Disciplinas

Publicado 7/4/2018, 9:31:08 AM, última modificação 7/4/2018, 11:28:12 AM
Áreas relacionadas: MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO / FENÔMENOS DE TRANSPORTE E MECÂNICA DOS SÓLIDOS

METODOLOGIA DA PESQUISA

Obrigatória (S/N): SIM Carga Horária: 30 Créditos: 02
Ementa: Redação Científica. Elaboração e realização de um projeto de pesquisa. Revisão bibliográfica. Bases de dados para pesquisa, indicadores e formas de seleção de publicações. Preparação da dissertação abordando temas tais como tema, revisão bibliográfica, fichamento, anteprojeto. Aspectos na elaboração de textos originais. Estrutura da dissertação: introdução, desenvolvimento, conclusão. Uniformização redacional: Tabelas, figuras, abreviaturas, referências bibliográficas. Uniformização gráfica: formas e disposições gráficas. Elementos complementares como sumário, folha de rosto, participação em seminários de notáveis profissionais convidados e apresentação de um seminário individual escolhido pelo aluno e seu orientador relacionado à futura dissertação.


MÉTODOS DE ANÁLISE DINÂMICA DE ESTRUTURAS

Obrigatória (S/N): NÃO Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Princípios da Dinâmica Newtoniana. Dinâmica Analítica: métodos baseados na energia. Sistemas de vários graus de liberdade – formulação matricial e análise modal. Métodos Aproximados. Introdução ao Método dos Elementos Finitos para Análise de Vibração. 


TEORIA DE ELASTICIDADE

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Tensão, deformação; Invariantes; Decomposição de tensores; Lei de Hooke, relações entre Tensão e Deformação, Problemas bi e tridimensionais da Elasticidade; Análise tridimensional de tensões: Equações de Transformação no caso Triaxial; Tensões Principais: autovalores e autovetores do tensor de tensão; Invariantes do Estado de Tensão; Tensões Octaédricas. Critérios de Falha: Critérios de Fratura para Materiais Frágeis; Critério de Escoamento da Máxima Tensão Cisalhante (Tresca); Critério da Energia de Distorção (Von Mises); Componentes Hidrostático e Desviador do Estado de Tensão. Fundamentos da Teoria da Elasticidade: Estado de Tensão em um Sólido Contínuo; Estado de deformação: Relações Deformação-Deslocamento (equações cinemáticas), deformação em 3 dimensões e os Invariantes da deformação; Equações Diferenciais de Equilíbrio; Equações de Compatibilidade: Interpretações matemática e física; Princípio de Saint-Venant; Problemas Bidimensionais; Equação de Compatibilidade para o caso bidimensional 


CONFIABILIDADE E OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Fundamentos de Probabilidade, Estatística, Teoria Intervalar e Fuzzy; Modelagem de Parâmetros e Processos Incertos; Propagação de Incertezas e abordagem probabilística; Método de Análise Intervalar; Método Fuzzy; Conceitos de Sensibilidade e Confiabilidade. Otimização de Estruturas. 


MATERIAIS COMPÓSITOS POLIMÉRICOS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 30 Créditos: 02
Ementa: Introduzir os principais aspectos relacionados aos materiais compósitos, especialmente: definição, requisitos, benefícios e limitações; tipos e estruturas de reforço; matrizes poliméricas mais usuais; características interfaciais e de adesão; fabricação de compósitos poliméricos termorrígidos, termoplásticos reforçados; propriedades de interesse. 


VIBRAÇÕES MECÂNICAS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Resposta livre e forçada de sistemas dinâmicos com um grau de liberdade. Isolamento de Vibrações. Análise de sistemas com dois graus de liberdade. Análise de sistemas com múltiplos graus de liberdade. Introdução a análise modal. Sistemas contínuos.


MECÂNICA CLÁSSICA

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Estática dos Corpos Rígidos em duas Dimensões; Estática dos Corpos Rígidos em três Dimensões; Forças Distribuídas; Estruturas; Vigas; Cabos; Atrito; Momento de Inércia. Cinética dos Sistemas de Pontos Materiais; Cinemática dos Corpos Rígidos; Cinemática dos Corpos Rígidos; Momentos de Inércia; Força, Massa e Aceleração; Trabalho e Energia; Impulso e Quantidade de Movimento.


COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Comportamento elástico dos materiais, Princípios da teoria de plasticidade, Deformação plástica em monocristais, teoria das discordâncias, mecanismos de endurecimento, ensaios mecânicos de materiais, Fluência e relaxamento, conformação plástica dos metais. 


