Home
/
Destaques
/
PPGCA promove FLISoL 2023 na UTFPR Curitiba

PPGCA promove FLISoL 2023 na UTFPR Curitiba

Publicado 4/17/2023, 7:42:41 PM, última modificação 6/11/2023, 10:49:12 PM
Em sua edição na capital paranaense, o maior evento de divulgação de software livre da América Latina recebeu 72 participantes no último dia 15 de abril

O Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O principal objetivo do festival é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

A edição local de Curitiba em 2023 foi realizada no dia 15 de abril, na UTFPR campus Curitiba. A organização ficou a cargo do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA-CT) e da Comunidade Curitiba Livre, com apoio do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-CT), Libreflix, Projeto Cafezíneos e OnlyOffice. Estiveram à frente da organização: Daniel Lenharo (Coordenador Geral do FLISOL no Brasil); Daniel Fernando Pigatto (Professor do PPGCA/UTFPR); Luiz Celso Gomes Jr (Professor do PPGCA/UTFPR); e Guilmour Rossi (Estudante de graduação da UTFPR).

O FLISoL Curitiba 2023 recebeu 20 propostas de palestras e minicursos. Destas, foram aceitas e apresentadas 10 palestras e 3 minicursos, que, juntamente com um festival de instalação, ocorreram em paralelo ao longo do dia. O evento recebeu um total de 72 participantes. Como dito por Daniel Lenharo, um dos organizadores, na palestra de abertura: "a UTFPR já é considerada a casa do software livre em Curitiba."

Tópicos abordados

As palestras e minicursos apresentados foram os seguintes:

Fotos e site oficial

Confira mais registros fotográficos do evento e também o site oficial.

Sobre o FLISoL

Para alcançar os objetivos do FLISoL, diversas comunidades locais de software livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, software livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos ligados a Software Livre em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

É o maior evento da América Latina de divulgação de software livre, sendo realizado desde o ano de 2005. Desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. O evento é dirigido a todo tipo de público: estudantes, pesquisadores, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, entusiastas, e mesmo pessoas que não têm muito conhecimento na área de computação e software livre.