Home
/
Área Acadêmica
/
PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGI

PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGI

Publicado 10/27/2020, 11:10:29 AM, última modificação 6/27/2022, 8:45:36 AM

ROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGI

A partir de  01/10/2020 os procedimentos para defesa agendamento de defesa de Qualificação e Dissertação de mestrado devem seguir os dispostos nos tutoriais que segue:

Complementarmente abaixo estão descritas sucintamente as etapas necessárias:
Etapas Pré-Defesa

1. Aluno(a) – Preencher o Formulário de Defesa disponível no portal do aluno (No local, caso seja online, inserir o link). (vide tutorial)

2. Aluno(a) – Caso o membro externo não esteja cadastrado para inclusão na banca, enviar para a secretaria do programa através do e-mail: ppgi-cp@utfpr.edu.br, o Formulário de Cadastro de Membros Externo de Banca (item "c" do link) preenchido, para efetivar o cadastro e permitir o aluno incluir o membro externo no requerimento de banca.

3. Informar para a secretaria do PPGI (ppgi-cp@utfpr.edu.br) qual dos membros é suplente.
4. Orientador(a) – Aprovar Formulário de Defesa preenchido pelo aluno. (vide tutorial)
5. Membro Externo(a) – Assinatura Termo de Responsabilidade. (vide tutorial)
6. Coordenador(a) – Confirmar a defesa. (vide tutorial)

7. Aluno(a) - Enviar digitalmente o PDF do trabalho aos membros da banca e para a secretaria do PPGI (ppgi-cp@utfpr.edu.br)

Dia da Banca
1. Orientador(a) – Confirma dados da banca, edita a composição da banca, gera documentos e disponibiliza para assinatura dos membros (Participantes internos, externos e discente). (vide tutorial)
2. Aluno(a) – Assina os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
3. Membros – Assinam os documentos disponibilizados. (vide tutorial)
4. Coordenador(a) – Assina Certificado de Participação disponibilizado. (vide tutorial)

Etapas Pós-Defesa

1. Aluno(a) – Correção da dissertação no prazo estipulado pela banca.
2. Aluno(a) – A versão final deve conter a licença de publicação, Conforme disposto na Resolução 20/2020 do PPGI, que já consta no Modelo de dissertação do PPGI (item "c" do link).
3. Inclusão da Folha de Aprovação emitida pelo Sistema Acadêmico, que não deve conter assinaturas ou rubricas (vide tutorial - pagina 22).

4. Aluno(a) – Após a inclusão da Folha de Rosto e Folha de Aprovação, encaminhar para o orientador(a) que deverá analisar se todas as solicitações dos membros da banca foram atendidas, bem como efetivar o upload da versão final em PDF no Sistemas Coorporativos UTFPR conforme disponível em Procedimento para entrega de versão final_Stricto Sensu.

Obs: A instrução normativa 10/2020 da PROPPG, regulamenta alguns aspectos do arquivo que deve ser carregado no sistema acadêmico.

 Destaca-se entre eles: 

1. Formatos de arquivos:
Os arquivos textuais de Dissertação ou Tese devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A.

2. Codificação do arquivo:
a. A versão final do trabalho deve ser codificada por até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais. Não deve conter ainda, artigos, preposições e conjunções. Exemplo: tituloexemplodissertacaoppgi.pdf

5. Após o upload e envio da versão final efetiva pelo orientador(a) a coordenação irá encaminhar o arquivo para o DEBIB-CP que fara a homologação e inclusão do mesmo na RIUT.

6. Elaborar o resumo técnico da dissertação, conforme modelo no item "c" do link: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgi-cp/documentos/formularios-1 - Enviar o resumo para a secretaria do PPGI (ppgi-cp@utfpr.edu.br)

No portal da biblioteca estão disponíveis as orientações completas referentes a entrega de dissertações no âmbito dos PPGs da UTFPR.

Abaixo o tutorial encontra-se divido por participante: 

• Aluno;