Página Inicial
/
Destaques
/
DAMEC edita livro com os melhores TCCs de Engenharia Mecânica de 2017

DAMEC edita livro com os melhores TCCs de Engenharia Mecânica de 2017

Publicado 1/25/2019, 5:56:39 PM, última modificação 6/25/2020, 5:21:01 PM

Trabalho de Conclusão de Curso – o temido “TCC” - é uma das expectativas marcantes da vida universitária. Também a reunião de conhecimento de diversas áreas da ciência. É possível que alguns desses trabalhos se percam numa estante qualquer, ou o link em que se encontram nunca mais seja acessado. Nesse sentido, o curso de Mecânica do Câmpus Curitiba da UTFPR facilitou o processo de pesquisa para essa área.

No livro "Soluções de Engenharia Mecânica", edição 2018, é possível encontrar um compilado dos melhores trabalhos produzidos pelos alunos do curso no ano anterior. Na sua segunda edição, o e-book, formato escolhido para a produção deste ano, reúne os TCC’s com maior relevância no ano de 2017. “Como a ideia é fazer de maneira frequente, escolhemos uma editora especializada em e-book, de Porto Alegre, e o custo ficou mais barato. O formato eletrônico promove maior acesso, menor custo, é sustentável e de acesso livre”, diz Rodrigo Villanova, professor e coordenador do curso de Mecânica e um dos organizadores do livro.

Os critérios de escolha dos trabalhos têm como base a nota, sendo estipulada uma pontuação de corte mínima igual a 9,0. Além disso, critérios de inovação, aplicabilidade, relevância e mérito científico são levados em conta. Os trabalhos são julgados por uma comissão organizadora, composta por quatro professores, Euclides Alexandre Bermadelli, Osvaldo Verussa Jr , Rodrigo Villanova e Silvestre Labiak Junior.

Outro ponto levado em consideração é a distribuição homogênea por oito áreas do conhecimento: materiais, projetos, mecânica estrutural, ciências térmicas, automação, entre outras, relacionadas à Mecânica. Neste ano, foram escolhidos dois trabalhos por área, totalizando, então, 16.

Como os TCC’s são extensos, os alunos contemplados elaboram um template, uma versão que sintetiza todo o conteúdo, com limitação de 20 páginas, para publicação. O livro está disponível para o público e Villanova orienta que o acesso e a distribuição do livro são livres para quem tiver interesse. O livro foi publicado no formato epub, e, para leitura, é necessária a instalação de qualquer leitor de e-books neste formato, como o Adobe Digital Editions (gratuito). O livro está disponível neste link.