Destaques
/
Projeto de Astrofísica do PPGFA é aprovado no Santos Dumont

Projeto de Astrofísica do PPGFA é aprovado no Santos Dumont

Publicado 12/4/2019, 10:47:23 AM, última modificação 12/4/2019, 10:50:32 AM
Grupo de extragaláctica terá acesso ao mais potente supercomputador do país

Um projeto de pesquisa do PPGFA em Astrofísica foi recentemente aprovado no supercomputador Santos Dumont. O projeto intitulado "Simulações de Dinâmica Galáctica e Aglomerados de Galáxias" é coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Eduardo Garcia Machado.

Santos Dumont (https://sdumont.lncc.br/) é um supercomputador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado em Petrópolis/RJ. Possui capacidade instalada de processamento da ordem de 1 petaflop/s e dispõe de um total de 18.144 núcleos de CPU distribuídos em diversos nós. Para o projeto dos pesquisadores do PPGFA foram alocadas 600.000 horas de processamento.

Por meio de cálculos computacionais de alto desempenho, o grupo de pesquisa em extragaláctica estuda a evolução das maiores estruturas do Universo: as galáxias e os aglomerados de galáxias. As simulações numéricas têm como ingredientes estrelas, gás e também matéria escura, evoluindo na presença de interações gravitacionais e hidrodinâmicas. Com essas simulações, é possível analisar colisões de aglomerados e comparar as previsões teóricas com os dados obsevacioanis provenientes de telescópios espaciais e de observatórios no Chile. Universos simulados em computador também permitem acompanhar a formação de galáxias ao longo de bilhões de anos de evolução cósmica. Esses trabalhos exigem simulações paralelas de alta resolução.

O grupo de pesquisa inclui alunos de mestrado do PPGFA, bem como alunos de iniciação científica na UTFPR, que terão acesso ao mais potente supercomputador do país para desenvolver seus trabalhos em astrofísica extragaláctica.