Home
/
Área Acadêmica
/
Estágio
/
Visão Geral das Possibilidades de Estágio
/
Estágio Obrigatório com Atividade Equiparada como Bolsista ou Voluntário

Estágio Obrigatório com Atividade Equiparada como Bolsista ou Voluntário

Publicado 6/11/2019, 5:51:06 PM, última modificação 6/18/2020, 1:40:22 PM

O aluno do curso de Engenharia de Computação deve estar matriculado no 6º período ou em períodos posteriores. A duração mínima do estágio obrigatório é de 400h.

Sequência de Atividades para Matrícula:

1. Aluno consegue oportunidade de participar em programas ou projetos de pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico, bem como em projetos em andamento no hotel tecnológico e/ou em outras atividades de pré-incubação da UTFPR e programas de educação tutorial e pretende equiparar esta atividade à disciplina de estágio obrigatório.

2. O supervisor de estágio será o professor que orienta a atividade equiparada:

- O supervisor providencia documento que comprove vínculo do aluno com uma das atividades descritas no ítem 1.

- O supervisor de estágio e o aluno preenchem e assinam o plano de estágio (modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/estagios). O horário de estágio não pode conflitar com o horário de aulas.

3. Aluno procura um professor para que seja o seu orientador de estágio (o supervisor de estágio não pode fazer o papel de orientador de estágio):

- O orientador de estágio analisa o plano de estágio verificando se as atividades são compatíveis com o curso e, estando de acordo, o assina.

4. Aluno procura o professor responsável pela atividade de estágio (PRAE) no seu horário de atendimento e apresenta:

- o comprovante do vínculo assinado pelo supervisor;

- o plano de estágio assinado pelo supervisor, pelo aluno e pelo orientador;

- O PRAE verificará se o aluno está ao menos no 6º período do curso, se o horário de estágio não está em conflito com o horário de aulas e se o professor orientador é um professor do DAINF, do DAELN ou ainda um professor que ministra aulas no curso.

Durante o período de quarentena os documentos digitalizados devem ser enviado por e-mail ao PRAE.

Se o plano de estágio for aprovado, o PRAE matricula o aluno na disciplina de estágio obrigatório e o inscreve no Moodle.

Sequência de Atividades para Alunos Matriculados:

1. Após 100h de estágio o professor orientador deve fazer uma visita ao local de estágio e preencher o relatório de visita à unidade concedente de estágio (modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/estagios). Este relatório deve ser assinado pelo supervisor, o aluno e o orientador.

Durante o período de quarentena a visita ao estágio pode ser feita de forma remota.

2. Ao final do estágio o aluno deve elaborar o relatório final de estágio (modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-engenharia-de-computacao/documentos/estagio) e apresentar ao professor orientador para apreciação e avaliação, e fazer as correções e/ou modificações solicitadas. Após aprovação do professor orientador, o relatório deve ser assinado por ele e pelo aluno.

3. Ao final do estágio são preenchidas as fichas: (1) de avaliação do supervisor, (2) de avaliação do professor orientador e (3) de avaliação do estudante, cujos modelos estão disponíveis no Moodle e em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-engenharia-de-computacao/documentos/estagio).

O aluno deve fazer o upload no Moodle dos 5 documentos de fechamento do estágio obrigatório:

- relatório de visita à UCE,

- relatório final de estágio,

- ficha de avaliação do supervisor,

- ficha de avaliação do professor orientador,

- ficha de avaliação do estagiário

O prazo para entrega destes documentos é de 60 dias após o fim do estágio. Caso este prazo não seja cumprido o aluno perderá o estágio obrigatório realizado e deverá reiniciar o processo com um novo estágio.

4. Se todos documentos forem entregues corretamente e dentro do prazo, o PRAE atribuirá a nota final à disciplina de estágio obrigatório e fará o lançamento no sistema acadêmico.

Avaliação do Estágio

A nota final do estágio será composta pela média aritmética das notas do supervisor, através da ficha de avaliação do supervisor e do professor orientador, através da ficha de avaliação do orientador.