Resoluções 2019

Publicado 2/5/2019, 4:52:08 PM, última modificação 10/27/2020, 4:15:41 PM
Número
Assunto
Situação
Criar a disciplina Tópicos Matemáticos para Engenheiros, de natureza optativa, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia, Câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Alterar os pré-requisitos de disciplinas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar a disciplina Tópicos Matemáticos para Engenheiros, de natureza optativa, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia, Câmpus Pato Branco.
Em Vigor
Criar as disciplinas: Tópicos em Ciências Humanas 8: "Temas em Cultura Brasileira"; Tópicos em Ciências Humanas 9: "Questões contemporâneas do corpo"; Tópicos em Ciências Humanas 10: "Dança e Tecnologia" e Tópicos em Ciências Humanas 11: "Tecnologia Social e Economia Solidária", de natureza optativa, na área de Ciências Humanas, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de: Engenharia de Controle e Automação (matriz 708 e 618), Engenharia Elétrica (matriz 709 e 617), Arquitetura e Urbanismo (matriz 867 e 608) e Engenharia Eletrônica (matriz 616), Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Manufatura Integrada" e "Manufatura Avançada e Indústria 4.0", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar a disciplina Ética e Sustentabilidade, na modalidade não presencial, de natureza optativa, na área de Humanidades, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de: Licenciatura em Química e Bacharelados em: Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Eletrônica, Câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Criar a disciplina Tópicos Matemáticos para Engenheiros, de natureza optativa, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia, Câmpus Londrina.
Em Vigor
Criar a disciplina Tópicos Matemáticos para Engenheiros, de natureza: optativa e eletiva, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia, Câmpus Guarapuava.
Em Vigor
Excluir o pré-requisito Fundações Especiais, da disciplina Dimensionamento de Estruturas de Fundações, do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, Câmpus Toledo.
Em Vigor
Excluir o pré-requisito Princípios de Eletrotécnica, da disciplina Eficiência Energética, do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, Câmpus Francisco Beltrão.
Em Vigor
Alterar as disciplinas: "Comunicação Oral e Escrita", "Cálculo Diferencial e Integral III" e "Química", no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica, Câmpus Toledo.
Em Vigor
Alterar a disciplina Gestão de Turismo de Ambientes Naturais, para a modalidade semipresencial, assim caracterizada: 10h de atividades presenciais e 20h de atividades não presenciais, no Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Criar a disciplina Tecnologia da Oliveira e do Azeite, de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos, Câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Criar a disciplina Tecnologia de Produtos Açucarados, de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos, Câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Criar as disciplinas: Problemas Industriais Envolvendo Separação Mecânica, de natureza eletiva e Catálise e Cinética de Processos, de natureza obrigatória, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Química, Câmpus Londrina.
Em Vigor
I - Alterar a ementa das disciplinas: "Fundamentos da Ética", "Libras 1", "Libras 2" e "Relações Humanas e Liderança", de natureza optativa . II - Criar as disciplinas: "Gestão de Compras e Estoques", "Gestão de Relacionamento com Clientes e Fornecedores", "Gestão de Custos", "Logística de Operações", "Logística de Transporte e Distribuição" e "Logística Reversa", de natureza optativa, modelo Formação Profissional, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
I - Alterar a ementa das disciplinas: "Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis", "Fundamentos da Ética", "Libras 1", "Libras 2" e "Relações Humanas e Liderança", de natureza optativa. II - Criar a disciplina "Projeto Digital com Lógica Programável e VHDL", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Criar a disciplina "Mercado de Trabalho na Licenciatura: Perfil e Comportamento", de natureza optativa, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e de Licenciatura em Ciências Biológicas, Câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Excluir pré-requisito de disciplinas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar pré-requisitos de disciplinas, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, Câmpus Apucarana.
