Home
/
O Programa
/
Tecnologias computacionais aplicadas à agroindústria

Tecnologias computacionais aplicadas à agroindústria

Publicado 4/20/2017, 3:48:58 PM, última modificação 3/8/2024, 2:52:44 PM

O objetivo desta linha de pesquisa tem como fundamento a aplicação de tecnologias na automação, controle e avaliação de desempenho dos processos produtivos da agroindústria, bem como no desenvolvimento de novos produtos e processos. Desta forma, busca-se desenvolver pesquisas utilizando tecnologias relacionadas ao controle de qualidade e boas práticas de fabricação de produtos agroindustriais, a segurança do processo e criação de dispositivos que visam facilitar e melhorar a produção agroindustrial. Dentre as disciplinas fundamentais interdisciplinares relacionadas a produção agroindustrial e que serão foco de pesquisas nesta linha, estão as relacionadas a Engenharia de Sistemas Agroindustriais e as áreas de alimentos (industrialização de carnes, laticínio e vegetais).

Relacionado a esta linha de pesquisa, os pesquisadores do PPGTCA, têm contemplado três subáreas de principal interesse:

1) Ferramentas CAD/CAE aplicadas à agroindústria:

Fazer uso de ferramentas de software 3D para melhorar, criar e simular projetos de dispositivos, equipamentos, implementos e máquinas voltados aos setores agrícola e agroindustrial, reduzindo os custos de fabricação, aumentando a produtividade e lançando o produto no mercado em menor tempo. Incentiva-se neste tema que as pesquisas sejam desenvolvidas em parceria com empresas fabricantes destes equipamentos ou que os utilizam em sua unidade industrial.

2) Qualidade de Produtos Agroindustriais:

Abrange atividades relacionadas métodos e ferramentas computacionais aplicadas no controle de qualidade de produtos agroindustriais, considerando suas definições e objetivos, bem como os fatores que afetam as características de matéria prima vegetal e animal. São abordados temas relacionados a operações de obtenção da matéria-prima e sua recepção na indústria, monitoramento dos processos da industrialização de produtos derivados, análises quantitativas e qualitativas em produtos industrializados e legislação relacionada.

3) Engenharia de Sistemas Agroindustriais:

Compreende pesquisas em estatística aplicada, otimização, modelagem em pesquisa operacional e simulação. Tem como objetivo a resolução de problemas de várias áreas, através da modelagem matemática do problema e de sua solução computacional. Os problemas enfrentados pelas agroindústrias são cada vez maiores e mais complexos, exigindo, cada vez mais, técnicas e procedimentos para auxílio nos seus tratamentos. Dentre as técnicas, a modelagem para simulação tem objetivo de representar o comportamento de sistemas através de um modelo. A simulação pode ser vista como o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos. Um modelo incorpora características que permitem representar o comportamento do sistema real.