Engenharia de Sistemas Computacionais
Paradigma Orientado a Notificações
Coordenador: Jean Marcelo Simão
Consolidação e Desenvolvimento do Paradigma Orientado a Notificações (PON). O PON se apresenta como uma alternativa aos Paradigmas de Programação Imperativa (PI) e aos Paradigmas de Programação Declarativa (PD), propondo-se a eliminar deficiências destes no que tange a aspectos de redundâncias e acoplamento de avaliações causais que impactam no desempenho e paralelismo/distribuição de aplicações.
Sistemas de Simulação de Manufatura
Coordenador: Jean Marcelo Simão
Uma recorrência nas tecnologias de SM é necessidade de testes e comparações. Isto se ressalta ao lidar com riscos e custos associados a implementações de testes em SM reais. Uma alternativa é a simulação que evita riscos e tem um custo menor. Entretanto, isto implica em ter um simulador com características essenciais, e.g. alta qualidade, baixo preço e disponibilidade de código. Um esforço de pesquisa no CPGEI/UTFPR é o desenvolvimento de ANALYTICE II, uma ferramenta ímpar de simulação.
Desenvolvimento Colaborativo de Ontologias Limpas
Coordenador: Cesar Augusto Tacla
Melhorar o processo de desenvolvimento de ontologias a fim de torná-lo mais facilmente aplicável aos desenvolvedores de sistemas computacionais não especialistas em ontologias e, ao mesmo tempo, guiá-los na construção de ontologias adequadas à realidade modelada. São objetivos específicos:
i) Realizar aquisição de conhecimentos a partir de folksonomias;
ii) Integrar a metodologia OntoClean ao processo de desenvolvimento de forma que sua complexidade seja escondida do usuário;
iii) permitir aos usuários realizarem discussões fundamentadas em noções filosóficas trazidas pela metodologia OntoClean.
Trabalho Colaborativo Orientado por Computador
Coordenador: Cesar Augusto Tacla
Este projeto destina-se a propor modelos distribuídos de sistemas para suporte ao trabalho colaborativo. Os objetivos são: (i) estudar algoritmos para identificar comunidades potenciais em organizações; (ii) propor novas formas de compartilhamento/anotação de recursos baseadas em representações de organizações sociais (objetivas/subjetivas), reputação e outras características (iii) construir memórias de projetos distribuídas (constituídas a partir de memórias individuais) baseadas em agentes e organizadas por meio de ontologias.
Ações