Página Inicial
/
Regulamentos
/
Documentos auxiliares
/
Graduação (BCC) e Mestrado (PPGCC-CM)

Graduação (BCC) e Mestrado (PPGCC-CM)

Publicado 2/13/2022, 11:58:49 AM, última modificação 3/10/2022, 9:07:17 PM
Como fazer disciplinas do Mestrado e convalidá-las com a graduação (Bacharelado em Ciência da Computação - BCC)

O nosso Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação permite que estudantes de graduação da UTFPR se candidatem a fazer disciplinas do Mestrado (ainda como graduandos!). A vantagem é simples: você adianta disciplinas do mestrado e, ao mesmo tempo, pode aproveitar essas disciplinas para convalidar no curso de graduação de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC).

Várias disciplinas do Mestrado possuem correspondência direta com àquelas da graduação. Nesse caso, as principais diferenças são na profundidade cobrada nas atividades e algum item a mais de ementa, que exigem mais dedicação do que na graduação. Também existem disciplinas que constam apenas no Mestrado e que também podem ser convalidadas como disciplinas de Tópicos do BCC. A lista completa de convalidações está disponível na página do curso de BCC.  Após concluir a disciplina, nós do mestrado emitiremos uma declaração com a qual você pode requerer a convalidação com a Coordenação do BCC (é um processo tranquilo).

A lista de disciplinas oferecidas a cada semestre está disponível na página do Mestrado. Para se matricular nas disciplinas, você precisa participar do edital para participante externo. Ele sempre é lançado no mesmo mês das matrículas em disciplinas da graduação. Acesse a página de editais do Mestrado, procure e acesse o edital para participante externo para mais informações.

Atenção! Como estudante do BCC, você precisa estar matriculado em pelo menos uma disciplina do BCC no período acadêmico corrente (semestre corrente). Caso você opte por fazer apenas disciplinas do Mestrado, lembre-se de realizar matrícula em ao menos uma disciplina do BCC, como TCC1 ou TCC2, evitando problemas quanto à ausência de matrículas no semestre e possível desligamento do curso!

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Coordenação do Mestrado.