Linhas de Pesquisa

Publicado 7/13/2016, 11:50:55 AM, última modificação 3/7/2024, 2:28:35 PM
Telecomunicações e Redes

1)  Comunicação e Processamento de Dados

Comunicação e Processamento de Sinais

Descrição: projeto e análise de sistemas de comunicações digitais, com ênfase em códigos corretores de erros, comunicações sem fio e processamento de sinais para comunicações.

Processamento de Imagens e Vídeo

Descrição: processamento de imagens objetivando sua proteção (por exemplo, através de marca d'agua digital), transmissão e armazenamento. Objetiva-se também o desenvolvimento e implementação de métricas para análise de qualidade de vídeo digital com emprego de algoritmos baseados em sistemas com referência, referência reduzida ou sem referência.

2)   Redes e Sistemas Distribuídos

Diagnóstico Distribuído em Sistemas de Comunicação

Descrição: estudo e desenvolvimento de modelos analíticos e de simulação para análise e dimensionamento de elementos de redes (ex. roteadores, escalonadores, etc), e de protocolos (ex. OSPF, TCP, etc). Considera-se, principalmente, a arquitetura TCP/IP buscando considerar o efeito dos protocolos nas diversas camadas da pilha de protocolos, bem como, fazer uso de técnicas capazes de modelar acuradamente o comportamento do tráfego nas redes atuais.

Redes Avançadas

Descrição: estudo e desenvolvimento de elementos, protocolos e sistemas de Redes Avançadas de Telecomunicações. Vários ramos das redes de comunicações são considerados como, por exemplo, os sistemas de comunicação tempo-real, em especial relacionados a serviços de comunicação de vídeo e áudio digital;  as redes sem fio ad hoc, mesh, DTNs, sensores e novas gerações de redes sem fio; as redes móveis veiculares, entre outros. O projeto propõe e analisa protocolos de transporte, roteamento e de acesso ao meio, envolvendo estudo de múltiplas métricas de QoS, propostas cross-layer, utilização de técnicas da inteligência coletiva, codificação de redes, processos estocásticos, pesquisa operacional, e outras ferramentas.  Também são desenvolvidos  modelos analíticos e de simulação para análise de desempenho e caracterização de tráfego.

Reportar erro