Home
/
Edital 01/2024
/
Mestrando do PPGFA e egresso do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR recebe prêmio em conferência internacional

Mestrando do PPGFA e egresso do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR recebe prêmio em conferência internacional

Publicado 11/19/2018, 9:58:33 AM, última modificação 3/7/2024, 2:48:40 PM
O mestrando Rafael Battistella Nadas tem seu trabalho “Synthesis and Optical Characterization of Terfenol-D Nanoparticles” premiado na SBFoton International Optics and Photonics Conference 2018

O mestrando do PPGFA-UTFPR Rafael Battistella Nadas apresentou seu trabalho intitulado: “Synthesis and Optical Characterization of Terfenol-D Nanoparticles” na conferência: SBFoton lnternational Optics and Photonics Conference, que ocorreu de 8 a 10 de outubro em Campinas – SP. Ele conquistou o segundo lugar geral, numa competição criada pela comissão organizadora, tendo em vista os seguintes critérios: qualidade e originalidade, relevância para a área, clareza e apresentação visual do trabalho. Com o prêmio, a SBFoton também busca promover a motivação e engajamento de estudantes no Simpósio, o aprimoramento na qualidade das comunicações e o reconhecimento da excelência da pesquisa na pós-graduação.

Rafael é egresso do curso de Licenciatura em Física do DAFIS (câmpus Curitiba) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) da UTPFR, sob orientação dos professores Ricardo Canute Kamikawachi e Arandi Ginane Bezerra Jr - ambos do DAFIS - e realiza seu trabalho de pesquisa no laboratório FotoNanoBio.

A SBFoton International Optics e Photonics Conference, SBFoton Conference, é um evento anual organizado e promovido pela Sociedade Brasileira de Fotônica, SBFoton, com apoio técnico da IEEE Photonics Society (IPS). A conferência tem como objetivo o intercâmbio e disseminação de conhecimento científico e tecnológico em Biofotônica, Fotônica Integrada e Optoeletrônica, Lasers, Comunicações Óticas, Ótica e Instrumentação, Sensores e áreas afins. Reúne representantes nacionais e internacionais de universidades, instituições de pesquisa, empresários e fabricantes de equipamentos e dispositivos. Também visa identificar novos tópicos de pesquisa e oportunidades de negócios, unindo forças em uma rede que visa a encaminhar uma maior interação entre os participantes. Esta foi a primeira edição, sob o tema "Gathering All" e o programa abordou os desafios enfrentados, as tendências tecnológicas e os processos de desenvolvimento de produtos por universidades e centros de pesquisa e também pelo segmento da indústria.