Home
/
Destaques
/
Professora vence Programa para Mulheres na Ciência – 2020

Professora vence Programa para Mulheres na Ciência – 2020

Publicado 9/4/2020, 8:24:53 AM, última modificação 9/4/2020, 8:26:54 AM

Rita de Cássia dos Anjos, professora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo UTFPR Medianeira, e professora de Física do Departamento de Engenharia e Exatas do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é uma das vencedoras do “Programa para Mulheres na Ciência – 2020”.

Em seu trabalho, a professora propôs estudar galáxias Starburst como possíveis fontes de raios cósmicos de altas energias, existindo uma correlação que é medida pelo Observatório Pierre Auger, na Argentina, entre a direção de chegada de raios cósmicos e a direção, no céu, de algumas galáxias Starburst próximas. Neste seu trabalho, propõe estudar alguns modelos que confirmem que este tipo de galáxia é um bom candidato a fontes aceleradoras de partículas (fonte: IFSC.USP.BR).

Rita de Cássia destaca que “muitos alunos acabam indo para capitais, para avançarem nos estudos em centros de excelência. Ser reconhecida em um campus do interior mostra que existem cientistas de excelência no interior também e que futuramente nossos alunos não precisarão mais migrar para capitais. Além disso, espero que as agências de fomento invistam mais nos pesquisadores que trabalham com ciência básica em universidades do interior, gerando dessa forma um desenvolvimento maior dessas regiões e, consequentemente um desenvolvimento do país”.

O projeto premiado será contemplado com uma bolsa-auxílio de pesquisa no valor de 50 mil reais, que será utilizado para dar continuidade aos seus estudos.

Professora Rita de Cássia dos Anjos

Reportar erro