TÓPICOS ESPECIAIS: REDES NEURAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA EM ESTRUTURAS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Redes Neurais Avançada. Modelos Neurais Híbridos. Máquinas de Vetores de Suporte. Árvores de Decisão. Neurônios no cérebro, Perceptrons, Memória matricial de correlação, Modelos recorrentes, Redes feed-forward Multiníveis, Redes Neurais Sem Peso. Aplicações em Estruturas: Detecção de falhas, modelagem e controle de estruturas. 


TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTRUTURAS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Ementa a definir pelo professor responsável pela disciplina, abrangendo tópicos avançados de interesse na área de Engenharia Mecânica. 


ANÁLISE HIGROTÉRMICA E ENERGÉTICA DE AMBIENTES

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Introdução a análise higrotérmica e energética de ambientes; Revisão dos conceitos básicos de psicrometria e processos psicrométricos; Conforto térmico; Termofísica das construções; Sistemas passivos e ativos de climatização; Regulamentação energética de edificações; Transferência combinada de calor e massa. 


ENGENHARIA DA COMBUSTÃO E GASEIFICAÇÃO

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Combustíveis. Descrição dos fenômenos de combustão e gaseificação. Termodinâmica das reações químicas. Cinética e mecanismos de reação. Modelagem da combustão e gaseificação em reatores industriais. Aspectos tecnológicos e ambientais. 


MECÂNICA DOS FLUIDOS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Cinemática dos fluidos. Formulação integral e diferencial. Equação de Navier-Stokes. Escoamento na camada limite. Escoamento interno e externo. Escoamento potencial. Escoamento Compressível. 


MÉTODO DOS VOLUMES FINITOS EM CONDUÇÃO-CONVECÇÃO

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Formulação Matemática. Métodos de Discretização. Condução de Calor. Convecção e Difusão. Cálculo Computacional de Escoamentos Fluidos. 


SISTEMAS GÁS-SÓLIDO

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Caracterização de partículas sólidas. Dinâmica da partícula. Separação gás-sólido. Arraste e Elutriação. Fluidização. Transporte pneumático. Transferência de calor em sistemas gás-sólido. Aplicações Industriais. 


TERMODINÂMICA

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Conceitos Fundamentais. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Entropia. Irreversibilidade e Exergia. Relações termodinâmicas. Sistemas multicomponentes. Equilíbrio químico. Equilíbrio de fases. B


TRANSFERÊNCIA DE CALOR 

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Conceitos fundamentais. Condução unidimensional em regime permanente. Condução bidimensional em regime permanente. Condução transiente. Convecção forçada em escoamento externo. Convecção forçada em escoamento interno. Convecção natural. Trocadores de calor. Radiação térmica. 


TUBOS DE CALOR E TERMOSSIFÕES

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Introdução. Fundamentos Físicos. Limites Operacionais. Metodologia de Projeto. Procedimentos de Concepção. Testes Experimentais. Aplicações. 


CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04
Ementa: Introdução. Átomos e ligações atômicas. Estrutura dos sólidos cristalinos e amorfos. Defeitos e difusão. Propriedades físicas (eletrônicas, óticas, mecânicas, magnéticas, térmicas) dos materiais. Classificação e seleção dos materiais e suas aplicações. Relações entre microestrutura e propriedades dos materiais. Aspectos econômicos, sociais e ambientais na utilização de materiais. 


FUNDAMENTOS DE USINAGEM

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 60 Créditos: 04

Ementa: Movimentos e grandezas nos processos de usinagem. Geometria da ferramenta de corte. Formação de cavacos e interface cavaco-ferramenta. Forças e potências de usinagem. Temperatura no processo de usinagem. Materiais para ferramentas. Avarias, desgastes e mecanismos de desgaste das ferramentas de corte. Integridade superficial. Usinabilidade dos materiais. Fluidos de corte. Monitoramento e simulação do processo de usinagem. 


PROCESSAMENTO E METALURGIA DE MATERIAIS SEMI-SÓLIDOS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Introdução aos materiais semi-sólidos, histórico e estado da arte. Processos de obtenção de pastas reo e tixofundidas: processos envolvendo agitação, processos envolvendo fusão parcial, novos processos. Mecanismos de formação de estruturas reo e tixofundidas. Influência de parâmetros de fabricação nas características estruturais das pastas reo e tixofundidas. Propriedades de escoamento de pastas reo e tixofundidas. Aplicações da tecnologia de semi-sólidos: reo e tixoprocessamento para fundição, forjamento, extrusão e fabricação de compósitos. Propriedades de produtos reo e tixofundidos. 