Em Vigor
Alterar pré-requisitos de disciplinas no Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar a carga horária, do(s) pré-requisito(s) e da ementa da disciplina, conforme abaixo especificadas, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar pré-requisitos de disciplinas no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecatrônica, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar pré-requisito da disciplina Laboratório de Física Moderna no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Cultura, História e Profissão", "​Fundamentos do Pensamento Lógico", "Memória e Imaginário", "O Jogo como Estratégia para a Resolução de Problemas", "Organização Política Brasileira", "Planejamento de Carreira", "Psicologia Aplicada ao Trabalho", "Questões Étnico Raciais e Diversidade Cultural", "Sociologia", "Tecnologia e Sociedade", "Tempos Líquidos e Mídias" e "Trabalho e Sociedade", de natureza optativa, do ciclo de Humanidades, área de Ciências Humanas, com cargas horárias e ementas especificadas no documento SEI nº 0700704, nos Projetos Pedagógicos dos cursos de: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Alimentos e de Tecnologia em Gestão Ambiental, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Alterar as ementas das disciplinas: "Fundamentos da Ética", "Libras 1", "Libras 2", "Psicologia Aplicada ao Trabalho" e "Comunicação Oral e Escrita", de natureza optativa, conforme especificadas no item 2.2 e subitens, do documento SEI nº 0569214, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Alterar as ementas das disciplinas: "Fundamentos da Ética", “História da Técnica e da Tecnologia”, “Libras 1”, “Libras 2”, “Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho” e “Relações Humanas e Liderança”, de natureza optativa, conforme especificadas no item 4 e subitens, do documento SEI nº 0565460, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Alterar as ementas das disciplinas: “Fundamentos da Ética”, “História da Técnica e da Tecnologia”, “Libras 1”, “Libras 2”, “Tecnologia e Sociedade” e “Relações Humanas e Liderança”, de natureza optativa, conforme especificadas no item "2.2." e subitens, do documento SEI nº 0572491, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Geoquímica", "Poluição do Solo", "Processos não Convencionais de Tratamento e Reuso de Águas Residuárias", "Topografia" e "Instrumentos para a Gestão dos Recursos Hídricos", de natureza optativa, conforme especificadas no item 2B do documento SEI nº 0569943, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Alterar as ementas das disciplinas: “Fundamentos da Ética”, “História da Técnica e da Tecnologia”, “Libras 1”, “Libras 2”, “Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho” e “Relações Humanas e Liderança”, de natureza optativa, conforme especificadas no item "4." e subitens, documento SEI nº 0573135, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
*Regulamento do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR - alterado pela Resolução COGEP 44/2020 de 28/09/2020.
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar os objetivos da ementa da disciplina Psicologia da Educação, de natureza obrigatória, no Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar a disciplina Filosofia Geral, de natureza optativa, no ciclo de Humanidades, área de Ciências Humanas, conforme a carga horária e a ementa especificadas no documento SEI nº 0727661, no Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia, Câmpus Santa Helena.
Em Vigor
Criar a disciplina Empreendedorismo, de natureza optativa, conforme a carga horária e a ementa especificadas no documento SEI nº 0720414, no Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia, Câmpus Pato Branco.
Em Vigor
Alterar ementa e nome da disciplina "Instalações Elétricas Prediais"; alteração da ementa da disciplina "Instalações Elétricas Industriais"; substituição da disciplina ": Circuitos Elétricos 1" pelas disciplinas "Análise de Circuitos Elétricos 1" e "Laboratórios de Circuitos Elétricos 1", sendo todas as alterações a serem feitas em conformidade ao documento SEI 0723157, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica, Câmpus Toledo.
Em Vigor
Regulamenta a criação e a oferta de unidades curriculares na modalidade semipresencial e na modalidade não presencial, em cursos de Graduação presenciais da UTFPR.
Em Vigor
Delegar a uma comissão central, a ser nomeada pelo Reitor dessa instituição, o regulamento e a organização da eleição dos membros do COGEP previstos nos itens VI a XI do artigo 3o do Regulamento desse conselho, conforme deliberação COUNI 35/2018.
Em Vigor
Regulamenta as sessões públicas de colação de grau dos cursos de graduação da UTFPR.
