Home
/
Destaques
/
Profª Drª Angélica Signor Mendes docente do PPZ- Sede Dois Vizinhos recebe o Prêmio Lâmas na Conferência Facta 2022

Profª Drª Angélica Signor Mendes docente do PPZ- Sede Dois Vizinhos recebe o Prêmio Lâmas na Conferência Facta 2022

Publicado 5/17/2022, 7:48:35 AM, última modificação 3/8/2024, 2:32:55 PM

Entre os dias 11 e 12 de maio, ocorreu a Conferência Facta 2022. Esse evento é considerado um dos mais tradicionais e renomados encontros do setor avícola há décadas. A professora Dra. Angélica Signor Mendes, teve seu trabalho selecionado para concorrer ao Prêmio Lamas, de abrangência nacional e conquistou premiação na área de “Outras áreas” (excetuando as áreas de nutrição, genética e sanidade). A professora conquistou esse prêmio já nos anos de 2018 e 2021, com trabalhos originados na UTFPR. Neste ano a premiação foi pelo trabalho intitulado “Pellet-time: um sistema inovador para predizer o consumo de pellet para aquecer aviário de frangos de corte, utilizando dados de previsão meteorológica”.

Este trabalho foi o TCC do estudante de Agronomia Fernando Macagnan e parte da dissertação do PPGZO de Diandra Masurana Jahn. Além destes estudantes, a aluna da Agronomia Isadora Bischooff Nunes e o Professor da Engenharia de Software Dr. André Roberto Ortoncelli, fazem parte da equipe que conduziu esse trabalho inovador.

Através do monitoramento de inúmeras variáveis internas e externas aos aviários, a equipe determinou uma equação capaz de predizer o consumo de pellet para aquecer o aviário, em função da previsão meteorológica do período desejado. Após isso, um sistema web, aplicativo, foi desenvolvido para que de aparelhos móveis e computadores o produtor pudesse gerenciar a necessidade de pellet para aquecer suas instalações. O inovador sistema desenvolvido chamado “Pellet-time” demonstrou ser de fácil manuseio e capaz de prever o consumo de pellets necessário para aquecer um aviário, em função dos dados de previsão meteorológica, possibilitando um maior controle e gestão da propriedade rural.

Após anos participando desse evento ora como palestrante ou como possível candidata nas premiações, a Professora Dra. Angélica Signor Mendes foi convidada e hoje compõe o Corpo Técnico da Facta, em que profissionais com trabalhos impactantes na avicultura tornam-se voz nos debates necessários ao desenvolvimento da cadeia no país, em nível político, econômico, social e de pesquisa.

Parabéns a todos os envolvidos pelo prêmio e pelo exemplo em efetuar uma parceria profícua entre cursos das ciências agrárias e da tecnologia de informação.