Defesa de TCC - James Zimmermann
Aluno: James Zimmermann
Título: A relação professor e aluno na EJA: como este tema é abordado nos artigos?
Data e horário: 01/12/2023 às 15h
Sala: C-105 (LIFE)
Orientador: Dra. Vanessa Largo Andrade
Resumo: Este ensaio tem por objetivo geral analisar a abordagem, em artigos bibliográficos, na área de Educação Matemática, da relação professor e aluno nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta dos dados – artigos, foi realizada via plataformas virtuais, com enfoque nos termos EJA, Matemática e relação professor e aluno. Os resumos dos artigos resultantes das buscas foram lidos, e sete foram selecionados para comporem este estudo. Estes artigos, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) foram organizados, analisados e categorizados por tipos de relações: relação tradicional, relação baseada no diálogo, relação de empatia e afetividade e relação disfuncional. Após a análise, concluiu-se que a relação tradicional apresentou uma certa convergência entre as pesquisas. Já a relação baseada no diálogo é considerada por vários autores como essencial no processo de ensino e aprendizagem, justamente por possibilitar a liberdade de questionar e aproximar o aluno do conhecimento. Por sua vez, a relação de empatia e afetividade exige que o professor reconheça as dificuldades dos alunos e possibilite que eles se sintam parte do processo. De forma geral, concluiu-se que o ideal é buscar uma relação de diálogo com empatia e afetividade, visando a efetividade do processo de ensino aprendizagem em todos os momentos da vida escolar, especialmente para o aluno do EJA.