Resolução Específica 06 - Normas para entrega da dissertação
RE 06 - revisada e aprovada pelo colegiado em dezembro 2024
Obedecidas as disposições do CAPÍTULO - XII do Regulamento do PPGCEM, o aluno deverá proceder as instruções contidas no documento abaixo
ENTREGA FINAL DA DISSERTAÇÃO
(APÓS A DEFESA)
IMPORTANTE:
1. ESSE INFORMATIVO NÃO SUBSTITUI A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10/2020, DE 17 DE AGOSTO DE 2020 [1] - LEIA A INSTRUÇÃO ANTES DE ENVIAR SUA DISSERTAÇÃO;
2.Incluir o Termo de Licenciamento, que se encontra no Apêndice A deste informativo, no rodapé da Folha de Rosto (conforme exemplo no Apêndice B);
3. A Folha de Aprovação da dissertação deve ser emitida pelo Sistema Acadêmico – solicitar ao orientador - e não deve conter assinaturas ou rubricas;
4. Não é mais obrigatório a inclusão da Ficha catalográfica;
DISCENTE:
ENTREGAR AO ORIENTADOR:
Dissertação finalizada:
1.Em arquivo PDF/A [2] constando: licenciamento no rodapé da folha de rosto e folha de Aprovação;
2. O título do arquivo deve ser salvo com 4 palavras significativas do seu título (em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais)
- Exemplo: analisesistemaseletricospotencia.pdf -
Produto Educacional Finalizado (para os programas profissionais):
1. Quando arquivo textual em PDF/A constando: licenciamento no rodapé da folha de rosto e folha de Aprovação;
2. Se utilizar outra tipologia, quando houver, devem utilizar os formatos a seguir:
CONSULTAR A INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA MAIS DETALHES.
3. Incluir licenciamento (Apêndice A);
4. O título do arquivo deve ser idêntico à da dissertação seguida de underline e a expressão ‘produto’:
Exemplo: analisesistemaseletricospotencia_produto.pdf
ORIENTADOR:
1. Emitir a Folha de Aprovação no sistema acadêmico – Aba Marcação/Resultado da Defesa/Qualificação – enviar para o discente incluir na dissertação;
2. Enviar via Sistema Acadêmico – Aba Orientador - a dissertação, produto educacional e se houver outros documentos referente a dissertação.
IMPORTANTE:
1. Não é necessário preencher os apêndices A e B (Declaração de Autoria e Termo de Autorização para publicação) e nem enviá-los via Sistema Eletrônico de Informação – SEI ;
2. Apenas enviar a dissertação (com a Licença Creative Commons) pelo Sistema Acadêmico;
3. Se houver alguma restrição para publicação da dissertação e/ou produto educacional como: informações de empresa (quando a empresa solicitar restrição) e para patentes, incluir cópia digital no sistema acadêmico do Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas (consta modelo na Instrução Normativa).
4. Quando houver o uso de imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados pessoais digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos (consta modelo na Instrução Normativa) e incluir cópia digital no sistema acadêmico.
CONFERÊNCIA de itens principais:
1) Verificar na Dissertação a existência dos elementos obrigatórios:
✓ Capa completa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em NOME POR EXTENSO DO PROGRAMA, NOME POR EXTENSO do discente, título, cidade e ano de defesa;
✓ Folha de rosto completa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em NOME POR EXTENSO DO PROGRAMA, NOME POR EXTENSO do discente, título, nome do orientador e coorientador (se houver), cidade, ano de defesa e licenciamento no rodapé da folha de rosto;
✓ Folha de aprovação, com o nome do autor, os nomes dos membros da banca,
data da defesa, resultado (emitida pelo sistema acadêmico);
✓ Resumo;
✓ Abstract;
✓ Sumário;
✓ Corpo do trabalho (Introdução, desenvolvimento, considerações finais);
✓ Referências.
2) Verificar no Produto Educacional (para os programas profissionais) (versão PDF/A) a existência de:
✓ Capa completa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em NOME POR EXTENSO DO PROGRAMA, NOME POR EXTENSO do discente, título, cidade e ano de defesa;
✓ Folha de rosto completa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós- Graduação em Tecnologia de Alimentos, nome do discente, título, nome do orientador e coorientador (se houver), cidade, ano de defesa e licenciamento no rodapé da folha de rosto;
✓ Se o produto for em outro formato – incluir somente o Licenciamento.
[1] INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10/2020, DE 17 DE AGOSTO DE 2020 – Estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Pesquisa produzidas nos cursos de Pós- Graduação Stricto Sensu da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFP R (RIUT) (Acesse o Documento).
[2] Instrução Normativa Conjunta 01/2018 PROPPG-PROGRAD de 19/10/2018, que institui a obrigatoriedade apenasdas versões digitais de TCCs, TCCs Lato Sensu, Dissertações e Teses, nas etapas de qualificação, defesa e entrega de versão final à Biblioteca.