Candidato

Publicado 5/22/2019, 4:10:27 PM, última modificação 7/5/2024, 3:54:54 PM

1. O curso é gratuito?

Sim, o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração é inteiramente gratuito.

2. São quantas horas semanais dedicadas às aulas?

O número de aulas pode variar de acordo com as disciplinas selecionadas pelo acadêmico. Normalmente, a carga horária semanal em sala de aula e de 12 (doze) horas. As aulas podem ser distribuídas nos períodos da manhã, tarde e, excepcionalmente, a noite.

3. O que é conceito CAPES e qual a nota do PPGA?

De acordo com a Portaria Ministerial nº 1.418, de 23/12/1998, os programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES devem ser avaliados. O Programa de Pós-Graduação em Administração obteve, em sua primeira avaliação, conceito 3 (em escala máxima de 5 para programas de mestrado e de 7 para programas que também possuem doutorado). A nota alcançada cumpre os requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente para ser reconhecido pelo Ministério da Educação para expedir diploma de mestrado com validade nacional.

4. Como posso ingressar no Programa de Pós-Graduação em Administração?

Para ingressar no programa de pós-graduação é necessário concorrer às vagas disponíveis em Processo Seletivo. O processo seletivo consiste em duas fases. Na primeira fase, os candidatos participarão de uma avaliação por meio de uma prova escrita valendo 100 (cem) pontos, de caráter classificatório e eliminatório para os casos em que: o candidato não atingir 50 pontos ou classificação em posições acima dos 21 primeiros classificados para a Linha I e 39 primeiros para a Linha II. Já na segunda fase, há dois processos de avaliações: (I) análise do currículo vitae e (II) análise e defesa do projeto, ambasvalendo 100 pontos com peso de 25%.

5. Quando abrem as inscrições para o processo seletivo do PPGA?

As Inscrições para o processo seletivo acontecem sempre uma vez ao ano e se iniciam no segundo semestre de cada ano, entre agosto e setembro.

6. Como faço a matrícula?

Caso seja aceito no progama, a matrícula é feita no período estabelecido em cronograma disponibilizado no site do PPGA, assim como os documentos necessários.

6. Posso participar do processo seletivo do mestrado sem ter um diploma de graduação?

Sim, pode. Basta entregar um documento que comprove que a conclusão da graduação está próxima. O diploma de graduação será necessário ao se tornar aluno de mestrado, conforme definido em edital de seleção.

7. O que devo apresentar no meu projeto?

A defesa do projeto de pesquisa tem por objetivo a avaliação do candidato em relação aos seus interesses, potencialidades, identificação com a linha, dedicação ao programa e sua capacidade de argumentação acerca dos questionamentos da banca em relação ao projeto apresentado. Não existe um modelo padrão, podendo ser utilizado o modelo que o candidato preferir.

Reportar erro