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Autoavaliação e Planejamento

Autoavaliação e Planejamento

Publicado 6/12/2024, 1:37:38 PM, última modificação 6/12/2024, 1:59:07 PM

Planejamento Estratégico para o PPGSE

O planejamento estratégico de um programa de pós-graduação em engenharia elétrica é um processo complexo que requer uma abordagem sistemática e colaborativa. Ao seguir as etapas de análise, definição de objetivos, desenvolvimento de estratégias, implementação e monitoramento, é possível construir um programa sólido, alinhado às demandas atuais e futuras, capaz de formar profissionais altamente qualificados e contribuir significativamente para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

A primeira etapa do planejamento estratégico envolve a análise do contexto no qual o PPGSE está inserido. Isso inclui:

  • Análise do ambiente externo: Examinar tendências tecnológicas, demandas do mercado de trabalho, políticas educacionais e de financiamento, além da concorrência com outros programas de pós-graduação.
  • Análise do ambiente interno: Avaliar os pontos fortes e fracos do programa em sua forma atual, como a qualidade do corpo docente, infraestrutura, recursos financeiros, currículo, e satisfação dos alunos.


Autoavaliação do PPGSE

A autoavaliação do PPGSE envolve diversos aspectos, que podem ser agrupados em categorias como qualidade acadêmica, infraestrutura, impacto e gestão. A seguir, estão os principais pontos a serem considerados em uma avaliação abrangente:

a. Corpo Docente:

  • Qualificação: Verificar a titulação dos professores (doutorado, pós-doutorado) e a diversidade de suas áreas de especialização.
  • Produção Científica: Avaliar a quantidade e a qualidade das publicações em periódicos de alto impacto, livros e participação em conferências internacionais.
  • Projetos de Pesquisa: Analisar os projetos em andamento, sua relevância para o setor elétrico e as fontes de financiamento obtidas.

b. Corpo Discente:

  • Perfil dos Alunos: Examinar o processo seletivo, a formação prévia dos alunos e a diversidade acadêmica.
  • Desempenho Acadêmico: Avaliar a taxa de sucesso, tempo de conclusão e a produção científica dos alunos, como artigos publicados e participação em conferências.

c. Currículo:

  • Estrutura Curricular: Verificar a adequação e atualidade das disciplinas oferecidas, incluindo as obrigatórias e eletivas.
  • Integração com a Pesquisa: Examinar como as disciplinas contribuem para o desenvolvimento das pesquisas dos alunos.

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