Home
/
Sobre

Sobre

Publicado 1/6/2017, 11:10:32 AM, última modificação 7/9/2024, 4:42:41 PM

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma iniciativa acadêmica de excelência voltada para a formação avançada de profissionais no campo da Engenharia Elétrica. Criado em 2015, o PPGSE tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico oferecendo um curso de mestrado profissional stricto sensu que proporciona aos participantes uma base sólida em pesquisa aplicada, inovação e práticas direcionadas ao setor energético. 

O programa é estruturado para atender às demandas emergentes de um mercado em constante evolução, focando em áreas estratégicas como a conversão de energia elétrica (máquinas elétricas e eletrônica de potência), a transmissão e distribuição da energia elétrica, a instrumentação de processos utilizando modernos sensores sem fio e optoeletrônicos (internet das coisas e sensoriamento óptico) e ao entendimento e uso dos contemporâneos sistemas de geração renovável. Os candidatos têm acesso a laboratórios modernos e recursos tecnológicos avançados, além de contar com a orientação de um corpo docente altamente qualificado e reconhecido por suas contribuições à pesquisa e à indústria.

Além disso, o PPGSE promove parcerias com empresas e instituições de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, favorecendo a troca de conhecimentos e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas. Essa abordagem integrada e colaborativa visa preparar os pós-graduandos para enfrentar os desafios contemporâneos do setor energético, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica no Brasil e no mundo.

Com um ambiente acadêmico dinâmico e uma infraestrutura de ponta o PPGSE se destaca como um centro de referência na formação de profissionais capacitados para liderar projetos e inovações no campo da energia, impulsionando o avanço científico e tecnológico na área de forma sustentável e em consonância com os anseios da sociedade.

Objetivo-geral

O objetivo geral do curso é complementar a formação acadêmica de profissionais da área elétrica através de pós-graduação stricto-sensu, de forma a capacitá-los na condução da busca por soluções dos novos problemas relativos às questões: processamento e análise de energia, automação e instrumentação.

Objetivos específicos

Ao final do curso, o Mestre em Engenharia Elétrica da área de Automação e Sistemas de Energia será capaz de:

- Propor e desenvolver investigação científica na área;
- Desenvolver massa crítica capaz de resolver problemas de engenharia, gerando e difundindo conhecimento técnico e científico;
- Liderar projetos de P&D em suas respectivas empresas;
- Especificar, implantar e desenvolver novas tecnologias que resultem em maior rendimento energético;
- Desenvolver tecnologias para a geração e processamento de energia de forma sustentável e renovável;
- Desenvolver e implementar tecnologias mais modernas e inovadoras que resultem na melhoria dos processos industriais existentes;
- Desenvolver instrumentos de medição, aperfeiçoar técnicas experimentais e suas aplicações tecnológicas;
- Desenvolver capacidades para análise, operação, controle e proteção de sistemas elétricos de potência.

Área de Concentração

   Automação e Sistemas de Energia
Esta área de concentração abrange os sistemas de energia, onde se situam o planejamento, a operação e o controle do fornecimento de energia elétrica, bem como o monitoramento e automação otimizada destes sistemas e equipamentos envolvidos que fazem uso intensivo de energia. Cada vez mais, os sistemas de energia e sua automação tornam-se mais complexos, necessitando de tecnologias avançadas para fazer frente a uma demanda crescente, a um sistema interligado que abrange praticamente todo o país, com um gerenciamento e controle cada vez mais sofisticados, fazendo uso de conhecimentos modernos de diversas áreas científicas. Para acompanhar as exigências crescentes para o fornecimento de uma energia com qualidade, bem como para o uso eficiente de energia, necessitam-se ferramentas avançadas e técnicas matemáticas modernas, aliadas a novas tecnologias de sensoriamento, controle e automação, cujos desenvolvimentos constituem objetos de pesquisa da área de Automação e Sistemas de Energia do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da UTFPR.

