Página Inicial
/
Destaques
/
Seminários do PPGFA: "O LNLS vem ao PPGFA/DAFIS"

Seminários do PPGFA: "O LNLS vem ao PPGFA/DAFIS"

Publicado 5/17/2019, 8:01:14 AM, última modificação 5/17/2019, 8:05:07 AM
Dra. Nathaly Archilha e Me Débora Magalhães do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

1a Parte: Sirius e imagens multidimensionais - o que será possível com o novo acelerador de partículas brasileiro? (Dra Nathaly Archilha)

Imagens multidimensionais de raios X podem revelar diversas propriedades de um material ou amostra. O termo 3D é comumente utilizado como referência à imagens tridimensionais, porém, quando alguma outra informação é adicionada à essa imagem, ela ganha novas dimensões. Como um exemplo, pode-se pensar em uma imagem 3D que possua informações mineralógicas obtidas através da difração de raios X ou diferentes contrastes químicos, obtidos através da fluorescência de raios X. O objetivo principal desse seminário é apresentar as novas possibilidades de imageamento de raios X que estarão disponíveis no Sirius, além de explicar como é possível ter acesso à esse laboratório, que é aberto à comunidade cientifica mundial.

2a Parte: Detectores e a Luz Síncrotron (Me. Débora Magalhães)

No Laboratório Nacional de luz Síncrotron (LNLS), a radiação eletromagnética de amplo espectro gerada pelo acelerador de elétrons é utilizada para investigar diversos materiais. A informação resultante da interação entre a radiação e a matéria é detectada e então mensurada. Esta palestra busca elucidar o funcionamento básico de um detector de radiação. Serão abordados os detectores utilizados atualmente nas diversas aplicações de luz síncrotron, as figuras de mérito utilizadas para escolher o detector que melhor se adequa a cada aplicação, bem como os projetos de detectores para o novo acelerador de elétrons brasileiro, Sirius, em fase de prototipagem, e os desafios atuais da tecnologia de detecção.

Para certificados acesse even3.com.br/SEMPPGFA e se inscreva na atividade.