Home
/
Destaques
/
Trabalho de Iniciação Científica é publicado em Periódico Internacional

Trabalho de Iniciação Científica é publicado em Periódico Internacional

Publicado 2/27/2021, 1:07:15 PM, última modificação 2/27/2021, 1:07:59 PM

Michael Hsiao, egresso do curso de graduação em Administração, acaba de ter um artigo publicado no periódico colombiano DYNA. O artigo intitulado “A Hesitant Fuzzy TOPSIS model to supplier performance evaluation “é resultante de um Projeto de Iniciação Científica desenvolvido por meio do Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica (PIVIC) da UTFPR. O trabalho foi desenvolvido sob orientação do Prof. Francisco R. Lima Jr., docente de curso de graduação em Administração e do PPGA.

A avaliação de desempenho de fornecedores é um problema de tomada de decisão que envolve critérios quantitativos e qualitativos. Embora existam vários modelos que permitem a utilização de termos linguísticos como "baixo" e "alto" para avaliar fornecedores, nenhum deles permite a aplicação de expressões linguísticas, o que é especialmente útil quando os decisores hesitam em expressar as suas avaliações. Diante desse contexto, o referido artigo propõe um modelo baseado no método Hesitant Fuzzy TOPSIS para apoiar o processo de avaliação de desempenho de fornecedores. Uma aplicação piloto foi realizada em uma empresa automotiva considerando 8 fornecedores e 10 critérios. Quando comparado com abordagens anteriores, o modelo proposto apresentou as seguintes vantagens: possibilita o uso de expressões linguísticas para avaliar o desempenho do fornecedor em cada critério; agrupa fornecedores com níveis semelhantes de desempenho para desenvolver ações de gestão adequadas; e não limita o número de critérios e fornecedores avaliados.

O periódico DYNA é editado pela “Facultad de Minas, Universidad Nacional de Colombia” desde 1933. É classificado pelo sistema Qualis da CAPES como B2 e está indexado nas bases Scopus, Scielo, Web of Knowledge, dentre outras. O artigo na íntegra está disponível para download no Research gate (link 1) e no site da Revista DYNA (link 2).