Página Inicial
/
Área Acadêmica
/
Estágio Curricular não Obrigatório (ECNO)

Estágio Curricular não Obrigatório (ECNO)

Publicado 8/11/2022, 11:35:20 AM, última modificação 2/28/2024, 5:09:20 PM

O ECNO é um estágio desenvolvido como atividade opcional, que é acrescido a carga horário do curso. É permitida a realização de ECNO por estudantes que estejam matriculados, no mínimo, no segundo período do curso. Pode ainda ser aproveitado como atividade complementar. As atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário devem estar relacionadas de forma clara com as áreas de atuação do Curso de Agronomia.

O ECNO poderá ser desenvolvido em uma unidade concedente de estágio (UCE), desde que respeitada a carga horária mínima de 80 horas.

_____________________________________________________________________________________________________________

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ECNO

  1. Plano de Estágio (clique aqui).
  2. Relatório Parcial de Estágio - Supervisor (clique aqui).
  3. Relatório Parcial de Estágio - Estagiário (clique aqui).
  4. Modelo de Relatório Final (clique aqui).
  5. Relatório Comprobatório de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho (para homologação da UCE) (clique aqui).
  6. Declaração Comprobatória de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho (para empresas já cadastradas no SIE ou CIEE) (clique aqui).

 _____________________________________________________________________________________________________________

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE ECNO

O aluno deverá seguir os passos abaixo e tramitar toda documentação ANTES DO INÍCIO do estágio. O ECNO será Fluxo Contínuo, respeitando o prazo mínimo de entrega do plano de estágio com 15 dias antes do início das atividades.

Siga os passos:

1)    Verificar com o PRAE ou DEPEC se a empresa (Unidade Concedente de Estágio - UCE) possui cadastro no Sistema Integrado de Estágio (SIE) da UTFPR (https://estagio.utfpr.edu.br/).

a. Se a empresa NÃO POSSUI CADASTRO: acessar o SIE (https://estagio.utfpr.edu.br/) e se cadastrar. Na sequência, solicitar aoProfessor Orientador na UTFPRque, juntamente com o funcionário da UCE, preencham o Relatório Comprobatório de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho (http://portal.utfpr.edu.br/estagios#modelos-de-documentos); este documento deve ser encaminhado ao PRAE que solicitará junto ao DEPEC a homologação da empresa; 

b.    Se a empresa JÁ POSSUI CADASTRO: solicitar ao responsável na empresa que preencha, com as devidas assinaturas, e encaminhe ao PRAE a Declaração Comprobatória de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho (http://portal.utfpr.edu.br/estagios#modelos-de-documentos).

 Dúvidas sobre o SIE: Entrar em contato com o DEPEC:  depec-dv@utfpr.edu.br

2)    Na página de Estágios, Modelos de documentos (http://portal.utfpr.edu.br/estagios#modelos-de-documentos), aluno e supervisor da empresa devem fazer o download e preencher digitalmente o seguinte documento: Plano de estágio (PE). Enviar ao PRAE para fazer a checagem, após análise o documento poderá ser assinado. As assinaturas do Prof. orientador e PRAE podem ser eletronicamente via SEI ou assinadas fisicamente.

a.    Professor orientador e PRAE devem estar de acordo com o PE;
b.    Se o aluno estiver em período de férias,ao preencher o PE a carga horária de estágio poderá ter no máximo 40 horas semanais, não ultrapassando 8 horas diárias. Outras cargas horárias, caso o aluno esteja em período letivo, também são aceitas, por exemplo, 30 horas semanais, não ultrapassando 6 horas diárias;

c.   Em "Atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário" o aluno deverá escrever as atividades em comum acordo entre UCE e orientador na UTFPR.

d.    Para ECNO (estágio não obrigatório) a carga horária mínima exigida pelo curso é de 80 (oitenta) horas em uma UCE; 

g.    Para estágio não obrigatório, deverá ser encaminado a documentação de seguro contra acidentes pessoais. O seguro poderá ser fornecido pela empresa ou contratado pelo aluno. A documentação comprobatória do seguro deve ser anexada ao TC (Termo de Compromisso).

Ressalto que a Lei de estágio afirma que: a UCE poderá oferecer ao estagiário o pagamento de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada entre as partes, sendo compulsória (obrigatório) a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, para contratos de estágio não-obrigatório.

3) Após atender os itens 1 e 2, o aluno deverá encaminhar todos os documentos escaneados e devidamente assinados ao PRAE do curso. Após aprovação, o PRAE autorizará a emissão do TERMO DE COMPROMISSO.

a) O TERMO DE COMPRIMISSO, deverá ser gerado pela UCE no Sistema Integrado de Estágio (SIE) da UTFPR (https://estagio.utfpr.edu.br/). Após assinatura da empresa e aluno estagiário, o documento deverá ser escaneado e encaminhado ao PRAE.

Obs.: O Termo de Compromisso deverá ser emitido no SIE no mínimo 10 (dez) dias antes do início do estágio.

4)  De posse dos documentos exigidos (cadastro da UCE com Relatório ou Declaração Comprobatória de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho), PE e Termo de Compromisso, o PRAE se responsabiliza de encaminhar os documentos ao DEPEC que abrirá um processo no sistema (SEI!) para recolher as assinaturas digitais do Professor Orientador e PRAE.

Após as devidas assinaturas, o DEPEC fará o lançamento da situação do aluno do SIE. Quando o TC aparecer como assinado no SIE o aluno estará apto a iniciar o estágio.

 _____________________________________________________________________________________________________________

COMO FINALIZAR O ECNO

Após encerrar o ECNO o aluno terá o prazo máximo de 20 dias para entregar os seguintes relatórios devidamente assinados ao PRAE:

Relatório Parcial de Estágio – Estagiário;

Relatório Parcial de Estágio – Supervisor; 

Relatório Final corrigido pelo orientador.

A declaração de realização de ECNO será emitido após a aprovação do PRAE, durante o semestre em que a documentação foi aprovada.

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Contatos

Responsável pelo ECNO: Prof  Gilmar Antônio Nava

E-mail: prae-coagr-dv@utfpr.edu.br

DEPEC: Schelli ou equipe de apoio

E-mail: depec-dv@utfpr.edu.br

Fone: (46) 3536-8939