Estágio no Exterior

Publicado 6/11/2019, 5:52:17 PM, última modificação 6/12/2019, 10:48:04 AM

O estudante do curso de Engenharia de Computação deverá estar matriculado no 7o período ou em períodos posteriores. A duração do estágio é de 360 horas.

Art. 19 Os estudantes que realizam estágio fora do país dentro de programas de intercâmbio universitário obedecem aos procedimentos das Universidades anfitriãs.
Parágrafo único: validação de estágio realizado no contexto do caput deste artigo dependerá da apresentação prévia da documentação que caracterizará o estágio e da apresentação ao PRAE das exigências para avaliação, estabelecidas pela Coordenação do Curso.
Art. 20 No caso do estágio realizado em empresa no exterior, sem interveniência de universidade parceira, é necessário que o processo siga os mesmos trâmites do estágio realizado no Brasil e que o Plano de Estágio, seja aprovado antes do início das atividades. 

Sequência de Atividades para Matrícula:

1. Aluno consegue oportunidade de estágio no exterior.

2. A empresa ou universidade anfitriã deve emitir um documento que comprove que o aluno fará o estágio. Este pode ser enviado por e-mail para o professor responsável pela atividade de estágio.

3. Aluno procura o supervisor de estágio:

- O supervisor de estágio preenche o plano de estágio, com o aluno. O modelo do plano de estágio pode ser da UTFPR (pode ser necessário traduzir) ou da universidade anfitriã.
- O supervisor de estágio assina o plano de estágio.

4. Aluno procura um professor para que seja o seu orientador de estágio. Este pode ser um professor da UTFPR ou da universidade anfitriã:

- O professor orientador de estágio analisa o plano de estágio;
- Concordando com o plano de estágio, o professor orientador de estágio assina-o.

5. Aluno procura o professor responsável pela atividade de estágio (PRAE):

- O documento que comprove que o aluno fará o estágio e o plano de estágio, assinado pelo supervisor e aprovado e assinado pelo orientador de estágio podem ser enviados por e-mail.
- Se o plano de estágio for aprovado, o PRAE assina o plano de estágio. 
- O plano de estágio e o documento que comprove que o aluno fará o estágio serão armazenados em área reservada no Moodle.
- O professor responsável pela atividade de estágio fornece o link e senha de matrícula no Moodle para que o aluno faça a sua inscrição. 

Sequência de Atividades para Alunos Matriculados: 

1. Depois de realizadas as 360 horas de estágio, o estudante elabora o relatório final e apresenta ao professor orientador para apreciação e avaliação, e faz as correções e/ou modificações solicitadas.

2. Após a aprovação do relatório final, pelo professor orientador, são preenchidas as fichas: (1) de avaliação do supervisor, (2) de avaliação do professor orientador e (3) de avaliação do estudante. Os modelos das fichas também estão no Moodle. O estudante deve fazer o upload do relatório final e das fichas de avaliação no Moodle. O link e senha de matrícula no Moodle serão fornecidos ao estudante no momento da entrega do plano de estágio.

3. Assim que o aluno retornar ao Brasil e o sistema acadêmico liberar, o PRAE efetua a matrícula do aluno na disciplina de Estágio Supervisionado (IF60J), atribui a nota final à disciplina e aprova o estudante.


Avaliação do Estágio

A nota final do estágio será composta pela média aritmética das notas do supervisor, através da ficha de avaliação do supervisor e do professor orientador, através da ficha de avaliação do orientador.