Estágio Obrigatório com Atividade Equiparada como Profissional
O aluno do curso de Engenharia de Computação deve estar matriculado no 6o período ou em períodos posteriores e pretende equiparar a sua atividade profissional à disciplina de estágio obrigatório. A duração minima do estágio obrigatório é de 400 horas.
Sequência de Atividades para Matrícula:
1. Providenciar documentação que comprove que a atividade profissional é correlata ao curso de Engenharia de Computação e está em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso (PPC):
- Empregado: cópia do contrato de trabalho ou declaração da organização onde atua, em papel timbrado e dirigida à UTFPR, assinada e carimbada pelo representante legal da organização, indicando o (1) cargo ocupado na empresa, (2) as atividades profissionais desempenhadas, (3) o horário de trabalho.
- Empresário: (1) cópia do Contrato Social ou cartão do CNPJ da empresa, comprovando que o aluno participa do quadro societário da organização;
- Autônomo: (1) comprovante de seu registro na Prefeitura Municipal e (2) comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e carnê de contribuição ao INSS.
- Produtor Rural: (1) Cópia de nota de produtor correspondente a atividade.
2. O supervisor de estágio será o chefe direto do aluno:
- O supervisor de estágio e o aluno preenchem e assinam o plano de estágio (modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/estagios). O horário de estágio não pode conflitar com o horário de aulas.
3. Aluno procura um professor para que seja o seu orientador de estágio:
- O orientador de estágio analisa o plano de estágio verificando se as atividades são compatíveis com o curso e, estando de acordo, o assina.
4. Aluno procura o professor responsável pela atividade de estágio (PRAE) no seu horário de atendimento e apresenta:
- o comprovante do vínculo profissional,
- o plano de estágio assinado pelo supervisor, pelo aluno e pelo orientador,
- O PRAE verificará se o aluno está ao menos no 6º período do curso, se o horário de estágio não está em conflito com o horário de aulas e se o professor orientador é um professor do DAINF, do DAELN ou ainda um professor que ministra aulas no curso,
Durante o período de quarentena os documentos digitalizados devem ser enviado por e-mail ao PRAE.
Se o plano de estágio for aprovado, o PRAE matricula o aluno na disciplina de estágio obrigatório e o inscreve no Moodle.
Sequência de Atividades para Alunos Matriculados:
1. Após 100h de estágio o professor orientador deve fazer uma visita ao local de estágio e preencher o relatório de visita à unidade concedente de estágio (modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/estagios). Este relatório deve ser assinado pelo supervisor, o aluno e o orientador.
Durante o período de quarentena a visita ao estágio pode ser feita de forma remota.
2. Ao final do estágio o aluno deve elaborar o relatório final de estágio (modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ curitiba /ct-engenharia-de-computacao/documentos/estagio) e apresentar ao professor orientador para apreciação e avaliação, e fazer as correções e/ou modificações solicitadas. Após aprovação do professor orientador, o relatório deve ser assinado por ele e pelo aluno.
3. Ao final do estágio são preenchidas as fichas: (1) de avaliação do supervisor, (2) de avaliação do professor orientador e (3) de avaliação do estudante, cujos modelos estão disponíveis no Moodle e em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/ curitiba /ct-engenharia-de-computacao/documentos/estagio).
O aluno deve fazer o upload no Moodle dos 5 documentos de fechamento do estágio obrigatório:
- relatório de visita à UCE,
- relatório final de estágio,
- ficha de avaliação do supervisor,
- ficha de avaliação do professor orientador,
- ficha de avaliação do estagiário
O prazo para entrega destes documentos é de 60 dias após o fim do estágio. Caso este prazo não seja cumprido o aluno perderá o estágio obrigatório realizado e deverá reiniciar o processo com um novo estágio.
Avaliação do Estágio
A nota final do estágio será composta pela média aritmética das notas do supervisor, através da ficha de avaliação do supervisor e do professor orientador, através da ficha de avaliação do orientador.