Home
/
Sobre
/
Engenharia Biomédica

Engenharia Biomédica

Publicado 7/13/2016, 10:27:03 AM, última modificação 5/17/2024, 11:14:55 AM

Objetivos

Aplicação das técnicas de engenharia e ciências aplicadas (física, matemática e biologia, etc)  e à solução de problemas odonto-médico-hospitalares, como o desenvolvimento de protótipos para fins de terapia, diagnóstico e manutenção de equipamentos e instalações.

Linhas de Pesquisa

   Engenharia Hospitalar

Desenvolvimento de trabalhos que buscam soluções a problemas típicos de engenharia encontrados em ambientes médico-hospitalares, tais como rotinas de manutenção, adequação de equipamentos e instalações, treinamento de usuários, entre outros.

   Informática aplicada à Biomedicina

Estuda e desenvolve conceitos e tecnologias de informática aplicada à área de saúde tais que sistemas de informação hospitalares, telemedicina, sistemas inteligentes par apoio a decisão e diagnóstico clínico, etc.

   Sensores e Instrumentos de Aplicação Biomédica

Estudo e desenvolvimento de sensores e instrumentos com aplicação nas áreas de medicina, odontologia, biofísica e ciências biológicas em geral, a nível da unidade sensora, da unidade de controle (eletrônica) e software residente (firmware).

   Radiações Ionizantes

Desenvolvimento de técnicas que usam radiações ionizantes para fins de tratamentos médicos, diagnóstico, proteção radiológica, rotinas de manutenção, adequação de equipamentos e instalações, treinamento de usuários, etc.

Perfil do Egresso

Os mestres e doutores formados na área de concentração em Engenharia Biomédica do CPGEI possuem conhecimentos aprofundados para aplicação das técnicas de engenharia e ciências aplicadas (física, matemática, biologia, etc.) e à solução de problemas odonto médico-hospitalares, como o desenvolvimento de protótipos para fins de terapia, diagnóstico, manutenção de equipamentos e instalações odonto-médico-hospitalares. Além de poderem atuar em empresas, clínicas e hospitais com atividades relacionadas aos seus trabalhos de conclusão (Engenharia Hospitalar, Sensores e Instrumentos de Aplicação Biomédica, Informática Aplicada à Biomédica, Biotelemetria, Processamento de Imagens, Ressonância Magnética, Engenharia de Reabilitação, Ultrassom, Óptica Biomédica e Radiações Ionizantes), os egressos podem atuar em instituições de ensino exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Cooperações Internacionais

  • TFH-Berlin
  • Hoshschule Mannheim
  • Flórida Atlantic University