Home
/
Destaques
/
Artigo do PPGAEE-CP premiado no Congresso Brasileiro de Automática

Artigo do PPGAEE-CP premiado no Congresso Brasileiro de Automática

Publicado 11/2/2022, 12:33:59 PM, última modificação 3/8/2024, 1:46:11 PM
Artigo do PPGAEE-CP premiado no Congresso Brasileiro de Automática

Prof. Dr. Marcelo Favoretto Castoldi recebe a premiação do artigo.

No dia 18 de outubro de 2022, durante o Congresso Brasileiro de Automática, houve o evento de premiação dos melhores artigos da conferência e o trabalho do doutorando Renato Kazuo Miyamoto, membro do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) do CIPECA/PPGAEE-CP/UTFPR, Campus Cornélio Procópio, se destacou, ficando entre os três melhores artigos de alunos de doutorado e recebendo a menção honrosa pelo destaque científico. Nesta premiação, foram considerados os critérios de originalidade, relevância do trabalho para a área, clareza na apresentação do assunto e qualidade da pesquisa reportada no trabalho. Vale destacar que esta pesquisa é feita em parceria com a WEG.

De acordo com o Renato, a premiação é um motivo de orgulho aos membros do Laboratório de Sistemas Inteligentes demonstrando os resultados das pesquisas realizadas. Esse trabalho iniciou-se durante o seu mestrado que buscou solucionar demandas da indústria em conjunto com a pesquisa científica. Por isso, aproveita para agradecer a todas as pessoas e instituições que contribuíram na pesquisa.

O parceiro industrial, Dr. Sebastião Lauro Nau escreve: “A WEG tem apoiado historicamente projetos de P&D inovadores em parceria com Universidades por acreditar que a união de esforços, talentos e conhecimentos sempre produzirá os melhores resultados para os parceiros e para a sociedade. Além disso, é por meio da constante interação Universidade-Empresa que acontece a compreensão mútua dos importantes papéis de cada instituição, fator fundamental para alavancar qualquer desenvolvimento científico-tecnológico.”

O Professor Dr. Alessandro Goedtel, orientador da pesquisa, destaca que o trabalho atende a demanda de melhoria da eficiência energética em processos industriais com cargas mecânicas de alto teor inercial. Por meio de simulações e experimentos em bancada construída exclusivamente com esta finalidade, verifica-se que a energia cinética pode ser devolvida a rede por meio dos princípios da conversão eletromecânica de energia de forma direta e robusta. Assim, com a parceria e apoio da WEG ao projeto, o trabalho de doutorado do pesquisador Renato Kazuo Miyamoto atende demandas energéticas relevantes por meio de uma solução inovadora alicerçada na parceria Universidade-Empresa.

...

Parabéns aos autores e pelo mérito científico apresentado. Seguem as informações do artigo, que estará nos anais do evento:

Autores:

Renato Kazuo Miyamoto, Alessandro Goedtel, Marcelo Favoretto Castoldi, Sebastião L. Nau and Adilson C. Machado

Título:

Compensação de Afundamentos de Tensão usando Armazenamento de Energia em Volantes Inerciais com Geradores conectados à Rede

Resumo:

Este trabalho apresenta um método de compensação de energia elétrica aplicando um gerador de indução conectado diretamente à rede elétrica. O método utiliza um volante cilíndrico de alto teor inercial acoplado ao gerador, para o armazenamento de energia cinética que será convertida em energia elétrica. Indutores toroidais são utilizados para mitigar os transitórios de corrente na injeção de energia na rede. A validação ocorre por meio de testes em uma bancada experimental, e os resultados mostraram que o sistema pode suprir afundamentos momentâneos de tensão de até 0,2pu trifásico e 0,4pu por fase.