Página Inicial
/
Destaques
/
I Ciclo de Seminários PPGTE - PPG-PCT: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

I Ciclo de Seminários PPGTE - PPG-PCT: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

Publicado 10/19/2020, 11:53:54 AM, última modificação 10/19/2020, 11:55:45 AM
Reaplicabilidade de tecnologias sociais estará no centro de palestra de Professora Milena Pavan Serafim

I Ciclo de Seminários PPGTE - PPG-PCT:
Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

Reaplicabilidade de tecnologias sociais estará no centro de palestra de Professora Milena Pavan Serafim

Evento com transmissão ao vivo no Youtube encerra I Ciclo de Seminários de projeto para formação de doutores em áreas estratégicas

Na próxima quinta-feira, 22 de outubro, 16h, acontecerá a última palestra do I Ciclo de Seminários: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária? Milena Pavan Serafim, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a convidada da edição. Ela falará sobre tecnologias sociais e sua reaplicabilidade.

O evento integra projeto apoiado pelo CNPq com o objetivo de formação de doutores em áreas estratégicas, o qual é desenvolvido entre o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e do Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), da Unicamp.

Milena tem graduação em Administração Pública e mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, mesmo programa em que leciona nesta Universidade — além de trabalhar na Faculdade de Ciências Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais. Na mesma instituição, é Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade. Também é pesquisadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) e do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). Em sua trajetória, trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social, em 2005 e 2006, e como consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Ministério da Saúde, em 2005.

Também pesquisadora em Tecnologia e Sociedade, além de outros campos, a professora entende que as tecnologias sociais têm potencial de serem desenvolvidas, adaptadas e aplicadas a diferentes contextos. Da mesma forma, guardam a característica de serem desenvolvidas e implantadas com a participação social de múltiplos atores. Na palestra de quinta-feira, Dra. Milena trará estes pilares e os analisará com base em resultados de pesquisa feita em quatro países da América Latina.

A palestra será transmitida ao vivo no canal do projeto no Youtube (bit.ly/SeminariosPPGTE-PPG-PCT). Os participantes poderão interagir com a palestrante, enviando suas perguntas via chat do evento. Quem assistir à apresentação também receberá certificado de participação, mediante preenchimento de lista de presença disponibilizada durante o evento pela organização do encontro.

Outras palestras estão disponíveis no Youtube

Duas outras apresentações integram I Ciclo de Seminários: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária? Ambas estão disponíveis para serem assistidas no mesmo canal. Na palestra do dia 1 de outubro, o professor Renato Dagnino tratou da trajetória da Ciência e da Tecnologia e a proposição da Tecnociência Solidária. No dia 8 de outubro, o professor Rafael Dias falou sobre como os padrões da Ciência e da Tecnologia criam ambiente de automatismo das escolhas técnicas.

Para obter mais informações e notificações sobre I Ciclo de Seminários PPGTE - PPG-PCT, siga as redes sociais do projeto: Instagram (www.instagram.com/utfpr_unicamp_ppgte_ppgpct) e Youtube (Projeto PPGTE PPG-PCT).