PROCESSOS DE FUNDIÇÃO DOS METAIS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Parâmetros envolvidos nos processos de fundição de metais em Moldes Permanentes e Não Permanentes (ou em areias). Operações de Moldagem e Macharia. Elaboração de ligas. Componentes das areias de fundição e seu controle. Fatores que influenciam o Tempo de Banca. Equipamentos de fundição. Processos avançados de fundição. Defeitos de fundição. 


PROCESSOS DE SOLDAGEM E REVESTIMENTOS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Processos de Soldagem, Física do Arco Elétrico, Ciclos Térmicos em Soldagem, Transferência de Metal de Adição, Microestrutura da Zona Fundida e Zona Afetada pelo Calor, Solidificação e Segregação da Poça Fundida, Transformações de fase no estado sólido durante a soldagem, Problemas Especiais de Soldagem, Conceito de Engenharia de Superfície, Revestimentos: Conceito, Estrutura e Propriedades, Processos de Deposição de Revestimentos Superficiais, Técnicas de caracterização de revestimentos, Estudos de Casos. 


PROJETO DE LIGAS E SOLIDIFICAÇÃO DE METAIS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Termodinâmica de Soluções. Critérios de Equilíbrio e Potencial Químico. Sistemas condensados e equilíbrio de fases. Regra das fases. Diagramas de fases. Solidificação: Nucleação e Crescimento de cristais. Solidificação: Redistribuição de soluto e seus aspectos práticos. Estruturas de Solidificação. Aspectos da transferência de Calor na Solidificação. Estudos avançados na elaboração de ligas metálicas. 


FABRICAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS NANOESTRUTURADOS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Apresentação da nanociência e nanotecnologia. Estudo dos efeitos de confinamento: propriedades de átomos, moléculas e efeitos de superfície, propriedades decorrentes de tamanho, materiais 0D-2D. Métodos de caracterização de nanomateirais. Modelagem e simulação computacional de nanomateriais. Uso e perspectivas de utilização de nanomateriais e materiais avançados nos campos de geração de energia, materiais magnéticos, eletrônica, sensores, biomateriais e medicina, e bens manufaturados em geral. 


CORROSÃO ASSOCIADA A ESFORÇOS MECÂNICOS

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Base eletroquímica da corrosão. Termodinâmica e cinética eletroquímica. Dissolução anódica. Passivação. Fatores metalúrgicos e mecânicos na corrosão. Corrosão sob tensão: intergranular e transgranular. Corrosão sob fadiga. Fragilização sob hidrogênio. Corrosão com erosão, cavitação. Corrosão sob atrito. Fragilização por metal líquido. 


TÓPICOS ESPECIAIS II

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Ementa a definir pelo professor responsável pela disciplina, abrangendo tópicos avançados de interesse na área de Engenharia Mecânica. 


TRIBOLOGIA

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Contextualização das diversas área de utilização da tribologia; Conceitos sobre topografia e contato entre superfícies (rugosidade e topografia, contato macroscópico e microscópico); Mecanismo de desgaste e de atrito em: processos de usinagem, processos de fabricação primários e secundários e processos de soldagem; Testes e análises de bancadas utilizando tribômetros; Análise de falhas tribológicas (análise de peças após uso/falhas, em peças soldadas, análise de lubrificantes tradicionais e ambientalmente correto); Overview de tópicos avançados (efeitos tribo-químicos, revestimento e tratamento de superfícies, - caracterização 3D de superfícies, modelamento computacional de fenômenos tribológicos, utilização da Biotribologia); Requisitos tribológicos na mobilidade elétrica (testes por fadiga de contato). 


FUNDAMENTOS DE FABRICAÇÃO E MANUFATURA SUSTENTÁVEL

Obrigatória (S/N): N Carga Horária: 45 Créditos: 03
Ementa: Conceitos de sustentabilidade; Políticas sociais, empresariais e de meio ambiente; Introdução à fabricação e manufatura sustentável; Princípios da manufatura sustentável; Métricas para a fabricação e manufatura sustentável; Sistemas de produção e economia circular; Implicações ambientais de fabricação e manufatura; Fabricação e manufatura por meio de suprimento de energia limpa; Tecnologias para assegurar a fabricação e manufatura sustentável; Futuro da fabricação e manufatura sustentável.