Em Vigor
Criar as disciplinas: Introdução a Química Quântica, de natureza optativa, na área de Formação Profissional; e Fundamentos do Pensamento Lógico, Filosofia da Ciência e da Tecnologia e Psicologia Aplicada ao Trabalho, de natureza optativa, no ciclo de Humanidades, conforme a carga horária e a ementa especificadas no documento SEI nº 0744582, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
I - Criar as disciplinas: Fundamentos do Pensamento Lógico, Questões Étnico-Raciais e Diversidade Cultural, Tempos Líquidos e Mídias, Tópicos em Ciências Humanas 1 – Trabalho e Sociedade, e Tópicos em Ciências Humanas 4 – Planejamento de Carreira, de natureza optativa, no ciclo de Humanidades, área de Ciências Humanas; II - Alterar as ementas das disciplinas: Fundamentos da Ética, Psicologia Aplicada ao Trabalho, História da Técnica e da Tecnologia, e Tecnologia e Sociedade; III - Excluir as disciplinas: Estudos Culturais e Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Metodologia da Pesquisa, A Presença Africana no Brasil: Tecnologia e Trabalho, Liderança e Gerenciamento, Meio Ambiente e Sociedade, Qualidade de Vida, Filosofia Geral, Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, Comunicação Linguística, Sociedade e Cidadania, e Relações Humanas e Lideranças, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, Câmpus Medianeira
Em Vigor
Excluir a disciplina Trabalho de Diplomação, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, Câmpus Pato Branco.
Em Vigor
Cria a disciplina Inglês como Leitura e Interação, de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0729242, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de: Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, Câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Cria as disciplinas: Libras A e Libras B, de natureza optativa, conforme especificadas no documento SEI nº 0768329, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Cria a disciplina Reconfigurable Logic Devices, de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0798921, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, Câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Cria a disciplina Artificial Intelligence, de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0791698, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, Câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Substituir a disciplina Processos Industriais, pela disciplina Projetos Industriais, conforme especificada no documento SEI nº 0808262, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Química, Câmpus Londrina.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Estudos Culturais e Relações Étnico-Raciais" e "Direitos Humanos", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0818972, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Software, Câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Meio Ambiente e Sociedade" e "Relações Humanas e Liderança", de natureza optativa, no ciclo de Humanidades, conforme a carga horária e a ementa especificadas no documento SEI nº 0837647, no Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia, Câmpus Santa Helena.
Em Vigor
Criar a disciplina "Meio Ambiente e Sociedade", de natureza optativa, no ciclo de Humanidades, conforme a carga horária e a ementa especificadas no documento SEI nº 0838520, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Câmpus Santa Helena.
Em Vigor
Criar as disciplinas "Web Semântica e Big Data" e "Redes Neurais Artificiais", de natureza optativa, a alteração da ementa e da bibliografia da disciplina "Realidade Virtual" e a alteração da bibliografia da disciplina "Gestão da Inovação e Tecnologia", conforme especificadas no documento SEI nº 0844473, no Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Regulamento da Comissão para o Formação de Professores para a Educação Básica na UTFPR.
Em Vigor
Extinguir o curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura do câmpus Pato Branco.
Em Vigor
Extinguir o curso de Tecnologia em Sistemas para a Internet do câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Criar a disciplina "Geoprocessamento Aplicado à Análise e Projetos Urbanos", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, câmpus Curitiba, conforme especificada no documento SEI nº 0844013, processo 23064.023539/2019-14.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Conceptual Design", "Interaction Design", Teoria da Cor", "Semiótica", "Ergonomia 1", "Ergonomia 2", "Modelos e Maquetes", "Espaço Cenográfico", "Design de Mobiliário", "Design de Interiores Residenciais", "Design de Interiores Comerciais", "Processos de Impressão Gráfica", "Ilustração 1" e "Ilustração 2", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar a disciplina "Manufatura Aditiva na Radiologia", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar a disciplina "Desenvolvimento Tecnológico e Inovação", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0858732, do processo nº 23064.022518/2019-73, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Câmpus Medianeira.
Em Vigor
Criar a disciplina "História da Educação Matemática no Brasil", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (matriz 33), Câmpus Toledo.
Em Vigor
Alterar os pré-requisitos das disciplinas: "Probabilidade e Estatística", "Gestão de Projetos" e "Empreendedorismo", conforme especificado no documento SEI nº 0817571, do processo nº 23064.020829/2019-06, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica, câmpus Toledo.
