FAQ

Publicado 6/13/2023, 5:12:45 PM, última modificação 3/8/2024, 11:14:07 AM
FAQ para futuros mestrandos e doutorandos

1. As disciplinas são ofertadas em quais horários?

As disciplinas, obrigatórias ou eletivas, são oferecidas em dias da semana, nos períodos matutino e vespertino. Eventualmente, as aulas podem ocorrer no período noturno.

2. As aulas são presenciais?

A maioria das disciplinas são ofertadas na modalidade presencial, todavia, o professor responsável pela disciplina pode ofertar na modalidade híbrida. No momento em que as disciplinas são oferecidas e disponibilizadas no site do PPG, a informação sobre a modalidade de ensino estará disponível. 

3. O curso é semestral?

As disciplinas, obrigatórias ou eletivas, são oferecidas em regimes quadrimestrais. Porém, o curso tem duração de 24 meses corridos para o mestrado e 48 para o doutorado.    

4. É possível validar disciplinas de outros programas?

Sim, desde que comprovadas até o término do primeiro quadrimestre letivo. A resolução 02/2019 estabelece os critérios de validação dos créditos para o mestrado e doutorado. 

5. O PPG oferece bolsa de estudos?

Por ser um mestrado profissional, a Capes não financia bolsas para o programa. Todavia, a depender do ano, o próprio programa oferta bolsas de mestrado e doutorado, seguindo como referência os mesmos valores da Capes.

6. Os cursos são gratuitos?

Sim, tanto o mestrado quanto o doutorado são gratuitos. 

7. Quais são as atividades necessárias para formação?

Ao longo do curso, o aluno precisa cumprir créditos, sendo 24 para o mestrado e 48 para o doutorado. Esses créditos são validados com disciplinas, obrigatórias e eletivas, produção de artigos, participação e organização no Seminário de Boas Práticas, estágio de docência ou profissional, entre outras atividades. Consulte o Guia de Créditos do mestrado doutorado para mais detalhes. 

8. Como acontece o processo seletivo?

O ingresso de novos alunos no mestrado ou doutorado acontece uma vez por ano por meio de edital de seleção (exceto quando o programa firma convênio com organizações específicas). As etapas incluem prova escrita, análise do currículo, entrevista e apresentação do projeto de pesquisa. 

9. Quais profissionais podem cursar mestrado ou doutorado no PPG PGP? 

O programa tem por objetivo desenvolver ações voltadas à pesquisa aplicada e ao ensino norteadas pelos novos paradigmas do setor público, destacando a interdisciplinaridade dessas ações. Portanto, não há exigências ou restrições relacionadas à área de formação do candidato. 

10. Qual a diferença entre mestrado/doutorado profissional para o acadêmico? 

Ambos estão classificados como cursos de pós-graduação no nível de stricto sensu, possuindo a mesma relevância. Entretanto, no mestrado/doutorado profissional o foco está na produção de conhecimento técnico e em gerar soluções, no caso específico do PPG, em desenvolver ações para o setor público. 

11. Qual a avaliação do programa na CAPES?

O PPG possui conceito 4 na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A última avaliação foi divulgada em setembro de 2022 e diz respeito a avaliação preliminar quadrienal, entre 2017 e 2020.

12. O PPG possui convênio com universidades internacionais, possibilitando dupla diplomação?

Sim. O PPG possui Termo de Cooperação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) - universidade pública localizada em Bragança, Portugal - e possibilita dupla diplomação de mestrado. O mestrando tem a possibilidade de ter o diploma de mestrado em Administração Autárquica da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, do IPB, e de mestrado profissional em Planejamento e Governança Pública, da UTFPR. O processo envolve edital de seleção, bem como diversas normas que o aluno precisa cumprir. 

13. É possível cursar uma disciplina isolada, como aluno externo? Como funciona?

A cada novo quadrimestre, a depender da quantidade de alunos regulares, são ofertadas vagas nas disciplinas em curso. Profissionais de qualquer formação podem participar. A seleção acontece por meio de um formulário via site.

Cada aluno externo pode cursar até uma disciplina no PPG por quadrimestre.