Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR Câmpus Pato Branco, oferta o curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional, iniciou suas atividades de ensino e pesquisa em março de 2010.
A elaboração do projeto do programa resultou de um processo de interação entre a UTFPR e a comunidade regional e vem se fortalecendo desde o início da década de 1990 por intermédio da atuação do Grupo de Pesquisa Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional (CEPAD) e do Grupo de Pesquisa Aplicada em Tecnologia de Biomassa e Meio Ambiente (BIOMA), os quais dão sustentação ao PPGDR. Em função das repercussões dessa interação com a comunidade regional e da característica interdisciplinar do programa, a procura nos processos seletivos para a constituição das turmas sempre superou as expectativas do programa. Assim, foram 247 inscrições para 17 vagas na turma 2010, 185 inscrições para 22 vagas na turma de 2011, 169 inscrições para 24 vagas na turma de 2012, sendo três preenchidas com estrangeiros, 183 inscrições para 21 vagas na turma de 2013, 165 inscrições para 21 vagas na turma de 2014 e 143 candidatos para 21 vagas na turma de 2015 selecionados em 2014.
Durante o primeiro triênio, de 2010 a 2012, o PPGDR teve duas linhas de pesquisa na Área de concentração Desenvolvimento Regional Sustentável, a saber: (1) “Ambiente e Sustentabilidade”, (2) “Regionalidade e Desenvolvimento”, entretanto, a partir do primeiro ano do seu segundo triênio, no ano de 2013, instituiu a terceira linha de pesquisa: (3) “Educação e Desenvolvimento”.
A Linha de Pesquisa "Ambiente e Sustentabilidade" investiga as implicações das atividades humanas no meio ambiente, bem como, a biodiversidade e os recursos naturais da região e tecnologias apropriadas à produção, à transformação e à circulação de produtos regionais em bases sustentáveis.
A Linha de Pesquisa "Regionalidade e Desenvolvimento" investiga as dinâmicas socioeconômicas e ambientais do desenvolvimento regional, com estudos orientados no desafio da inovação, sustentabilidade e interdisciplinaridade, com ênfase nos atores, instituições, organizações e políticas públicas.
A Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento objetiva contribuir para a formação de agentes de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como para a formação de educadores, visando ampliar competências no sentido da atuação interdisciplinar através do ensino e da pesquisa sobre distintos aspectos da educação formal e não formal em suas relações com contextos interculturais e com o desenvolvimento regional em bases sustentáveis. Essa linha descende do planejamento estratégico e participativo do PPGDR realizado em 2012 e aprovado pelo colegiado para entrar em atividade a partir de 2013. Essa nova linha se justifica não apenas em função do número de docentes titulados na área de Educação que já pertencem ao quadro permanente do Programa, mas, sobretudo, porque a ampliação da competência de educadores para atuar na perspectiva interdisciplinar e com visão para a sustentabilidade faz parte dos objetivos do Programa. Acrescenta-se, a respeito, que nos processos seletivos desde 2010 é expressivo o número de candidatos inscritos egressos de cursos como Pedagogia e Licenciaturas, ou ainda egressos de outras áreas com interesses de pesquisa em temas da Educação.
Portanto, atualmente o PPGDR oferta 24 vagas anuais, sendo 21 para estudantes brasileiros e 03 para estudantes estrangeiros. Essas vagas são divididas igualmente entre as três linhas de pesquisa, ou seja, sete vagas de candidatos brasileiros e uma de estudante estrangeiro para cada uma das linhas de pesquisa (Ambiente e Sustentabilidade, Regionalidade e Desenvolvimento e Educação e Desenvolvimento).