Em Vigor
Criar a disciplina "Formulação e Avaliação de Dietas para Ruminantes", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0861728, do processo nº 23064.025323/2019-85, no Projeto Pedagógico do Curso de Zootecnia, câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Alterar o pré-requisito da disciplina "Tecnologia de Produtos de Origem Animal", a alteração da carga horária da disciplina "Apicultura" e, a criação da disciplina "Design Thinking", de natureza optativa, conforme especificadas no documento SEI nº 0864243, item "2.4" e subitens "1)", "2)" e "3", respectivamente, do processo nº 23064.033303/2018-05, no Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia, câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Alterar a natureza das disciplinas "TCC1" e "TCC2" para optativa e, consequentemente a alteração da carga horária mínima do curso para 2.966 horas, no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Alterar o nome da disciplina "Arquitetura de Computadores" para "Organização e Arquitetura de Computadores", no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica,câmpus Cornélio Procópio.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Recursos Energéticos e Energias Renováveis", "Legislação Ambiental A", "Estratégias de Educação Ambiental", "Auditoria Ambiental", "Economia do Meio Ambiente", "Análise Sensorial", "Sistema Agroindustrial Alimentar", "Higiene e Legislação", "Embalagens", "Desenvolvimento de Novos Produtos", "Gestão Ambiental da Cadeia de Suprimentos", "Teoria das Restrições", "Tópicos Avançados em Planejamento e Controle da Produção", "Custeio Baseado em Atividades", "Gestão de Frotas", "Mineração de Dados", "Otimização da Roteirização de Veículos", "Otimização do Planejamento de Produção" e "Otimização do Sequenciamento da Produção", todas de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção, câmpus Londrina.
Em Vigor
Criar a disciplina "Ciência e Engenharia de Materiais de Construção", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Materiais, câmpus Londrina
Em Vigor
Aprovar adendo à seção "5.3.1" do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar o pré-requisito da disciplina "Química Inorgânica IV", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, câmpus Curitiba.
 
Criar a disciplina "Ferrovias, Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0872665, do processo nº 23064.026084/2019-81, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, câmpus Guarapuava.
Em Vigor
Criar as disciplinas "Fertilidade do Solo" e "Sistemas de Drenagem", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0885171, do processo nº 23064.027573/2019-50, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, câmpus Medianeira.
Em Vigor
Criar a disciplina "Introdução à Química Forense", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0864136, do processo nº 23064.022019/2019-86, no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Química, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar a disciplina “Francês para Fins Acadêmicos”, de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0880593, do processo nº 23064.017215/2019-39, a ser ofertada câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar a ementa da disciplina "Química Quântica Computacional" no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar a relação das disciplinas por períodos letivos para ênfase em Ambiental, no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Química, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Alterar a carga horária das disciplinas "Tecnologia de Produtos de Origem Animal" e "Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal", de natureza optativa e, a criação das disciplinas: "Anatomia Humana", "Fisiologia Humana", "Histologia e Embriologia", "Anatomia Vegetal", "Algoritmos I" e "Experimentação Animal", de natureza optativa, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Sustentabilidade e Química Verde", "Métodos Investigativos no Ensino de Química", "Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva Freireana" e "Ambiente WEB para Ensino", de natureza optativa, conforme especificada no documento SEI nº 0874727, do processo nº 23064.026657/2019-76, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, câmpus Curitiba.
Em Vigor
Criar as disciplinas: "Química Básica Teórica" e "Química Básica Experimental" e, a extinção da disciplina "Química", conforme especificada no documento SEI nº 0906194, do processo nº 23064.029620/2019-08, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, câmpus Toledo.
Em Vigor
Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, anexo a esta Resolução.
Em Vigor
Relatório Final da 10ª Turma do Programa Especial de Formação Pedagógica- PROFOP do Câmpus Londrina.
Em Vigor
RODP (prazo implementação).
Em Vigor
Regulamenta as atividades de antecipação, substituição e reposição nos cursos de nível médio e graduação da UTFPR (retificando a resolução 84/17).
