). Deve ser entregue a cada 6 meses ao orientador e incluído no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo aluno, supervisor e PRAE).
Obs.: Todos os documentos mencionados deverão ser entregues digitalizados (por e-mail) para posteriormente serem incluídos no sistema on-line do DIEEM.
Cobre seu orientador para que ele insira os relatórios no Sistema on-line do DIEEM!
Procedimentos para a defesa do seu estágio
O estágio obrigatório deverá ser defendido no máximo em 60 dias após o término do cumprimento das 400 h (no mínimo 400 h).
Artigo 41 da Regulamentação dos Estágios:
"Art. 41 - Concluído o Estágio Curricular Obrigatório, o estudante terá 60 (sessenta) dias para se inscrever no Evento de Avaliação de Estágio, organizado pelo Professor (a) Responsável pela Atividade."
Fique atento ao prazo!
1 - Ao final do estágio (400 horas ou 360 para a grade nova) o aluno deverá requisitar ao Supervisor (empresa) o preenchimento da Relatório Parcial de Supervisão de Estagiário.
2 - O aluno deve marcar a data e local da defesa junto com seu Professor Orientador e com a banca avaliadora, através da entrega da ficha de aceite da participação no evento de defesa. É responsabilidade do professor Orientador a reserva da sala da defesa.
3 - A documentação para inscrição no Evento de Defesa envolve a ficha de aceite da banca e o relatório corrigido pelo orientador em formato pdf.
Não sabe qual formato de modelo de relatório utilizar? Aqui apresento um modelo aprovado pelo Colegiado do Curso, em 2011.
É responsabilidade do aluno enviar seu relatório por e-mail ao professor convidado para a banca de avaliação.
4 - No evento de defesa do estágio:
- o aluno deverá entregar ao Orientador: A) o relatório parcial de supervisão de estágio preenchida pelo Supervisor do estágio (veja o item 1), B) a ficha de avaliação do Evento de Defesa e C) a Ata do Evento de Defesa;
- o aluno terá entre 10 e 15 min para sua apresentação em power point. Certifique-se de que a sala reservada pelo seu orientador tenha projetor disponível. A defesa poderá ser realizada de forma online se todos estiverem de acordo.
- a banca avaliadora fará os questionamentos que achar pertinentes, em aproximadamente 15 min;
- a ficha de avaliação e a ata da defesa serão preenchidos.
5 - Após o Evento de Defesa, os seguintes documentos devem ser encaminhados para o PRAE (Dr. Paulo Roberto de Oliveira) por e-mail ou através do formulário do google forms, no formato pdf: A) a ficha de avaliação que foi preenchida pelo Supervisor do estágio, B) a ficha de avaliação do Evento de Defesa, C) a Ata do Evento de Defesa e D) o relatório do estágio (já corrigido pelo Orientador).
Obs.: O aluno deve aguardar a sua nota ser lançada no Sistema Acadêmico.
B) Se o estágio for na UTFPR - Estágio Interno
B.1 Documentação necessária para iniciar a solicitação do registro do estágio na Dimop (Divisão de Recrutamento e de Movimentação de Pessoas)
Nesse caso toda a documentação será preenchida no SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Inclusive as assinaturas (Supervisor/Orientador, PRAE, Chefia do DAQBi, DIRGRAD e DIRPLAD) serão coletadas através desse sistema. O processo on-line será preenchido pelo professor Orientador/Supervisor e demorará em torno de 15 dias até sua aprovação. Para compreender melhor, o supervisor deverá acessar o SEI /Base de conhecimento e procurar por Estágio Interno: Contratação de estagiário.
C) Validação de atividade profissional como estágio obrigatório
De acordo com o Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos de bacharelado, dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR (Resolução Conjunta Coemp/Cogep nº 01/2020, de 02 de junho de 2020), o aluno pode pedir a validação da atividade profissional (como empregado, empresário ou autônomo). Para saber sobre a documentação e procedimentos, procure o PRAE ou acesse o formulário do google forms.
D) Validação de Iniciação Científica ou Tecnológica como estágio obrigatório
De acordo com a Resolução COGEP nº 033/14,o aluno pode pedir a validação da Iniciação Científica ou Tecnológica. Para saber sobre a documentação e procedimentos, procure o PRAE ou acesse o formulário do google forms. Só é possível validar a Iniciação Científica ou Tecnológica que estiver em andamento.
Contatos
Professor responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira
E-mail: poliveira@utfpr.edu.br