Home
/
Regulamentos
/
Regulamentos agrupados por tópico de interesse
/
Estágio de docência - Regulamentos e documentos associados

Estágio de docência - Regulamentos e documentos associados

Publicado 5/2/2021, 5:28:21 PM, última modificação 5/2/2021, 6:07:00 PM

O estágio de docência busca contribuir para a formação e a preparação de discente de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu para a docência e a qualificação do ensino de graduação.  O discente participará em atividades didático-pedagógicas nos cursos de graduação, envolvendo a elaboração de material didático, a preparação e a apresentação de aulas teóricas ou práticas, a aplicação ou o desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, o acompanhamento de estudos dirigidos, seminários e minicursos. O estágio possui uma carga horária semanal de até 4 horas-aula, conforme o plano definido para o estágio sob responsabilidade do professor da disciplina de graduação, com supervisão do orientador do discente na pós-graduação. 

O estágio de docência está regulamentado pela Instrução Normativa Conjunta PROGRAD-PROPPG 01-2011 (IN PROGRAD-PROPPG 01/2011) Detalhes sobre o estágio, documentação, realização e supervisão devem seguir o definido naquela instrução.

O discente que deseja realizar estágio de docência deve realizar a solicitação conforme documento a seguir, com o consentimento do Professor Responsável pela disciplina do curso e do Professor Orientador. Observe que não é um requisito que o professor responsável pela disciplina seja o orientador da pós-graduação. 

Os passos para iniciar o estágio em docência são os seguintes:

  1. Solicitar realização de estágio em docência. Conforme definido pela IN PROGRAD-PROPPG 01/2011, a solicitação para realização de estágio de docência requer a autorização do orientador e ciência do professor responsável pela disciplina. Os dados necessários são aqueles informados na IN, porém preenchidos em documento específico no SEI. A criação desses documentos é de responsabilidade do orientador, sendo assinado pelo discente, orientador e professor responsável pela disciplina.
  2. Aguardar a decisão sobre a solicitação do estágio em docência. Uma vez solicitada a realização de estágio em docência, ela será analisada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação, verificando se a documentação está correta e se a disciplina do estágio é relacionada a Ciência da Computação. Feita esta verificação, a solicitação será encaminhada para o Colegiado do curso de graduação ao qual a disciplina está vinculada.
  3. Assinar o Termo de acordo. Caso o Colegiado da Graduação aprove a solicitação, será preparado o Termo de acordo para o estágio em docência. Este termo é preparado pelo orientador do discente no SEI, sendo assinado pelo discente, orientador, professor responsável pela disciplina, coordenador do curso de graduação e coordenador do programa de pós-graduação.

Após a conclusão do estágio em docência, será realizada a avaliação do estágio pelo professor responsável pela disciplina, com emissão de parecer pelo professor responsável, com o qual será criado o formulário para avaliação de estágio de docência pelo orientador. Este formulário será assinado pelo professor responsável pela disciplina, orientador e discente. Este formulário depois será encaminhado para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação, finalizando-se o processo de estágio em docência.