Home
/
Nossos Egressos
/
Ígor Henrique Ciolin

Ígor Henrique Ciolin

Publicado 12/17/2018, 4:48:16 PM, última modificação 12/17/2018, 4:50:04 PM
Assistente Administrativo em Engenharia e Segurança do Trabalho

Nome do egresso

Ígor Henrique Ciolin

Ocupação atual

Assistente Administrativo em Engenharia e Segurança do Trabalho

Currículo Lattes

LinkedIn

Sobre a ocupação

Durante meu Estágio Curricular Obrigatório tive a oportunidade de trabalhar com Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal (carnes, ovos, méis e leites), com enfoque em aplicação das legislações pertinentes para estes tipos produtos e elaboração de laudos a produtores dessas matérias-primas, a fim de avaliar a qualidade de seus produtos, também participei de pesquisa acadêmica, relacionada ao reaproveitamento de resíduos da industrialização de frutas na alimentação de frangos de corte, atuando desde a formulação de rações, manejo, abate, até a caracterização físico-química e microbiológica das carnes, rendimento, parâmetros bioquímicos, dentre outros, esta experiência me possibilitou o aprimoramento dos conhecimentos anteriormente adquiridos na graduação e me permitiu enxergar a ampla área a qual estamos inseridos, pela possibilidade de trabalhar com profissionais de diversas áreas (médicos veterinários, zootecnistas, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros) e adquirir conhecimentos diversos.

Com isso, minha primeira experiência profissional na área de Engenharia de Alimentos após a graduação, foi como Assistente do Controle da Qualidade na área de industrialização de produtos cárneos avícolas em uma indústria da região Oeste do Paraná, o que me proporcionou o reaproveitamento de disciplinas anteriormente estudadas na graduação (Higiene Industrial e Segurança Alimentar e Sistemas da Qualidade).

Atualmente, curso Engenharia de Produção na UTFPR , mas, ainda realizo pesquisas voltadas à Engenharia de Alimentos.

Trabalho na área de Engenharia e Segurança do trabalho em uma empresa privada, a qual fornece serviços a Instituições como SESI, SENAI entre outras. Atuo na identificação de riscos químicos e elaboração de planos de ação para o PPRA das empresas-clientes em que suas atividades laborativas estejam relacionadas/expostas a este tipo de risco.

Depoimento do egresso

A graduação foi para mim, uma experiência única, em uma tentativa frustrada de cursar Engenharia Química, entrei para o curso de Engenharia de Alimentos na UTFPR em 2012 a 800 km de casa, um pouco descontente e confuso pelo que poderia vir pela frente. Quando comecei a cursar as disciplinas específicas a partir do 4º período, tive a certeza de ter feito a escolha certa (hoje não me veria fazendo algo que não fosse relacionado a isso).

Outras atividades que pude realizar como iniciação científica, monitoria, centro acadêmico e atividades voluntárias, me ajudaram a enxergar a vida e o curso por outra perspectiva, me abriram portas profissionais e pessoais, e esse é o meu conselho a quem está entrando: “Façam atividades extracurriculares, o máximo que puderem, este é o diferencial em processos seletivos, em associação de conhecimentos e formação do caráter”.

A cidade de Medianeira é acolhedora e com uma infraestrutura capaz de atender a população. A faculdade conta com laboratórios de ponta, corpo docente altamente capacitado, diversos programas de auxílio estudantil e oportunidades.

Tive dificuldade em me encontrar após a graduação, talvez por ser um curso muito específico e ao mesmo tempo muito amplo, fui do Controle de Qualidade à Segurança do Trabalho, mas acredito que é um curso capaz de te preparar bem para a busca do conhecimento, resolução de conflitos (devido ao rígido sistema de provas) e explorar diversas áreas.