Página Inicial
/
Destaques
/
Seminários do PPGFA: "Uma nova luz sobre a nossa estrela, o Sol"

Seminários do PPGFA: "Uma nova luz sobre a nossa estrela, o Sol"

Publicado 3/3/2020, 11:30:14 AM, última modificação 3/3/2020, 11:32:36 AM
O Dr. Mark Cheung é pesquisador sênior no Lockheed Martin Solar & Astrophysics Laboraroty (LMSAL) e cientista responsável pelo instrumento Atmospheric Image Assembly (AIA), o qual está a bordo do satélite Solar Dynamic Observatory (SDO) da NASA. Ele também é mentor de um projeto no Frontier Development Lab (FDL) da NASA, laboratório responsável pela aplicação de Inteligencia Artificial (IA) na análise e processamento de dados astronômicos. Atua ativamente na divulgação científica, já tendo aparecido em documentários e apresentado palestras públicas no Griffith Observatory, em Los Angeles, e no Smithsonian Air & Space Museum, em Washington DC.

Observações realizadas nos últimos anos por telescópios e satélites mostraram que o Sol é uma estrela magneticamente ativa. A partir da sua atmosfera, a qual se encontra a temperaturas de dezenas de milhões de kelvin, são emitidas partículas altamente energéticas e radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda. Essa atividade é regulada pelo campo magnético, observado através de lentes polarizadas, o qual possui um ciclo de aproximadamente 11 anos.

No aniversário de 10 anos do satélite SDO junte-se ao Dr. Mark Cheung para descobrir o que as últimas missões da NASA tem revelado sobre os mistérios do Sol. Veja o Sol em diferentes “cores”, aprenda sobre as tempestades solares e sobre a ligação magnética entre o Sol e a Terra.