Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 2/26/2024, 11:42:13 AM

Sobre o Curso

O Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial é um curso de nível superior que tem como finalidade a formação de profissionais habilitados a promover o aumento de produtividade e competitividade industrial pela melhoria dos  níveis de qualidade, confiabilidade e dos processo de gestão.
O ambiente industrial está diretamente vinculado à confiabilidade e à correta manutenção de seus equipamentos, o que implica a precisão da fabricação, o aumento da qualidade e a redução de custos. A formação do Tecnólogo em Manutenção Industrial compreende três áreas principais, (i) mecânica, (ii) elétrica-eletrônica e (iii) gestão. 

Atuação

Os profissionais formados em Tecnologia em Manutenção Industrial possuem diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, podendo desempenhar suas funções em áreas como:

  • Mecânica: nesta área, o profissional pode trabalhar com manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas em processos produtivos, bem como com a identificação de falhas e desenvolvimento de soluções para os problemas encontrados.
  • Eletroeletrônica: nesta área, o profissional pode atuar na manutenção de equipamentos elétricos, eletrônicos e de automação, desde o planejamento até a execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva.
  • Gerencial: nesta área, o profissional pode trabalhar no gerenciamento de equipes e projetos de manutenção, bem como na elaboração de planos de manutenção preventiva e corretiva, gestão de recursos e controle de custos.

As áreas de atuação para os profissionais formados em Tecnologia em Manutenção Industrial são amplas e oferecem muitas oportunidades de desenvolvimento profissional.

Ficha resumida do curso

Turno: Noturno
Duração: 3 anos
Carga Horária Total do Curso: 2.760 horas
Estágio Curricular: 360 horas
Vagas por semestre: 26
Titulação: Tecnólogo(a) em Manutenção Industrial
Início das Atividades: 1º semestre/1999

Autorização e Reconhecimento

- Autorização:
Resolução nº 17/99 – COENS, de 21/01/99


- Reconhecimento:
Reconhecimento pela Portaria MEC n° 2.120/02 de 23/07/02
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n° 184/10 de 26/11/10
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n° 286/12 de 21/12/12
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n° 660/18 de 28/09/18