Home
/
Destaques
/
PPGCA participa do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

PPGCA participa do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Publicado 9/10/2023, 8:16:06 PM, última modificação 9/12/2023, 12:08:48 PM
A edição de 2023 do CSBC, maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina, foi realizado em João Pessoa, na Paraíba

Congresso da SBC

Nos dias 6 a 11 de agosto de 2023, em João Pessoa/PB, foi realizada a 43ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O tema central desta edição foi "Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital",  tema emergente que aborda sistemas com componentes físicos distribuídos geograficamente, interconectados por meio de redes de comunicação, formando infraestruturas descentralizadas e colaborativas. Essas características estão presentes em ambientes como a indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, metaverso, entre outros. Essas tecnologias encontram aplicação em setores estratégicos para o país, como manufatura, transporte, saúde, controle ambiental, entretenimento, comércio e segurança. Dominar essas tecnologias é, portanto, de suma importância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

O mestrando Pedro Henrique Stolarski Auceli, orientado pela Profa. Rita Berardi, apresentou o trabalho ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina. O artigo foi apresentado no Women in Information Technology (WIT) e contou com coautoria de Cristiano Maciel (UFMT e atual vice-presidente da SBC), Guillermo Davila (Universidad de Lima), Indira R. Guzman (California State Polytechnic University) e Luana Mendes (UFMT / UNISELVA).

A Profa. Maria Claudia Emer, pesquisadora da linha de Engenharia de Software do PPGCA, e a Profa. Mariângela Gomes Setti, coordenadora do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), apresentaram o trabalho Despertando o Interesse de Mulheres para os Cursos em STEM. O artigo, apresentado no Women in Information Technology (WIT), é fruto do projeto de extensão Emílias - Armação em Bits e contou também com a coautoria de Tainara Silva Novaes e Kathleen Danielly Souza Lins (estudandes de graduação) e do Prof. Adolfo Gustavo S. Seca Neto (professor do PPGCA). 

O Prof. Daniel Fernando Pigatto, atual coordenador e pesquisador da linha de Redes e Sistemas Distribuídos do PPGCA, participou do Fórum de Pós-graduação, que reúne todos os coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu em computação no Brasil. O evento teve dois dias de programação: na segunda-feira ocorreu um painel para apresentação de dados sobre os primeiros anos do quadriênio 2021-2024, seguido de um espaço para discussões em torno de demandas dos programas de pós-graduação, além de uma conversa com a Coordenação de Área da Ciência da Computação da CAPES (CA-CC/CAPES); na quarta-feira ampliou-se o espaço de debate com a Capes e o CNPq, novamente com a presença dos professores Avelino Zorzo (representando o CA-CC/CAPES) e Teresa Ludermir (representando o CNPq).

Daniel Pigatto destaca que "a participação no Fórum PG do CSBC ajuda a identificar, de maneira mais clara, quais são as expectativas da Coordenação de Área da Ciência da Computação da CAPES e promove um rico espaço de networking, principalmente com outros coordenadores de programas de mestrado profissional da área de computação." E ele completa: "o CSBC é um espaço amplo de discussão, que propicia o debate em torno de todos os aspectos importantes para o ensino, a pesquisa e a extensão em computação no país, além de ser estratégico para traçar o futuro da pós-graduação no país."

O CSBC também contou com a participação das Professoras Mariângela Gomes Setti e Sílvia Amélia Bim, do DAINF, que conduziram e participaram em diversos eventos base e satélite.

Sobre o congresso

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Realizado desde a fundação da SBC em 1978 do CSBC, o evento reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras. É um evento abrangente com palestras de pesquisadores e profissionais renomados, acompanhados por diversos workshops, demonstrações e painéis temáticos para engajar, construir, desenvolver e aprender com toda a comunidade de TI brasileira nas mais diversas áreas. A cada ano, a conferência reúne estudiosos reconhecidos pela suas contribuições para o rigor da teoria e relevância da prática, seu foco em tópicos importantes e oportunos e a qualidade de seus escritos.