Ementário - LSI
Disciplina Obrigatória
Literatura e sociedade: diálogos culturais e comparativismos (LS36LT) | ||
Obrigatória: Sim | Carga Horária: 60 | Créditos: 04 |
Ementa: A literatura compreendida pelo viés do comparativismo e sua inter-relação com os estudos culturais e transmidiáticos. A aproximação da literatura a outras linguagens artísticas e a análise de suas condições sociais, históricas e institucionais na contemporaneidade. A crítica à representação dos valores que orientam os códigos culturais e estéticos. A representação artística de categorias sociológicas. A construção do imaginário como empreendimento coletivo. | ||
Bibliografia: |
Disciplinas Eletivas
Pós-Modernidade e Literatura Latino-Americana: Narrativas em Foco (PM36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Estudo comparativo entre obras selecionadas da literatura latino-americana contemporânea, com ênfase no diálogo entre estas sob a luz dos estudos da pós-modernidade. | ||
Bibliografia: |
Marcas da ordem patriarcal em romances brasileiros (MO36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Leitura, análise e discussão de romances brasileiros em que haja a presença da ordem patriarcal, com o fito de verificar que tais obras ficcionais frequentemente apresentam uma relação conflituosa entre poderosos e despossuídos, em que a relacionamento amoroso estabelece-se marcado pela subalternidade das figuras femininas às masculinas, embora algumas transgressões femininas instaurem a desordem na aparente inabalável ordem patriarcal. | ||
Bibliografia: |
Tradução e Literatura (TL36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Polissistemas culturais, literários e tradução. Teorias descritivistas da tradução. Processo, produto e agentes da tradução literária. A ideologia nos textos traduzidos. Pesquisa nos estudos da tradução literária. | ||
Bibliografia: BAKER, M. e SARDINHA, B. Routledge Encylopedia of Translation Studies. Londres: Routledge, 1998. |
Literatura Fantástica (LT36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Delimitações do fantástico; o romance gótico; caminhos da prosa fantástica do século XIX ao século XX; o fantástico na literatura brasileira. | ||
Bibliografia: CARROL, Noël. A filosofia do horror. Campinas, SP: Papirus, 1999. |
Sujeito, Literatura e Cinema das Culturas de Língua Inglesa (SL36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Estudos e reflexões sobre temáticas que focam a representação do sujeito na literatura e no cinema no escopo das culturas de língua inglesa. Compreensão crítica de que leituras constituem-se ideologicamente, ou seja, de acordo com as perspectivas que instauramos e culturas a que pertencemos. A representação social e cultural do sujeito em textos literários e/ou fílmicos e o inter-relacionamento destes com teorias e críticas da atualidade. Percepção crítica de métodos de análise literária e/ou fílmica. | ||
Bibliografia: HIGH, Peter B. Outline of American literature. Londres: Longman, 1986. Bibliografia Complementar: |
Relações Entre Literaturas De Língua Inglesa E Tradução Intersemiótica, Com Foco No Teatro E No Texto Dramático (RT36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Estudo das relações entre Literaturas de Língua Inglesa e Tradução Intersemiótica. Estudo do processo de transição do texto para o palco (teatro). Estudo do texto dramático e suas particularidades. Estudo do processo tradutório do texto dramático. Estudo dos elementos constitutivos da encenação e a relação da montagem teatral com o público (resultado do produto de chegada). | ||
Bibliografia: AGUIAR, Daniela; QUEIROZ, João. Modeling Intersemiotic Translation: Notes toward a Piecercian approach. Applied Semiotics, Toronto, 2010. BASSNETT, Susan. La traduzione: Teorie e pratica. Milano: Strumenti Pampiani, 1993 |
Literatura Inglesa e transposições/convergências midiáticas (LI36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Questões teóricas e de nomenclatura apropriação, adaptação, intertextualidade, intersemiótica, remediação , intermidialidade, entre outras. A cultura da convergência e a narrativa transmídia. Manifestações artísticas/midiáticas que estabelecem interação entre o texto literário em língua inglesa - e outro(s) diferente(s) sistema(s) de signo(s)/mídia(s). | ||
