Matrícula

Publicado 6/13/2023, 4:36:08 PM, última modificação 8/8/2024, 5:24:14 PM

ORIENTAÇÕES PARA UMA MATRÍCULA EFICIENTE

Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o seu login e senha recebido pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no Vestibular, clique no link da Plataforma de Matrícula, no quadro de links rápidos acima, para participar da Etapa 1 - Envio da documentação e da substituição de documentos, se for necessário.

O processo de Requerimento de Matrícula da UTFPR compreende 2 (duas) Etapas, ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo e da Autenticação Administrativa. As etapas são:

ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação e da substituição de documentos se necessário. Procedimento Obrigatório a todos os candidatos convocados em todas as chamadas.

ETAPA 2: Consiste na Confirmação do interesse em iniciar suas atividades como aluno da UTFPR. Procedimento obrigatório a todos os candidatos "MATRICULADO ETAPA 1" de todas as chamadas.

Autenticação Administrativa: Consiste na verificação da autenticidade dos documentos enviados. Procedimento Obrigatório a todos os candidatos "MATRICULADO ETAPA 1" de todas as chamadas.

Etapa 1

A Etapa 1 consiste no preenchimento de cadastro online, via plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma,  onde o candidato deverá fazer o upload  da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III do edital.

O upload é o envio, via Plataforma de Requerimento de Matrícula, de arquivo eletrônico contendo cópia digitalizada dos documentos solicitados.

O acesso a Plataforma de Requerimento de Matrícula se dará logo após a convocação, por meio de login e senha que o candidato receberá pelo seu e-mail cadastrado na inscrição do Vestibular.

O candidato que não realizar completamente a operação de preencher e salvar o questionário, não poderá participar da complementação de documentos da respectiva chamada.

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR CORREIOS, E-MAIL OU PRESENCIALMENTE.

Fases:

Documentação Necessária:

Toda a documentação necessária, conforme a sua categoria de Cotista ou Ampla Concorrência, está disponível no Anexo III do edital (Ver quadro de links rápidos acima).

1. Envio da Documentação (remotamente):

O candidato deverá efetuar o preenchimento de cadastro online, via Plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma,  onde o candidato deverá fazer o upload  da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III.

Na impossibilidade de digitalizar e enviar alguns dos documentos descritos no Anexo III, o candidato poderá substituí-lo por declaração, conforme Modelo 7, disponibilizado no Modelos de Declarações, de que aquele documento existe e está de acordo com os requisitos exigidos na categoria de cota do candidato. Os documentos que podem ser substituídos por declaração estão indicados com observação correspondente no Anexo III.

A substituição de qualquer documento pela declaração não exime o candidato de apresentar o documento em formato eletrônico, em data a ser informada ao longo do primeiro período letivo, bem como o original durante a Autenticação Administrativa conforme descrito no item 11 deste Edital.

Os documentos digitalizados devem conter todas as suas páginas (frente e verso) e estarem perfeitamente legíveis, além de que, cada página deve ser integralmente digitalizada.

IMPORTANTE: Esta etapa somente estará concluída após clicar no botão ENVIAR REQUERIMENTO na Plataforma de Requerimento Matrícula.

2. Análise da Documentação pelas comissões:

Após o candidato enviar a documentação, esta será analisada por comissão competente. 

3. Resultado Preliminar da Análise Documental:

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido, se falta documento e deve ser complementado ou se existe documento ilegível que deve ser substituído. 

O Resultado poderá  ser visualizado individualmente na Plataforma de Requerimento de Matrícula

4. Complemento da documentação (remotamente):

No período de substituição, documentos faltantes e/ou ilegíveis poderão ser substituídos, via upload pela Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

5. Análise do complemento de documentos pelas comissões:

Após o candidato enviar a documentação complementar, esta será analisada pela devida comissão que emitirá parecer que poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

6. Resultado Preliminar da Etapa 1

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido ou não.
O Resultado, Etapa 1 Concluída, poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

7. Recurso (remotamente):

Após o resultado da análise documental, no caso de indeferimento, caberá recurso fundamentado, no período estipulado no cronograma e enviado pela Plataforma de  Requerimento de Matrícula.

Obs.: Entende-se por recurso de indeferimento de matrícula o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato.

8. Resultado Final da Etapa 1

Após análise do recurso, o resultado será publicado no portal da UTFPR.

Cronograma

No cronograma estão disponíveis todas as datas/períodos das fases da matrícula que o candidato precisa acompanhar (ver quadro de links rápidos acima).

Etapa 2

- Obrigatório para todos os candidatos "MATRICULADOS ETAPA 1".

A Etapa 2 consiste na confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR. Esta confirmação o efetivará como estudante, realizando automaticamente a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período do curso de sua inscrição. Pela não confirmação entende-se que o candidato está desistindo da sua vaga fazendo com que o mesmo perca o direito à vaga. Para esta confirmação, o candidato deverá acessar o "Portal do Aluno" na data constante no Cronograma com o login e senha recebidos pelo endereço de e-mail cadastrado em sua inscrição no Vestibular.

O candidato que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento de qualquer uma das duas Etapas, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após a publicação do resultado. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus. Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir.

Autenticação Administrativa

Todos os documentos enviados (upload) na Etapa 1, bem como os documentos que porventura tiverem sido substituídos por declaração, deverão passar por Autenticação Administrativa.

 Entende-se por Autenticação Administrativa a verificação da autenticidade dos documentos enviados na plataforma, comparando com os documentos originais, a serem apresentados quando retornarem as atividades presenciais na UTFPR.

O candidato na condição Etapa 1 Concluída ou seu representante, sem necessidade de procuração, deverá apresentar no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do campus no qual o candidato se inscreveu, para a devida Autenticação Administrativa, todos os documentos originais correspondentes aos que foram enviados remotamente.

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