Home
/
Destaques
/
O solo e os sistemas de produção agropecuária no PR e MS

O solo e os sistemas de produção agropecuária no PR e MS

Publicado 5/7/2019, 2:51:19 PM, última modificação 7/1/2020, 12:28:02 AM
Viagem técnica levará estudantes de Agronomia da UTFPR Santa Helena a conhecer melhor a agricultura do Paraná e do Mato Grosso do Sul

Figura 1. Visita ao campus da UEM Umuarama

As regiões Oeste e Noroeste do Paraná e Sudoeste do Mato Grosso do Sul possuem grande destaque na produção agropecuária brasileira. São encontradas áreas de grandes culturas como soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, eucalipto e, em menor extensão, frutíferas e olerícolas. Já a produção animal da região engloba, principalmente, a pecuária de corte e leite, a suinocultura e a avicultura. Cada uma dessas atividades agropecuárias ocupa espaços agrários bem definidos por fatores ambientais como o relevo, o solo e o clima. Associados à herança cultural trazida pelos colonizadores, esses fatores ambientais deram origem a sistemas de produção agropecuárias bastante diferenciados.

Uma das habilidade almejadas para os Agrônomos formados na UTFPR Santa Helena é saber reconhecer os diferentes espaços agrários e sistemas de produção agropecuária para tomar decisões que levem ao uso sustentável da terra. Pensando nisso, os professores da UTFPR Santa Helena, Alessandro Samuel-Rosa, Anderson Sandro da Rocha e Fabrício Correia de Oliveira, estão organizando uma viagem técnica para que os alunos do curso de Agronomia possam conhecer essas realidades. O primeiro passo da organização consistiu numa viagem de planejamento para coleta de informações, realizada nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2019. O trajeto incluiu as cidades de Toledo, Cascavel e Umuarama, no Paraná, Naviraí e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e Palotina e Marechal Cândido Rondon, também no Paraná.

Durante a viagem de planejamento, informações sobre os tipos de relevo, rocha, solo e sistemas de produção agropecuária foram registradas. Em geral, a região é marcada pela ocorrência de diferentes tipos de solo desenvolvidos a partir de rochas sedimentares (arenitos da Formação Caiuá) e vulcânicas (rochas basálticas da Formação Serra Geral). Locais para observação dos tipos dominantes de solo usados na agricultura, como Argissolo, Latossolo e Nitossolo, foram identificados, além de outros tipos menos expressivos mas com grande importância ambiental, como Gleissolo, Neossolo e Organossolo. Um dos destaques da viagem de planejamento foi a visita à área experimental do IAPAR e ao câmpus da Universidade Estadual de Maringá em Umuarama. A objetivo da visita foi estreitar as relações da UTFPR Santa Helena com essas instituições de ensino e pesquisa para agregar experiências locais na formação dos alunos do curso de Agronomia.

A viagem técnica com os alunos do curso de Agronomia deverá ocorrer no segundo semestre de 2019.

Reportar erro