Bibliografia: AARSETH, E. J. Cybertext Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997. CLÜVER, CLAUS. Estudos Interartes: Conceitos, termos, objetivos. Literatura e Sociedade 2: Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada, São Paulo, USP, v. 2, n. 2, p.37-55, 1997. CROWL. S. Shakespeare and Film.- A Northon Guide. New York and London: W.W. Northon & Co., 2008. DINIZ, T.F.N. Literatura e Cinema: da semiótica à tradução. Ouro Preto: Editora UFOP, 1999. GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Ed. Bilíngue. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2005. GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. Histórias em Quadrinhos & Cinema: adaptações de Alan Moore e Frank Miller. Curitiba: UTP, 2012. HINDLE, M. Studying Shakespeare on Film. Houndmills, UK: Palgrave Macmillan, 2007. HUTCHEON, L. Uma Teoria da Adaptação. Florianópolis: Ed da UFSC, 2011. JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009. LOUVEL, L. Nuanças do Pictural. In: DINIZ, T.F.N. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 47- 69. MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de Estudos de literatura. Belo Horizonte: FALE/UFMG, v. 14, p. 42-65, jul-dez 2006. RAJEWSKY, I. O. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N.; VIEIRA, A. S. (orgs.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, FALE/UFMG, 2012. p. 51-73. SANDERS, J. Adaptation and Appropriation. London and New York: Routledge, 2006. STAM, Robert. Introduction: The theory and practice of adaptation. In: STAM, R.; RAENGO, A.(Eds.). Literature and Film: a guide to the theory and practice of film adaptation. Hoboken, USA: Blackwell Publishing, 2005. p. 1 52. |
Estudos Femininos: abordagem histórica-social da condição feminina em sociedade, perspectivas literárias (EF36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Pesquisa literária e discussões sobre a história das mulheres desde a antiguidade até a era contemporânea, com enfoque nas áreas de mitologia, folclore, sociologia, história, psicologia analítica, entre outras. O estudo da história das mulheres através de várias épocas e movimentos literários nos proporciona um panorama da evolução dos papéis femininos no âmbito particular e público, trazendo à tona discussões sobre representações sociais femininas na sociedade patriarcal, casamento, sexualidade, família, educação e trabalho, entre outros. | ||
Bibliografia: BARROS, M. N. A. de. As Deusas, as Bruxas e a Igreja: Séculos de perseguição. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2001. BONACCHI, G. & GROPPI, A. (Orgs.) O Dilema da Cidadania: Direitos e deveres das mulheres. São Paulo: Editora UNESP, 1995. BONAVENTURE, J. Variações Sobre o Tema Mulher. São Paulo: Paulus, 2000. BROWN, P. Corpo e Sociedade: O homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. CABREIRA, R. H. U. A Condição Feminina em Sociedade: Uma Releitura de A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne. São Paulo: Buchler, 2011. CAMPBELL, J. A Jornada do Herói: Joseph Campbell Vida e Obra. São Paulo: Ágora, 2003. __________. The Power of Myth, Anchor, 1991. DUBY, G.& PERROT, M. (Dir.) História das Mulheres no Ocidente. Vol 1-5. Porto: Afrontamento, 1990. KOSS, M. von. Feminino + Masculino: Uma nova coreografia para a eterna dança das polaridades. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. KRAMER, H. & SPRENGER. J. O Martelo das Feiticeiras: Malleus Maleficarum. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2002. LIPOVETSKY, G. A Terceira Mulher: Permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. MURARO, R. M. Introdução. In: KRAMER, H. & SPRENGER. J. O Martelo das Feiticeiras: Malleus Maleficarum. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2002. MURARO, R. M. & BOFF, L. Feminino e Masculino: Uma nova consciência para o encontro das diferenças. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. MURARO, R. M. & PUPPIN, A. B. (Orgs.) Mulher, Gênero e Sociedade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, FAPERJ, 2001. NEUMANN, E. The Great Mother: An Analysis of the Archetype. Princeton Classics, 2005. PERROT, M. As Mulheres e os Silêncios da História. Bauru-SP: EDUSC, 2005. SCOTT. J. Cidadã Paradoxal: As feministas francesas e os direitos do homem. Florianópolis: Mulheres, 2002. WOLLSTONECRAFT, M. A Vindication of the Rights of Men, A Vindication of the Rights of Women. Oxford: Oxford University Press, 1999. |
Modos de narrar na ficção africana de língua portuguesa (MN36LT) | ||
Obrigatória: Não | Carga Horária: 45 | Créditos: 03 |
Ementa: Estudo e análise dos diferentes modos de narrar na ficção africana contemporânea em língua portuguesa: a composição estrutural, os recursos, movimentos e estratégias narrativas em contos de autoria moçambicana.