Em Vigor
Cria disciplina “Tecnologias Alternativas às Tradicionais no Processamento de Alimentos” de caráter optativo no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Alimentos câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Altera nome da disciplina "Fundamentos de Engenharia de Alimentos" para "Fundamentos dos Cálculos em Engenharia" no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Alimentos câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Cria as seguintes disciplinas de caráter optativo no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Química do câmpus Curitiba: Ética Profissional, Química de Nanomateriais, Energia e Meio Ambiente, Reciclagem e Reutilização de Materiais, Química Bioinorgânica, Química de Organometálicos, Química Inorgânica III, Química Inorgânica IV, Métodos Eletroanalíticos I, Pedologia I, Fundamentos de Espectroscopia, Práticas de Análise Instrumental, Qualidade do Ar, Técnicas Avançadas de RMN, Quimiometria I, Quimiometria II, Projetos de Materiais Didáticos para Ensino, Práticas de Química Inorgânica 2L, Jogos e Atividades Lúdicas para Ensino, Towards Sustainability, A Presença Africana no Brasil: Tecnologia e Trabalho, Tecnologia e Sociedade, Inovação Tecnológica, Gestão e Certificação de Laboratórios, Termodinâmica Estatística, Avaliação de Ciclo de Vida, Áreas Contaminadas, Tópicos Especiais em Química e Áreas Afins, Estrutura, Funcionamento E Manejo De Ambientes Aquáticos, Introdução À Síntese Orgânica, Físico-Química De Polímeros, Corrosão E Conversão Eletroquímica De Energia, Fundamentos De Biologia Celular I, Química Medicinal, Toxicologia Química, Fundamentos De Microbiologia I, Planejamento E Gestão De Organização.
Em Vigor
Cria as seguintes disciplinas de caráter optativo no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação do câmpus Curitiba: Web Design, Introdução às Ciências Cognitivas, Cabeamento Estruturado, Introduction do Data Science, Otimização de Sistemas, Sistemas de Informação em Saúde, Inteligência Coletiva e Redes Sociais Eletrônicas, Modelagem de Processos de Negócios, Sistemas de Informação e Organizações, Data Mining, Estrutura de Linguagens de Programação e Construção de Compiladores.
Em Vigor
Altera pré-requisitos das disciplinas FI67J (Matriz 596) e FI77G (Matriz 701), FI68J - TCC 2 (Matriz 596), FI78G - TCC 2 (Matriz 701) no Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Física do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo História da Arte, conforme descrita no documento SEI 0904463, no projeto pedagógico do curso de bacharelado em comunicação organizacional, do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo Leituras em Antropologia das Organizações, conforme documento SEI 0934071 na matriz curricular do curso de bacharelado em Comunicação Organizacional do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Calendário de Reuniões Ordinárias do COGEP e das Câmaras Técnicas para o ano de 2019.
Em Vigor
Cria as disciplinas: - Design Thinking Para Desenvolvimento De Novos Produtos (SEI 0950965); Fundamentos De Primeiros Socorros (SEI 0951136); Noções Jurídicas Para Empreendedores (SEI 1001838); Inovação Tecnológica E Financiamento (SEI 1001842); Prática De Grupo E Interações Humanas Com A Música (SEI 1001845); todas vinculadas ao ciclo de humanidades no projeto pedagógico do curso de bacharelado em Engenharia Eletrônica do Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Altera projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do câmpus Curitiba: na matriz 547 a carga horária mínima de disciplinas optativas a serem totalizadas será de 30h e na matriz 678 a carga horária mínima de disciplinas optativas a serem totalizadas será de 60h.
Em Vigor
Cria as seguintes disciplinas conforme as áreas de aprofundamento, no projeto pedagógico dos cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, ambos do câmpus Curitiba: Área de Aprofundamento - Automação: Projetos de Quadros Elétricos de Automação, Sensores Químicos e Biológicos Baseados em Luz, Tópicos Especiais em Inteligência Artificial; Área de Aprofundamento -Eletrônica Industrial: Elementos de Processamento de Áudio, Inversores e Retificadores PWM Trifásicos, Área de Aprofundamento: Manutenção e Máquinas, Certificação de Produtos e Sistemas; Área de Aprofundamento - Sistemas de Potência: Cálculos e Teste de Funções de Proteção para Relés Microprocessados e Compensação de Reativos o Utilização do ATP/EMTP em Sistemas Elétricos de Potência.
Em Vigor
Cria as seguintes disciplinas: Nutracêuticos e alimentos funcionais, Tecnologia de processos químicos, Cinética e reatores, Águas industriais e para consumo Materiais e utilidades, Ecologia geral e Processamento de fármacos, sendo todas de caráter optativo, no projeto pedagógico do curso de bacharelado em engenharia de bioprocessos e biotecnologia do câmpus Toledo.
