Home
/
Área Acadêmica
/
Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Publicado 8/22/2018, 12:13:04 PM, última modificação 3/7/2024, 2:52:18 PM

GPECT - Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia

O Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia agrega pesquisadores de diferentes Universidades Brasileiras e Internacionais, tendo como objetivo investigar processos de formação de professores de Química e/ou Ciências tanto no contexto da formação inicial como da formação permanente.
O grupo preocupa-se com concepções pedagógicas e epistemológicas associadas: à formação docente na educação básica e no ensino suprerior; aos estudos em Paulo Freire; ao processo de ensino e de aprendizagem de Ciências; à história e a filosofia da Ciência; e às tecnologias na educação em
Ciências. As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo se articulam, de maneira diversa, as discussões de caráter CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em que estas estejam presentes tanto para viabilizar a compreensão de como se estabelecem tais relações, como a de incluir outras temáticas na formação docente, como por exemplo, a educação inclusiva, a educação de jovens e adultos (EJA), o desenvolvimento de atividades lúdicas, a abordagem temática.

Divulgação Científica e Mediações Tecnológicas Interdisciplinares em Ciências da Natureza

Divulgação Científica da pesquisa em ciência básica e aplicada realizadas no INDI Saúde e no Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz Paraná. - Autoria dos docentes do grupo de artigos sobre Ensino de Física Moderna e Contemporânea em periódicos com Qualis A2 e B1. - Grupo precursor na introdução da Videoanálise no Ensino de Física no Brasil, sendo tradutor da versão em Português BR do software livre Tracker e autores dos primeiros artigos em língua portuguesa sobre Videoanálise no Ensino de Física.