Home
/
Sobre
/
Engenharia de Computação

Engenharia de Computação

Publicado 7/13/2016, 10:56:34 AM, última modificação 3/7/2024, 2:28:35 PM

Objetivos

A área de concentração em Engenharia de Computação (EC) do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) tem por objetivo produzir conhecimento científico por meio de projetos de pesquisa e pela formação de alunos de iniciação científica, mestres e doutores. Tradicionalmente, a Engenharia de Computação é vista como uma combinação da Ciência da Computação e Engenharia Elétrica/Eletrônica. Assim, esta área de concentração abrange a ciência e tecnologia de projeto, implementação e manutenção de componentes de software e hardware de sistemas de computação e equipamentos controlados por computador. A formação dos mestrandos e doutorandos é realizada por meio de um conjunto de disciplinas que envolvem aspectos tanto da Engenharia quanto da Computação.

Linhas de Pesquisa

   Engenharia de Sistemas Computacionais

Desenvolvimento de SW baseado em modelos, aquisição de conhecimentos para construção de modelos conceituais, da semântica de modelos e suas aplicações e da proposição e evolução de um paradigma baseado em notificações para Sistemas a eventos discretos.

   Sistemas Inteligentes

Sistemas computacionais cujo comportamento global resulta do comportamento e da interação de entidades menores com diferentes níveis de autonomia, proatividade, de informações sobre o problema, de aprendizado, e de adaptação de ambientes.

   Visão Computacional

O objetivo principal da linha é a busca de novas metodologias e técnicas baseadas em processamento de imagens e visão computacional para a solução de problemas existentes em diferentes segmentos de aplicação.