Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Interesse de Pesquisa
conteúdo

Interesse de Pesquisa dos Docentes

por ksue publicado 22/08/2018 13h06, última modificação 17/07/2021 12h16
Clique no nome dos docentes para visualizar o lattes

Alisson Antônio Martins

 Educação e Ensino de Física, com ênfase nas temáticas: formação de professores de Física, processo de ensino-aprendizagem, pesquisa em Ensino de Física e livros didáticos de Ciências e de Física.
amartins@utfpr.edu.br

Álvaro Emílio Leite

Apropriação e uso de metodologias e recursos didáticos de Ciências Naturais, especialmente os recursos que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Física.
alvaroleite@utfpr.edu.br

Arandi Ginane Bezerra Jr

Atualmente, nosso trabalho é desenvolvido a partir de duas perspectivas diversas e complementares: a pesquisa em Física / Ciência de Materiais e a pesquisa em Ensino (de Física / Ciências). A primeira diz respeito à atuação no campo interdisciplinar da nanobiofotônica, com foco na síntese de nanopartículas e nanoestruturas visando ao desenvolvimento de biosensores e sistemas para diagnóstico em saúde, ao estudo de efeitos biológicos de nanopartículas e a aplicações relacionadas à plasmônica. A segunda corresponde ao estudo, desenvolvimento, implantação e divulgação de tecnologias livres no Ensino, em particular, no Ensino de Física; outro foco é a Divulgação Científica. No PPGFCET, buscamos contribuir para a formação (inicial e continuada) de professores e para a melhoria e requintamento do ensino de ciências nas escolas e universidades brasileiras. Temos buscado desenvolver trabalhos a partir do uso da videoanálise – tema em que somos referência. Outra área em que atuamos é o Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Também atuamos no Ensino de Biologia, com ênfase na produção de materiais didáticos. Além disso, fomentamos a divulgação de atividades de pesquisa e temas avançados relacionados à produção do conhecimento tal como se dá em laboratórios de pesquisa. Para isso, buscamos dialogar com campos diversos, incluindo o design e o jornalismo científico. Acreditamos que nossa presença e participação ativa nas comunidades de pesquisadores em Ensino e em Física / Materiais, dadas suas múltiplas inter-relações, proporciona uma perspectiva interessante e referenciada do trabalho acadêmico e de suas potencialidades e desdobramentos na escola, no laboratório e na academia.
arandi@utfpr.edu.br

Carlos Alberto Marques

Formação, ensino e pesquisa, visando: 1) contribuir para formação inicial e continuada de professores de Química e de Ciências; 2) desenvolver investigações sobre questões ambientais, a partir do enfoque da Química Verde e da Sustentabilidade Ambiental, explorando suas implicações à formação de professores e ao ensino de nossa área; 3) desenvolver pesquisas sobre diferentes aspectos ligados ao Ensino da Química, entre os quais: currículo, práticas docentes, modalidades, espaços, abordagens e perspectivas teóricas, experimentação, contextualização, CTS-A e Educação Ambiental na perspectiva crítica.
carlos.marques@ufsc.br

 

 Carlos Eduardo Fortes Gonzalez

Meio Ambiente e Educação: Interessa, especificamente, a Educação Ambiental em correlação à contextualização e  interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências; em correlação à formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências e em correlação à Química e Educação Ambiental.
cefortes@utfpr.edu.br

Fabiana Pauletti

Métodos investigativos de ensino e de aprendizagem em Química/Ciências, mais especificamente a pesquisa em sala de aula, o educar pela pesquisa e o ensino por investigação. Formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento de materiais didáticos e uso das TICs para o ensino de conceitos abstratos.
fpauletti@utfpr.edu.br

 


Fabiana Roberta G.S. Hussein

Formação inicial e permanente de professores; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação a distância; Atividades lúdicas: jogos e teatro; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Experimentação e Tecnologia no Ensino de Ciências/Química; Ensino Química e Ciência;
Divulgação Científica.
fabianah@utfpr.edu.br


Flávia Dias de Souza

Formação de professores e Aprendizagem da Docência, à luz de pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultura e da Teoria da Atividade.
flaviad@utfpr.edu.br

João Amadeus Pereira Alves

Estudos e pesquisas situam-se na Formação Inicial e Continuada de Professores dos Anos Iniciais ao Ensino Superior. Eles estão centrados nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente; Questões Sociocientíficas; Alfabetização Científica e Tecnológica; Teoria Crítica e Educação em Ciências; Linguagem e Cognição no Processo Ensino-Aprendizagem; Currículo em Ensino de Ciências; Ensino de Física, Química e Biologia; Relação Universidade-Escola; Autonomia & Identidade Docentes; Repertórios & Saberes Docentes. As concepções metodológicas que têm sido implementadas nas pesquisas desenvolvidas sob minha orientação estão centradas em: Pesquisa-Ação Educacional; Grounded Theory; Aprendizagem Centrada em Eventos; Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; Semiótica Social e Semiótica Peirceana; Análise Fenomenológica.
joaoalves@utfpr.edu.br

