Engenharia de Automação e Sistemas
O objetivo da área de concentração Engenharia de Automação e Sistemas é pesquisar e desenvolver teorias, algoritmos e tecnologias de automação e controle no seu sentido mais amplo, englobando os sistemas de engenharia, físicos, biológicos, econômicos e de gestão entre outros. A engenharia de automação e sistemas considera que os sistemas que nos rodeiam são relativamente complexos e compostos por um número diferente de componentes, incluindo componentes mecânicos, eletrônicos, hardware e software para computadores e outros dispositivos. Com isto a área preocupa-se com a modelagem matemática, o projeto e análise desses sistemas, concentrando-se particularmente em como os diferentes componentes interagem entre si e trabalham juntos, assegurando o desempenho eficiente do sistema. A área tem uma visão integrada de toda a cadeia de automação, contemplando desde o chão de fábrica até o planejamento e gerenciamento integrado da indústria.
Linhas de Pesquisa
Otimização de Sistemas
Aborda o desenvolvimento de modelos e métodos matemáticos e computacionais para apoio a tomada de decisões sobre o planejamento, scheduling e operação de sistemas de grande porte.
Sistemas de Controle e Automação
As pesquisas relativas aos sistemas de controle e automação são realizadas considerando uma estrutura de controle hierárquica composta de quatro camadas: controle regulatório, controle supervisório, controle multi-variável (avançado) e otimização. Para cada uma destas camadas, são desenvolvidos teorias, algoritmos e tecnologias apropriadas que garantam melhorias de operação e produção, redução do consumo de energia, melhorias na segurança dos processos e redução de emissões ambientais, além de ganhos econômicos da indústria.
Sistemas de Energia
Esta linha de pesquisa aborda os aspectos relativos à geração, à conversão, ao controle, ao processamento e à qualidade de energia. As pesquisas envolvem o desenvolvimento de conversores estáticos de elevado desempenho para diversas aplicações, soluções para a utilização de fontes renováveis de energia isoladas e conectadas com a rede elétrica, geração distribuída de energia e tecnologia de "smart grids". Os aspectos relacionados com a modelagem, desenvolvimento e aplicação de técnicas de controle utilizados no processamento de energia também são abordados nesta linha de pesquisa.
Sistemas de Medição e Instrumentação
Esta linha de pesquisa se preocupa com o desenvolvimento de instrumentos de medição que são usados nos sistemas de automação industrial. Com isto as pesquisas incluem temas relacionados a sensores, analisadores, processamento de sinais e imagens, filtragem, detecção de faltas e falhas, sensores virtuais, interface com hardware, etc. Também se investiga a influência dos sistemas de medição no monitoramento, controle e supervisão de processos industriais visando melhorias na produtividade, segurança, precisão, "reliabililty", otimização e estabilidade de tais sistemas.
Cooperações Intenacionais
- UNIMORE
- Johannes Kepler University