Home
/
Destaques
/
(NEABI e PPGTE) SEMINÁRIO: AFRICANIDADES EM DESTAQUE

(NEABI e PPGTE) SEMINÁRIO: AFRICANIDADES EM DESTAQUE

Publicado 9/21/2018, 2:59:54 PM, última modificação 3/7/2024, 4:18:13 PM
19h00min: Mesa de Abertura - 19h30min: Conferência: MNU – 40 anos de luta por justiça para o povo negro - Por Iêda Leal – Coordenadora Nacional do MNU - 20h30min: Lançamento do livro Africanidades e Democracia - NEABI e o autor Ivo Queiróz - 21h00min: Interlocução com o plenário

Justificativa

As entidades organizadoras deste seminário – NEABI – UTFPR, PPGTE e SINDUTF-PR, manifestam a grata satisfação em participar deste momento da construção da democracia racial necessária em nosso país.

O Movimento Negro Unificado – MNU, fundado nos idos de 1978, completou 40 anos de história, como uma das organizações do Movimento Negro Brasileiro, identificada pelo longo histórico de combate ao racismo por meio do fortalecimento da consciência negra.  As intervenções do MNU contribuíram decisivamente com importantes iniciativas, dentre as quais o manifesto à sociedade brasileira (de 1978), propondo o dia 20 de Novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. O MNU tem feito constante enfrentamento do genocídio da juventude negra brasileira, dentre outros.

O Professor Ivo Queiroz, aposentado da UTFPR, com mais de 30 anos de estudos da presença africana no Brasil, sintetizou parte de sua experiência no livro Africanidades e Democracia, orientado para conduzir os estudos iniciais dos grandes temas referentes ao povo negro no Brasil, desde os primórdios ao momento presente.