 

Desenvolvimento, validação e divulgação de metodologias e estratégias visando potencializar a Educação Ambiental nos diversos níveis de ensino. Implementação de recursos
jlmorais@utfpr.edu.br

Luciane Ferreira Mocrosky

Ensino de matemática, formação de professores de Ciência e de Matemática, Educação tecnológica no âmbito das ciências e da matemática; Fenomenologia em Educação Matemática.
mocrosky@utfpr.edu.br

Leonir Lorenzetti

Educação em Ciências, principalmente nas discussões sobre formação inicial e continuada de professores de ciências, alfabetização científica e tecnológica, CTS/CTSA, epistemologia de Fleck, metodologias na Educação em Ciências, Educação Ambiental e Pesquisa do Estado do Conhecimento.
leonir@quimica.ufpr.br

 

Marcelo Lambach

Formação inicial e permanente de professores; Ensino na perspectiva de Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Epistemologia; História e filosofia da ciência;  Formação de professores; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
marcelolambach@utfpr.edu.br


Marcelo Souza Motta

Tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática; desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de matemática; formação inicial e continuada de professores de matemática; etnomatemática e possibilidades metodológicas no ensino de Matemática.
marcelomotta@utfpr.edu.br


Marco Aurélio Kalinke

Ensino e a aprendizagem de Matemática com o uso de tecnologias; a História da Matemática como suporte para o ensino; a Formação de professores de Matemática. Interesses específicos em Objetos de aprendizagem de Matemática, materiais didáticos digitais, história da Matemática, uso do Geogebra, Scratch e outros aplicativos para o ensino e a aprendizagem da Matemática.
kalinke@utfpr.edu.br


Marcos Antonio Florczak

Desenvolvimento, avaliação e divulgação de metodologias e estratégias para a uma educação interdisciplinar no ensino fundamental e médio. A Interdisciplinaridade sendo aqui compreendida como baseada nas inter-relações entre as ciências que estudam a natureza e
também suas relações com as ciências humanas, filosofia e os demais campos da cultura, incluído as artes, o ambiente e as políticas públicas.
florczak@utfpr.edu.br

Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Educação Matemática (veja www.mariabicudo.com.br), coordeno grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática - FEM (veja em www.sepq.org.br/fem). Meu interesse: focar a questão da constituição e da produção do conhecimento matemático, assumindo a visão da Filosofia Fenomenológica.
mariabicudo@gmail.com

 

Maria Lucia Panossian

Projetos preferencialmente vinculados à teoria histórico-cultural e teoria da atividade e relacionados à produção do conhecimento matemático (movimento histórico e lógico); aos processos de organização do ensino de matemática (questões didáticas e metodológicas) e de
formação inicial e continuada de professores.
mlpanossian@utfpr.edu.br

Mirian Maria Andrade Gonçalez

Projetos preferencialmente vinculados à: Ensino de matemática, Formação de professores de Matemática, História da Educação Matemática, Livros didáticos.
miriangoncalez@utfpr.edu.br

Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências; Recursos Educacionais Abertos, seus repositórios e suas políticas no Ensino de Ciências; Objetos Educacionais no Ensino de Ciências: concepção, avaliação e mediação embasada em Teorias de Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física Moderna e Contemporânea; Ciclomobilidade e Mobilidade Urbana como temas geradores no Ensino de Ciências.
nestorsf@utfpr.edu.br


Noemi Sutil

Formação de professores de Ciências e propostas educacionais envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
noemisutil@utfpr.edu.br

Nuria Pons Vilardell Camas

Práticas Pedagógicas e a Formação de Professores no entendimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no fazer curricular; na adoção e adaptação das tecnologias e tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; no aprofundamento do entendimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino; no aprofundamento e no entendimento de mediação, protagonismo, colaboração, cooperação na Educação a Distância; no aprofundamento, entendimento e desenvolvimento de diferentes Tecnologias no Ensino. Minhas pesquisas se desenvolvem sob a abordagem metodológica qualitativa, adotando a pesquisa ação e a pesquisa na ação como fundante, adotando como métodos a análise do conteúdo ou a do discurso na análise e discussão dos dados.
nuriapons@gmail.com

 

Silmara Alessi Guebur Roehrig

Ensino de Física com ênfase nas temáticas: educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ensino por investigação, formação de professores de Física, currículo, metodologias de ensino de física para educação básica e ensino superior, interdisciplinaridade. Com relação à orientação teórico metodológica de pesquisa, trabalha preferencialmente com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
roehrig@utfpr.edu.br

Tamara Simone Van Kaick

interdisciplinaridade como eixo norteador na formação de professores de Ciências, assim como a Educação Ambiental, compreendida em sua transversalidade nas diversas disciplinas. A abordagem pode ser desenvolvida com conteúdos disciplinares, ou com temas transversais como recursos hídricos, resíduos sólidos e biodiversidade. A alfabetização científica e ecológica também são temas de interesse para desenvolver pesquisas no Ensino de Ciências.
tamara@utfpr.edu.br