Home
/
Destaques
/
Professora do PPGL da UTFPR apresenta pesquisa na França

Professora do PPGL da UTFPR apresenta pesquisa na França

Publicado 5/17/2023, 4:12:41 PM, última modificação 3/8/2024, 3:17:35 PM
Pesquisa

Siderlene Muniz Oliveira, docente do Programa de Pós-graduação em Letras da UTFPR (PPGL), campus Pato Branco, participou, no dia 09 de maio de 2023, do seminário de discussão do Laboratório Epistemológico e Didático de Disciplinas, na Universidade de Bordeaux, França, onde está realizando um estágio pós-doutoral neste ano de 2023.  Esse Laboratório é composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo linguistas, como a pesquisadora Claire Doquet (cuja tese de doutorado foi orientada pela linguista consagrada Jacqueline Authier-Revuz), que acolheu o projeto de pós-doutorado da professora do PPGL.

No seminário, fez uma apresentação sob título Analyse du travail de l'enseignant à partir du méthode l'instruction au sosie”, momento em que foram expostos, entre outros, resultados de algumas pesquisas de mestrado de egressos do PPGL sob sua orientação.

O evento – presencial, com possibilidade de participação remota para ouvintes - ocorreu no INSPÉ - Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation– da Academia de Bordeaux, que é um componente da Universidade de Bordeaux. Após a apresentação, houve discussão, mostrando o interesse dos pesquisadores pelo trabalho apresentado. A professora pretende participar dos eventos desse Laboratório de pesquisa até o término de seu estágio pós-doutoral no fim do ano de 2023.

A Universidade de Bordeaux é considerada uma das primeiras universidades da França, localizada na cidade de Bordeaux, conhecida como a capital do vinho e centro de uma famosa região vinícola. A professora relata que, além do desenvolvimento da sua pesquisa, esse estágio possibilita também o intercâmbio linguístico para o aprendizado da língua francesa, além de possibilidade de parcerias futuras.