Em Vigor
Cria as disciplinas "Aprendizagem Baseada em Projetos 1" e "Aprendizagem Baseada em Projetos 2" na matriz curricular da Engenharia Mecânica do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Altera distribuição de carga horária de disciplinas optativas, assim como adequação da distribuição da carga horária das disciplinas da área de Educação, na Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Letras Inglês do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Cria disciplina "Métodos dos Elementos Finitos 1" no projeto pedagógico do curso de bacharelado em engenharia mecânica do câmpus Ponta Grossa, em seu quadro de disciplinas optativas profissionalizantes.
Em Vigor
Calendários acadêmicos de 2020 dos 13 (treze) câmpus da UTFPR.
Em Vigor
REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UTFPR.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo Indústria 4.0 na matriz curricular dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Tecnologia em Manutenção Industrial e Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus Guarapuava.
Em Vigor
Cria as disciplinas de caráter optativo Inteligência Artificial em Processos Químicos, Introdução à Síntese Orgânica de Fármacos e Otimização de Processos Industriais no curso de engenharia química do câmpus Londrina.
Em Vigor
Inclui pré-requisito para a disciplina de Planejamento Tributário a disciplina Contabilidade Empresarial, na Matriz 871, no curso de Administração do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Altera pré-requisito das disciplinas Patologia e Recuperação das Construções, Estruturas de Fundações, Gestão de Projetos de Edifícios de Concreto Armado 2 para Concreto Armado 1, no curso de engenharia civil do câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Cria as disciplinas de caráter optativo no curso de licenciatura em ciências biológicas do câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Retira disciplina de Matemática Aplicada como pré-requisito da disciplina Topografia 1 no projeto pedagógico do curso de agronomia do câmpus Santa Helena.
Em Vigor
Altera carga horária das seguintes disciplinas de língua portuguesa do curso técnico em informática do câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Cria disciplina optativa Business Analytics para Gestão no Curso de Bacharelado em Administração do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Cria disciplina Industry 4.0 de caráter optativo, no projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Cria as disciplinas Lean Manufacturing e Embalagens, de caráter optativo, no curso de engenharia de materiais do câmpus Londrina,
Em Vigor
Cria as disciplinas engenharia de sistemas e computação em nuvem, ambas de caráter optativo, no projeto pedagógico do curso de engenharia de computação do câmpus Curitiba,
Em Vigor
Altera pré-requisitos de disciplinas no curso superior de tecnologia em Automação industrial, do câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Extingue PROFOP PB.
Em Vigor
Extingue PROFOP PG.
Em Vigor
Extingue PROFOP CT.
Em Vigor
Extingue PROFOP CM.
Em Vigor
Extingue PROFOP AP.
Em Vigor
Extingue PROFOP MD.
Em Vigor
Extingue PROFOP LD.
Em Vigor
Extingue PROFOP CP.
Em Vigor
Extingue Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos do Câmpus Apucarana.
Em Vigor
Altera projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, do Câmpus Curitiba.
Em Vigor
Reduz carga horária da disciplina de empreendedorismo para 1(uma) semanal, no curso técnico em informática do câmpus Campo Mourão.
Em Vigor
Cria as disciplinas de caráter optativo Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões e Internet das Coisas no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Computação do câmpus Cornélio Procópio.
Em Vigor
Cria disciplina Métodos de preparo de amostras de caráter optativo, na Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo Maciços e Obras de Terra na matriz curricular do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Guarapuava.
Em Vigor
Cria as disciplinas de caráter optativo: Meio Ambiente e Sociedade, Ergonometria e Segurança no Trabalho, Métodos Instrumentais de Análises, Biotecnologia de Microrganismos, Engenharia Genética, Sistemas de Gestão Ambiental, Cultura de células e Tecidos, Biotecnologia e Bioprocessos Aplicados a Biomassa, Biotecnologia Animal, Processos Fermentativos Industrializados, Biotecnologia Vegetal, Bioenergia, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Industriais, Gestão de Pessoas, Interação Humano-Computador, Estudos Culturais e Relações Etnico-Raciais, Direitos humanos, Educação Ambiental, no projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Zootecnia do câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo Tópicos Matemáticos para Engenheiros, conforme descrita no documento SEI 1199434, nos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica do câmpus Cornélio Procópio.
