Estrutura Curricular
A estrutura curricular do PPGEC é composta por disciplinas e atividades complementares que consignam créditos indispensáveis à obtenção do título de Mestre ou Doutor em Engenharia Civil. Listam-se abaixo alguns dos instrumentos normativos do programa que balizam o processo:
- Resolução nº 29/2017 - COPPG - Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) - Câmpus Curitiba
- Instrução Normativa nº 01/2017 – PROPPG - Estabelece os critérios para proficiência em língua estrangeira para os discentes dos cursos stricto sensu
- Resolução nº 01/2014 - Regulamenta o credenciamento e descredenciamento de docentes ao PPGEC
- Resolução nº 02/2010 - Regulamenta o agendamento da defesa final perante o PPGEC
- Resolução nº 01/2009 - Dispõe sobre o estágio de docência para os alunos do PPGEC
O ano letivo do PPGEC é constituído de dois semestres ou períodos. O período letivo é constituído de acordo com o calendário estabelecido pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG). A programação de cada semestre letivo do PPGEC especifica as disciplinas e suas exigências, bem como as demais atividades acadêmicas com o respectivo número de créditos, cargas horárias e ementas.
A unidade básica de avaliação da duração da atividade discente em disciplinas, seminários ou outras atividades acadêmicas é o crédito. Um crédito em disciplina será equivalente a 15 horas de trabalho acadêmico efetivo por período letivo.
Mestrado
Para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:
I. Obter no mínimo 24 créditos;
II. Entregar juntamente com o formulário de solicitação de banca a primeira versão de um artigo científico para publicação relacionado ao tema de sua dissertação;
III. Apresentar Dissertação de Mestrado e ter a mesma aprovada por uma banca examinadora em sessão pública;
IV. Uma vez aprovado na apresentação de sua Dissertação de Mestrado, o candidato terá um prazo de 90 dias para entregar a versão final da Dissertação impressa e em formato digital, para divulgação pública e o comprovante de submissão de artigo científico em periódico qualificado para Engenharias I (Capes).
Dos 24 créditos necessários, quatro serão relativos ao projeto de dissertação e vinte créditos poderão ser obtidos no desenvolvimento das seguintes atividades:
I. No mínimo 16 créditos em disciplinas;
II. No máximo um crédito em Estágio-Docência;
III. No máximo um crédito para publicação comprovada de trabalhos científicos completos em anais de congressos;
IV. No máximo dois créditos para aceite de publicação de artigos em periódicos qualificados para Engenharias I (CAPES).
O Mestrado tem a duração mínima de 12 e máxima de 24 meses. Em casos extraordinários e por solicitação justificada do professor orientador, o prazo máximo pode, por decisão do Colegiado do Programa, ser prorrogado por até seis meses.
Caso o aluno não efetue a entrega da versão final de sua Dissertação dentro do prazo previsto, todos os créditos e exames já obtidos perdem a validade no âmbito do Programa, sendo a matrícula automaticamente cancelada.
Doutorado
Para obtenção do título de Doutor em Engenharia Civil, o aluno deverá cumprir os seguintes requisitos:
I. Obter no mínimo 48 créditos;
II. Entregar juntamente com o formulário de solicitação de banca a comprovação de submissão de um artigo científico para publicação relacionado ao tema de sua tese;
III. Apresentar Tese de Doutorado e ter a mesma aprovada por uma banca examinadora em sessão pública;
IV. Uma vez aprovado na apresentação de sua Tese de Doutorado, o candidato terá um prazo de 90 dias para entregar a versão final da Tese impressa e em formato digital, para divulgação pública e o comprovante aceite de artigo científico em periódico qualificado para Engenharias I (Capes).
Dos 48 créditos necessários, quatro serão relativos ao Projeto de Tese e 44 créditos poderão ser obtidos no desenvolvimento das seguintes atividades:
I. No mínimo 40 créditos em disciplinas;
II. No máximo dois créditos em Estágio-Docência;
III. No máximo um crédito para publicação comprovada de trabalhos científicos completos em anais de congressos;
IV. No máximo dois créditos para aceite de publicação de artigos em periódicos qualificados para Engenharias I (Capes).
O Doutorado terá a duração mínima de 24 e máxima de 48 meses. Em casos extraordinários e por solicitação justificada do professor orientador, o prazo máximo poderá, por decisão do Colegiado do Programa, ser prorrogado por até seis meses.
Caso o aluno não efetue a entrega da versão final de sua Tese dentro do prazo previsto, todos os créditos e exames já obtidos perderão a validade no âmbito do Programa, sendo a matrícula automaticamente cancelada.
O aluno do PPGEC pode cursar disciplinas em outros programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes, tanto programas internos como externos à UTFPR. É limitado a 12 o número de créditos máximo validados para os alunos de Mestrado e 18 o número de créditos máximo validados para os alunos de Doutorado. Só podem ser validados créditos com conceito igual ou superior a C ou nota equivalente.
No máximo dois créditos por artigo publicado em periódico qualificado para Engenharia I (Capes); e no máximo um crédito para artigo publicado em anais de eventos científicos. A soma dos créditos obtidos com publicações em eventos é limitada a três créditos.