Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/28/2018, 5:52:55 PM

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Curitiba) é um curso de graduação voltado diretamente à aplicação da Informática em Empresas e Instituições públicas e privadas. O Curso é o primeiro a ser ofertado por uma instituição federal de ensino no Estado do Paraná com tal foco, sendo gratuito, com duração de 4 anos organizados em 8 semestres. O perfil do profissional formado pelo Curso é um dos mais procurados no mercado pela sua sólida formação técnica e versatilidade. A atuação do Bacharel em Sistemas de Informação abrange áreas como desenvolvimento, gerência, projeto, instalação e administração de sistemas, redes de computadores, bancos de dados, sítios e portais para Internet, comércio e marketing eletrônicos, sistemas móveis, sem fio e outras tecnologias emergentes. Ainda,  a formação abrangente o habilita a gerenciar atividades envolvendo Tecnologias da Informação em geral, coordenando equipes de trabalho e definindo o uso, segurança e planejamento de recursos informáticos para resolver problemas das organizações públicas ou privadas, assim como para consultoria em pesquisa e desenvolvimento.

Atuação

O profissional formado em Sistemas de Informação pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, instalar e manter sistemas computacionais.
    2. Integrar recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e de automação de organizações em geral.
    3. Gerenciar todas essas atividades, coordenando equipes de trabalho e definindo a pertinência do uso de recursos de TI específicos para resolver problemas das organizações.
    4. Projetar sistemas computacionais ou adaptar os já existentes, estudando a viabilidade técnica e econômica, levantando os custos de projetos, detalhando-os e fazendo o acompanhamento de todas as etapas do seu desenvolvimento.
    5. Participar de projetos, coordenando-os e/ou elaborando e utilizando novas técnicas de programação, modelagem e simulação de sistemas,  que garantam o emprego eficiente dos recursos computacionais no atendimento de necessidades das empresas.

Ficha resumida do curso

Turno: Tarde e noite
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.040 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação
Início das Atividades: 1º semestre/2009

Autorização e Reconhecimento

- Aprovado o funcionamento pela Resolução
nº 82/08 – COEPP, de 12/09/08.

- Reconhecido pelo MEC com nota 4,0 (Muito Bom),
conforme Portaria nº 407/13, publicada no DOU
em 30 de agosto de 2013.