Linhas de Pesquisa

   Processamento e Análise de Energia
Processamento e Análise de Energia é uma linha de pesquisa que contempla desde a modelagem matemática de sistemas de geração, transmissão e de distribuição de energia elétrica, até o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à criação de dispositivos e soluções para o gerenciamento e processamento de energia, abrangendo operação, controle e proteção de sistemas elétricos. Dentre seus objetivos, pode-se citar: i.) a conversão estática de energia elétrica em suas diversas formas, visando controlar adequadamente o fluxo de potência com alto rendimento e qualidade; ii.) o processamento eletrônico de energia, buscando formas de condicionamento de energia visando a geração elétrica distribuída; iii.) o desenvolvimento de sistemas de filtragem ativa e desenvolvimento de topologias para produzir energia com alto fator de potência; iv.) a aplicação industrial na área de energia elétrica, como em conversores para iluminação, fontes de alimentação, acionamento de máquinas elétricas, controle de conversores estáticos e sistemas ininterruptos de energia; v.) o processamento de energia proveniente de fontes renováveis.

   Sistemas de Automação e Instrumentação
A linha de pesquisa Sistemas de Automação e Instrumentação busca desenvolver técnicas de atuação, controle e monitoramento com foco em sistemas de conversão de energia, geração de energia a partir de fontes renováveis, smart grids, bem como em processos industriais em geral. Para tanto, aplicam-se técnicas de instrumentação avançada baseada em diversas modalidades, tais como sensoriamento ótico, elétrico e acústico, que utilizem ferramentas de processamento de dados avançados. Neste âmbito, buscam-se ferramentas de processamento de sinais robustas, tais como, algoritmos de reconstrução tomográfica de imagens e processamento adaptativo de sinais. É também do escopo dessa linha a pesquisa de formas eficientes de propagação dos dados de sensores e atuadores até um ponto centralizador remoto.

Laboratórios

O PPGSE conta com laboratórios de uso exclusivo para o curso de mestrado. Para atender as demandas dos professores e alunos, o PPGSE também conta com uma secretaria acadêmica e um Setor de Manutenção e Patrimônio (SEMAP), compartilhados com o Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT).
O investimento em espaços exclusivos para pesquisa, com potencial para transferência de tecnologia, geração de indicadores de produção científica a partir de artigos científicos e depósitos de patentes, formação de recursos humanos (graduação e pós-graduação), são as principais justificativas para criação destes ambientes.

- Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia – LPEE
- Laboratório de Energia Solar – LABENS
- Laboratório de Engenharia de Sistemas Optoletrônicos – LabESO
- Laboratório de Estudos em Sistemas Elétricos de Potência – LESEP
- Laboratório de Instrumentação e Sensores Industriais - LASII
- Laboratório de Sistemas de Comunicações - LabSC
- Laboratório de Eficiência Energética - LEfE

Perfil do Egresso:

O egresso do PPGSE é um profissional capacitado a  realizar a interface entre o conhecimento científico e o  desenvolvimento na indústria, a possuir pensamento crítico, a ter capacidade de desenvolver soluções inovadoras em processamento e análise de sistemas de energia, automação e instrumentação, para que possam contribuir ativamente para o desenvolvimento produtivo da sociedade de forma sustentável e duradoura.

Ao final do curso, é objetivo do programa que, o Mestre em Engenharia Elétrica seja capaz de:

1 - Propor e desenvolver investigação científica na área;

2 - Resolver problemas de engenharia, gerando e difundindo conhecimento técnico e científico;

3 - Liderar projetos de P&D em suas respectivas empresas;

4 - Especificar, implantar e desenvolver novas tecnologias que resultem em maior rendimento energético;

5 - Desenvolver tecnologias para a geração e processamento de energia de forma sustentável e renovável;

6 - Desenvolver e implementar tecnologias mais modernas e inovadoras que resultem na melhoria dos processos industriais existentes;

7 - Desenvolver instrumentos e técnicas de medição para aplicações em sistemas de energia industriais;

8 - Aperfeiçoar técnicas industriais de instrumentação aplicando conhecimento acadêmico científico;

9 - Desenvolver capacidades para análise, operação, controle e proteção de sistemas elétricos de potência.

Parcerias internacionais:

O PPGSE mantém atividades acadêmicas voltadas para a produção científica, tecnológica e coorientações de mestrado/doutorado em conjunto com as seguintes universidades:

  • Universidad Pública de Navarra (UPNA), Espanha;
  • Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal;
  • Universidade da Coruña (UDC), Espanha;
  • Université Grenoble-Alpes (UGA), França;
Reportar erro