Em Vigor
Cria as disciplinas de caráter optativo Ecofisiologia e Manejo da Cultura do Milho, Ecophysiology And Management of Corn Crop, Oratória, Análise Sensorial de Alimentos, Mineralogia do Solo, conforme descritas no documento SEI 1213238, no projeto pedagógico no curso de bacharelado em agronomia do câmpus Dois Vizinhos.
Em Vigor
Altera pré-requisito da disciplina QUI060 - Estágio Curricular Obrigatório, do Curso de Engenharia Química, câmpus Francisco Beltrão para "estar matriculado no 9° ou 10° período e a disciplina QUI041 - Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC1)".
 
Inclui disciplina optativa História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, do Grupo Optativas Ciências Humanas, Sociais e Cidadania, no 2º período do Curso e as das disciplinas Tecnologia Cosmética Aplicada à Biotecnologia, Digestão anaeróbica: tecnologia e aplicações, Bioeconomia e Economia Circular: desenvolvimento inteligente e sustentável, Desmistificando os cogumelos: da biologia à tecnologia de produção, Redes Neurais Aplicadas na Engenharia, Engenharia Multidisciplinar, Análise sensorial, Bioprocessamentos na Apicultura e Meliponicultura e Tecnologia de Produção de Cervejas Artesanais, do Grupo Optativas, que serão ofertadas a partir do 6º período do curso, no projeto pedagógico do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia , do Câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Inclui disciplina de caráter optativo Gerenciamento de Projetos para Competições nos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica do câmpus Cornélio Procópio, conforme descrita no documento SEI 1202329.
Em Vigor
Cria as disciplinas Educação Ambiental, Mecânica dos Sólidos, Instalações Prediais Hidrossanitárias, Saúde Ambiental e Sistema de Coleta de Esgoto, conforme descritas respectivamente nos documentos SEI 1219937, SEI 1207844, SEI 1207858, SEI 1207875, SEI 1213129 a serem ofertadas no câmpus Francisco Beltrão.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo Robótica Móvel, no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação do câmpus Pato Branco, conforme descrita no documento SEI 1200144.
Em Vigor
Altera ementa da disciplina Fundamentos de Controle I, para conforme o descrito no documento SEI 1229100, no projeto pedagógico do curso de bacharelado em engenharia mecânica do câmpus Londrina.
Em Vigor
Cria disciplina de caráter optativo Fundamentals of Wind Energy, conforme descrita no documento SEI 1201150 nos projetos pedagógicos vigentes do curso de bacharelado em engenharia mecânica do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Cria as disciplinas Mineração de Dados, Internet das Coisas, e Processamento de Imagens, conforme descritas respectivamente nos documentos SEI 1227663, SEI 1227669, SEI 1227642, no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Software do câmpus Cornélio Procópio.
Em Vigor
Altera pré-requisitos de disciplinas constantes no projeto pedagógico do curso de engenharia elétrica do câmpus Ponta Grossa.
Em Vigor
Extingue disciplina de caráter optativo História da Arte I, no projeto pedagógico do Curso de Comunicação Organizacional do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Regulamento da escolha de Coordenadores de Curso dos Cursos de Graduação da UTFPR.
Em Vigor
Calendário de Reuniões Ordinárias do COGEP e das Câmaras Técnicas para o ano de 2020.
Em Vigor
Cria disciplina Analysis and Design of Systems 2, conforme descrita no documento SEI 1235531, no projeto pedagógico do curso de bacharelado em Engenharia de Computação do câmpus Toledo.
Em Vigor
Exclui disciplina Operações unitárias de transferência de calor e massa como pré-requisito da disciplina Planejamento de Projetos, no projeto pedagógico do bacharelado em engenharia de alimentos do câmpus Francisco Beltrão.
Em Vigor
Política Institucional para a Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Básica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Em Vigor
Cria as disciplinas Towards Sustainability, Rumo à Sustentabilidade, Water and Construction Sector, Água e o setor da construção, como disciplinas optativas no projeto pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus Curitiba.
Em Vigor
Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis do Câmpus Pato Branco.
Em Vigor