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Bibliografia: ALVES, R. L. P.; BRAUN, A. B. M. Lourenço Marques em O Olho de Hertzog e As Mulheres do Imperador. Portuguese Cultural Studies, Vol. 7: Iss. 2, Article 6, 2021. Disponível em https://scholarworks.umass.edu/p/vol7/iss2/6/. Acesso em 27/03/2022. BATA, Clemente. O outro lado do mar. In: Outras coisas: contos. São Paulo: Kapulana, 2016. BEZERRA, R.A.; PINHEIRO, V.R.; DUARTE, Z. (orgs) Literaturas africanas na contemporaneidade. João Pessoa: Editora UFPR, 2020. BRUGIONI, E. Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto. Campinas: Editora da Unicamp, 2019. CAN, N.A. O campo literário moçambicano: tradução do espaço e formas de insílio. São Paulo: Kapulana, 2020. CHAVES, R. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. Cotia: Ateliê Editorial, 2005. CHAVES, R.; MACEDO, T. Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006. CHIZIANE, Paulina. As andorinhas. Belo Horizonte: Nandyala, 2013. COELHO, João Paulo Borges. A força do mar de Agosto. In: Índicos Indícios II - Meridião. Editorial Ndjira, 2005. COELHO, João Paulo Borges. Hinyambaan. Editorial Ndjira, 2007. COUTO, Mia. O fio das miçangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. FONSECA, M.N.S. Literaturas africanas de língua portuguesa: mobilidades e trânsitos diaspóricos. Belo Horizonte: Nandyala, 2015. HONWANA, Luis Bernardo. As mãos dos pretos. SAUTE, N. (org). As mãos dos pretos: antologia do conto moçambicano. Lisboa; Publicações Dom KHOSA, Ungulani Ba Ka. Damboia. In: Gungunhana; Ualalapi; As mulheres do Imperador. São Paulo: Kapulana, 2018. LEITE, A.M. Formas e lugares fantasmas da memória colonial e pós-colonial. Revista Via Atlântica, n. 17, 2010. LEITE, A.M. Oralidades e escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2012. MENDONÇA, F. Panorama (muito geral) da ficção narrativa moçambicana contemporânea. In: QUEIROZ, Mirna (org). Travessias imaginárias: literaturas de língua portuguesa em nova perspectiva. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020. MOMPLÉ, Lilia. Stress. In: As mãos dos pretos: antologia do conto moçambicano. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2007. MUIANGA, Aldino. A Rosa de Kariacó. In: O domador de burros e outros contos. São Paulo: Kapulana, 2015. NOA, F. Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo. São Paulo: Kapulana, 2015. RIBEIRO, M. C.; MENESES, M. P. Moçambique das palavras escritas. Porto: Edições Afrontamento, 2008. SAUTE, N. As mãos dos pretos: antologia do conto moçambicano. Lisboa; Publicações Dom Quixote, 2007. SECCO, C.L.T.; SALGADO, M.T.; JORGE, S.R. (orgs) África, escritas literárias: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Angola: UEA, 2010. SILVA, R.V.R.; SOUZA, U.R.B. Literatura moçambicana e oralidade: uma postura crítica e uma fundamentação teórica. In: Scripta, 19(37), 2018. Disponível em https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n37p97. Acesso em 28/03/2022. |